CidadaniaPolíticaSanta Maria

PROTESTO. Centro de Santa Maria é tomado por manifestantes. E eles não esqueceram da tragédia

“Nós temos 242 motivos a mais para lutar”. Uma lembrança óbvia das vítimas mortas na tragédia de 27 de janeiro, que teve também mais de 600 feridos.

“A tragédia de Santa Maria é o retrato do Brasil”. Mais uma das frases ouvidas e vistas naquela que, provavelmente, foi a maior manifestação massiva da história da comuna.

Há controvérsia sobre o número de participantes. A Brigada Militar fala, oficialmente, que estiveram pelo centro entre 12 mil e 15 mil manifestantes. No início da noite, o perfil de feicibuqui de uma autoridade eclesial, citando fonte das forças de segurança, afirmava serem 20 mil.

Isso, porém, é irrelevante. Era muuuita gente. A prever que no próximo evento, marcado para sábado, no mínimo esse número, de que montante for, estará presente. Ou até mais, em função da data. E mais: raros foram os casos de vandalismo. E, ao ocorrer a tentativa, com ou sem sucesso, era prontamente rebatida pela infinita maioria dos que querem simplesmente se manifestar em paz.

Imagem colhida por Alexandre de Grandi: luz feérica, chuva e a multidão. Sem desistências
Imagem colhida por Alexandre de Grandi: luz feérica, chuva e a multidão. Sem desistências

A seguir, você confere o material do Diário de Santa Maria. Logo em seguida, mais acima, você terá um relato exclusivo para o sítio, de um manifestante. Agora, a reportagem da versão online do DSM:

“Manifestação pacífica durou 1h45min em Santa Maria

… Entre 12 mil e 15 mil pessoas participaram da mobilização contra a corrupção e muitas outras causas no fim da tarde desta quinta-feira, em Santa Maria.
Mesmo com enfrentando a chuva fina e a temperatura de 13ºC, o grupo começou a se reunir na Praça Saldanha Marinho por volta das 15h e, às 16h, já somava cerca de 300 pessoas. A caminhada  pelas ruas do centro da cidade começou às 17h30min e, ao longo do caminho, mais pessoas foram aderindo à mobilização, que terminou às 19h15min na Gare.

Durante a manhã e o começo da tarde, as polícias civil e militar se reuniram com entidades como o DCE e com comerciantes do centro para acertar como seria feita a segurança da passeata. 
Contrastando com a pluralidade das reivindicações, a unanimidade foi o caráter pacífico do movimento. Por isso, por onde o grupo passava moradores vizinhos manifestavam apoio pelas janelas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA ACOMPANHAR OS PROTESTOS PELO BRASIL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Vejam o que acontece quando se avalia mal uma situação, os governantes pensaram vamos trazer a copa em 2014, que tem eleição tambem com a copa o povo vai estar muito feliz e nôs, não teremos problema para se reeleger, e nunca pensaram que o povo estava de olho nos gastos exorbitantes em construção de estadios, e sem saúde sem segurança e educação, a cesta basica foi retirado os impostos o que aconteceu dobrou de preço e niguem fez nada, então minha gente quem pensou que tinha tudo dominado, se enganou feio e se não for tomadas providencias urgente a copa vai ser um fiasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo