PROTESTO. Um dos 30 mil que estavam na rua era Maiquel Rosauro. Aqui, o depoimento exclusivo dele
Como já havia acontecido na quinta-feira, a pedido deste editor, o jovem Maiquel Rosauro, 30 anos, que foi à manifestação como cidadão (mas não esquece jamais que é jornalista) produziu um depoimento (com as fotos que o ilustram) exclusivo para o sítio. Não falta emoção. E nem poderia ser diferente, cá entre nós. Agora, acompanhe:
“O maior protesto de uma geração de santa-marienses
Por Maiquel Rosauro, jornalista
“Oi, tudo bem?! O pessoal está fazendo um pedido para quem tem câmera fotográfica: se tiver alguém fazendo vandalismo, é para bater a foto e pegar o rosto da pessoa. Depois, coloca no grupo do movimento no Facebook que a gente encaminha para a polícia”.
“Tudo bem amigo, pode deixar. Qual é mesmo seu nome?”
“Mairos Stanislawski”
“Ok, você representa quem mesmo?”
“Não represento ninguém não amigo, eu faço parte do Brasil”.
Foi assim que fui abordado logo que cheguei à Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, por volta das 11h deste sábado. Em comparação com o protesto de quinta-feira, os manifestantes estavam mais organizados. Carro de som, megafone, dezenas de cartazes, caras pintadas, bandeiras e máscaras se misturavam na multidão. A passeata percorreu as principais ruas da cidade, como Acampamento, Rio Branco e Floriano Peixoto. O protesto se estendeu até o início da tarde.
Os principais alvos foram o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e a Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU). O pedido de justiça pelas 242 vítimas da tragédia da Kiss também foi lembrado, sobretudo, em cartazes.
Segundo a Brigada Militar, cerca de 30 mil pessoas estiveram presentes. A manifestação foi pacífica e não precisei bater foto de nenhum arruaceiro. Soube mais tarde que duas portas da Câmara Municipal de Vereadores foram pichadas, mas não cheguei a acompanhar este ato. Por precaução, boa parte do comércio fechou suas portas.
Foi bonito ver os moradores do Centro, no alto de seus apartamentos, lançando papel picado e tremulando bandeiras do Brasil. Os jovens fizeram muito barulho em todo o trajeto, silêncio apenas ao passar em frente ao Hospital de Caridade. Minha geração (tenho 30 anos) nunca viu um protesto tão grande pelas ruas de Santa Maria.
Veja abaixo os principais gritos que foram entoados pelos manifestantes, o que ajuda a entender as reivindicações de, no mínimo, 30 mil santa-marienses:
“Não é mole não, Santa Maria é governada por ladrão!”
“Schirmer safado, tá devendo favor para empresário!”
“Ei Schirmer, vai …!”
“Ei Globo, o povo não é bobo!”
“ATU, sacana, devolve a nossa grana!”
“O povo unido jamais será vencido!”
“Fora Schirmer!”
“Vem pra rua!”
“Quem não pula quer aumento!”
“Não vou pagar, não vou pagar, eu não sou filho de marajá!”
“Se a passagem aumentar, ole, ole, olá, Santa Maria vai parar!”
“Fora Feliciano!”
“Vem pra rua, vem contra o aumento vem!”
Se é para falar asneiras como acontece com a maioria dos comentaristas de site é melhor ficar calado e agir com postura e cautela par não cometer erros como outros governos cometeram e hoje estão com as contas a um passo de serem rejeitadas.
@Leonel
Informe-se.. antes de postar asneiras
as quais só servem para desqualificar.. o que sobrou de você.
O governador “facista” do Tarso. apresenta-se, Mostra a cara, responde.. Dialoga com manifestantes
inclusive na esfera digital..
Tropa de elite(2007)..ficou lembrado. Pela atitude.
“Pede para sair”..
Fulano de tal, antes que o Monstro que esta nas ruas..
Exija.
Leia, Élio Gaspari
O Monstro é a opinião publica.
Não Sergio, eles não são mudos. Eles estão sempre dando desculpas esfarrapadas. Mas são surdos. Só ouvem o que lhes convém. Sorry!
Onde estão os cartazes contra o Governador Fascista Tarso Genro?
Excelente matéria!
Eu gostaria de saber onde se encontram os nossos representantes eleitos para Câmara de vereadores e prefeitura,Cadê aquele cidadão que é uma das maiores autoridades do município! Será que eles são mudo!