PrefeituraSegurança

SEGURANÇA. Guarda Municipal é constitucional, diz TJ

Como advogado, Manica fez a defesa da Prefeitura, no Tribunal: Guarda é constitucional
Como advogado, Manica fez a defesa da Prefeitura, no Tribunal: Guarda é constitucional

A Prefeitura obteve vitória hoje no Tribunal de Justiça do Estado, na capital. Por 18 votos a 6, os desembargadores entenderam que a Guarda Municipal de Santa Maria, recém-completado um ano de sua implantação, é constitucional – ao contrário do que pleiteava o Ministério Público. A defesa do município, na sessão do TJ, foi do secretário de Comunicação (e advogado) Giovani Manica.

Mas, quais os argumentos das partes e o que mais se definiu? Confira no material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A seguir:

Guarda Municipal de Santa Maria é constitucional, deliberam os desembargadores do TJ/RS 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS), em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), deliberou que a Guarda Municipal de Santa Maria, instituída através de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, é constitucional e atende a todos os requisitos previstos em lei, na forma como foi implantada. A sessão do Órgão Especial foi realizada na tarde desta segunda-feira (24), no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, em Porto Alegre.

A ação proposta pela PGJ alegava que o artigo 6º, da Lei Complementar nº 85/2011 seria inconstitucional. Segundo a PGJ, a legislação alterou a denominação de vigilante para guarda municipal, o que no entendimento da Procuradoria-Geral, violaria o princípio de ingresso nos quadros do Executivo pela via do concurso público. O argumento da PGJ não foi aceito pelos desembargadores que, por maioria (18 votos a favor e seis votos contrários), deliberou pela constitucionalidade da Guarda Municipal que no último dia 20 de junho fechou um ano de atuação em Santa Maria, atuando de forma ostensiva e na preservação patrimonial.

O secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, esteve presente à sessão do Órgão Especial, fez a defesa através de sustentação oral em plenário. Já o prefeito Cezar Schirmer afirmou que a decisão do TJ/RS coloca em destaque a polícia de segurança pública da atual Administração Municipal. “A nossa Guarda Municipal, agora, é referência para qualquer município brasileiro que queira instituir o seu projeto de polícia comunitária, em defesa dos cidadãos e do patrimônio”, afirmou o prefeito. Em instantes a matéria completa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. !@Carmen
    ´Jõao
    Vamos assistirmos o que, “A Guarda Municipal, consiga, “proteger”..
    O.,.,alcaide
    Falar nisto, já voltou???

  2. Pois é…
    Na época que eu fui secretário, a Procuradora da época dizia que era inconstitucional…
    A procuradora atual é muuuuuuuito mais competente que a da nossa época!
    Sorte do atual prefeito..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo