AssembleiaEducaçãoEstadoTransporte

ASSEMBLEIA. Valdeci quer estudo para ampliar Passe Livre Estudantil. Nesse caso, SM seria beneficiada

O próprio Tarso Genro entregou o projeto ao presidente da Assembleia, Pedro Westphalen
O próprio Tarso Genro entregou o projeto ao presidente da Assembleia, Pedro Westphalen

O governador Tarso Genro protocolou proposta hoje, na Assembleia Legislativa, criando o Passe Livre Estudantil – que beneficiará, se aprovado pelos deputados, cerca de 200 mil estudantes que vivem em regiões metropolitana ou de aglomeração urbana, como determina a legislação.

No entanto, o líder do governo no parlamento, Valdeci Oliveira, está sugerindo estudos que permitam estender esse benefício também a outras regiões, o que poderia alcançar Santa Maria. Confira mais detalhes no material produzido e distribuído pela assessoria do deputado. O texto é de Tiago Machado, com foto de Caco Argemi, do setor de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

Deputado Valdeci propõe estudo para extensão do Passe Livre Estudantil

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), encaminhou um ofício, nesta terça (2 de julho), à Assessoria Superior do governador Tarso Genro, em que solicita a realização de um estudo para ampliação do Passe Livre Estudantil, iniciativa lançada pelo governo do Estado.

Protocolado hoje na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do Passe Livre prevê tarifa gratuita do transporte coletivo para estudantes de 63 municípios gaúchos – a maioria da região metropolitana – cujas linhas intermunicipais são gerenciadas e reguladas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

“É uma grande medida que queremos qualificar ainda mais. O nosso objetivo é analisar a viabilidade técnica e econômica das linhas regulares administradas pelo DAER também serem incluídas no programa. Dessa forma, beneficiaríamos o conjunto das regiões e dos estudantes do Estado que necessitam de deslocamento entre municípios para frequentar universidades, cursos técnicos ou o ensino médio”, explicou.

Conforme Valdeci, a própria justificativa do projeto de lei prevê a sugestão. “Está descrito na proposta que o Estado continuará realizando estudos visando a melhoria da qualidade e dos preços das tarifas de transporte no Estado”, justificou.

O parlamentar já recebeu ofício do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Santa Maria, Luiz Fernando Maffini, o qual reivindica a extensão do Passe Livre para a região Central do Estado. “É um pedido legítimo. Temos total concordância. Inclusive anexamos o documento ao ofício que encaminhamos ao governo do Estado”, afirmou.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo