Câmara de VereadoresPolíticaSanta MariaTragédia

CÂMARA. CPI da Kiss termina com relatório inodoro, insípido e incolor. E aprovado sem qualquer testemunha

kiss seloO editor corre o risco de, mais uma vez, ser chamado de “podre(*). Talvez porque não consiga compactuar com um certo jeito de fazer política. Este, meio escondido, longe da possibilidade do repto, do contraponto e até, por que não, da oposição. Mas o fato é que a CPI da Kiss, que começou daquele jeito que todos já sabem, continuou mantendo o mesmo ritmo e foi atropelada pela “gravação assombrada”, só podia terminar do jeito que terminou.

Como? Numa reunião dos seus três integrantes, sem que fosse divulgado local muito menos a hora, em que um relatório que, inclusive por seu tamanho, foi concluído antes mesmo de receber o depoimento escrito (e portanto sem possibilidade de questionamento por ninguém) do prefeito Cezar Schirmer.

São 90 páginas, que você conferiu AQUI em primeira mão no meio da tarde passada. Inodoro, insípido, incolor. Como se imaginava, desde o início. Transferência de responsabilidades, chamamento à sociedade e coisa e tal. E… E… E mais nada.

Ah, tem uma outra coisa. Segundo o artigo 98 do Regimento Interno (o editor tentou a noite inteira acessar o conteúdo, para poder disponibilizá-lo, mas o sítio da Câmara não respondia. O que pode ser um problema do equipamento do editor, ressalve-se), o Relatório não precisa e não será votado pelo plenário. Nem lido, supõe-se.

Ele simplesmente foi protocolado para a Mesa Diretora, que o encaminhará aos organismos sugeridos e o publicará. O que, aliás, já foi feito, na página do Legislativo. E assim termina a CPI da Kiss, engendrada pelos governistas, comandada por eles e sob a responsabilidade deles. Como o previsto. Por eles, claro.

Já as 242 vítimas… bem, elas morreram, não, por conta da tragédia de 27 de janeiro. E os familiares das vítimas? Bem, lamentam e estão entristecidos, não? Mas isso não teve importância alguma. Para a CPI da Kiss e os governistas que fizeram o que queriam. Ponto.

EM TEMPO: o editor, antes que o sítio da Câmara se instabilizasse de vez (o que, de novo a ressalva, pode ser problema do equipamento deste escriba), conseguiu acessar o Boletim Legislativo 37/2013, que traz a Ordem do Dia da sessão desta quinta-feira. Não, não. Não há nada relevante. Nem a Tribuna Livre foi reservada.

Mas que ninguém se preocupe: há vááários requerimentos. E um único projeto em fase final de votação e que até pode ser inconstitucional. Se bem que não seria, se for o caso, a primeira lei do tipo que o Tribunal de Justiça tenha revogado. Enquanto isso não ocorre, o autor eventualmente pode comemorar junto aos eleitores. Poois é.

Ah, sempre sobra a tribuna. Alguma coisa haverá de ser dita nela. Haverá.

(*) QUEM NÃO ENTENDEU A EXPRESSÃO “PODRE”, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

10 Comentários

  1. Será que essas pessoas não pensaram em seus futuros na política? Essa senhora Maria de … que nem o nome honra pensa, ela e os outros, que as pessoas esquecerão das suas atitudes? Será que terão coragem de sair as ruas pedindo votos?

  2. Serei redundante, como um eco aqui junto com esses comentaristas, nada é excesso, nada é demais, pois o descaso é ensurdecedor desses senhores que propõem um relatório que conclui que a Kiss estava em dia, tudo ok para funcionar. Então vamos por esse prisma, por essa lógica. Se estava tudo ok, alvarás de bombeiros, alvará de funcionamento, então não existe culpa de ninguém? Foi uma fatalidade? Isso que dirão? Pois bem, para mim fatalidade é quando devido, por exemplo, ao mal tempo ocorre um acidente de carro. Agora, quando se sai de casa para se divertir e morrem 242 pessoas, jovens na sua esmagadora maioria não é fatalidade, é descaso, e irresponsabilidade do poder publico. Esse mesmo poder público que se exime de suas responsabilidades, por medo, receio de julgamento público. Pois bem, esse mesmo público CONDENA esses entes políticos, sim, poi existe a condenação política e lembrem-se ninguém esquece 242 mortes. Essa é um marca em nossa cidade e ela não vai sarar, podemos seguir, continuar, mas a marca sempre estrá lá, como uma ferida que pode cicatrizar, mas jamais esquecida.

  3. O relatório apresentado que não apresenta nada com coisa alguma.
    Os membros da CPI promoveram a maior farsa da história da cidade.
    Os gastos com isto, caracterizam a falta de decoro e portanto, deveriam ter seus mandatos cassados.
    Deveriam retornar para casa, pois se é par não apurar nada, rasgaram o mandato que receberam da população.
    Esta é sem dúvida a pior legislatura da história da câmara de Santa Maria.
    A maioria governista, que precisa dos cargos no executivo, para se eleger e reeleger envergonham a história política da cidade.
    Quanto tempo falta para terminar esta legislatura??

  4. Gente vamos parar e pensar da CPI, ja se sabia o que iria acontecer indiciaram os donos da boate sem ouvir comesando por ai, a inquerito policial tambem sera que só os mesmos são culpados claro que não mais esses são os bois de piranha, então agora só resta esperar que os musicos sejam condenados a prisão perpétua por serem pelados e os outros com dois ou três anos estram livres, e o resto só serve para cobrar taxas e mais taxas e não cumprir com seus deveres, esse é o pais da vergonha, só resta aos pais das vitimas cantar aquela musica, se console companheiro que…..,.

  5. Tudo voltando ao normal!!!

    Agora o Presidente Marcelo Viajando Bisonho.
    Pode voltar a viajar e ganhar suas diárias normalmente, Vcs já olharam o Portal da Transparência da Câmara. Viajando sempre a Porto Alegre, agenda sempre com as mesmas pessoas para resolver nada. Quero dizer, apenas ATOS para sua campanha de 20145. Já ganhou R$ 3.875,00 em 10 diárias. E para variar, ontem viajou novamente a PoA e volta não se sabe qdo.
    Ouvi dizer que o Marcelo vai criar o Movimento VIVA a Diária.

  6. Insosso!
    Relatório digno da participação do Tavores.
    Entrava mudo e saia calado.
    A gente lê, e lê… e não acha coisas que deveriam ser relatadas, carta do Tavores, “respostas” do Schirmer, a gravação,… e termina com a sensação que não leu NADA.

  7. Cidadãos de Santa Maria quem decidirá se a questão do protocolo da CPI Governista + falta de atitudes da CPI + relatório sem conclusões + gravações + processo por quebra do decoro darão em nada são votos!

    “Em outro trecho, o assessor Amilcar Costa diz que houve uma mudança de postura da vereadora e que a orientação inicial de que a CPI não poderia “dar em nada”. “Teve aquela primeira vez que ela pediu que não podia dar em nada”, afirma o assessor, que é interrompido em seguida pela presidente da CPI.

    “Que não era, vamos jogando, vai chegar no Mânica [Giovani Mânica, ex-chefe de gabinete do prefeito Cezar Schirmer], no Mânica vai chegar no prefeito.

    Essa era a teoria dela”, completa a presidente da CPI. Mânica acabou sendo ouvido pelos vereadores no fim do mês de abril. A CPI da Kiss é formada por três vereadores da base aliada do prefeito Cezar Schirmer.

    A conversa segue, e a vereadora afirma. “De repente, não sei se ela andou por aí e viu que as pessoas estão cobrando um posicionamento nosso, que ela se deu conta agora. E aí ela começou a fazer essas loucuras”.

    Em outro trecho, os vereadores citam a sessão em que o advogado da associação participou da mesa e discutem o regulamento da CPI para avaliar se a medida era legítima. “Vocês acham que eu ia dizer ali na hora que não poderia fazer, com todo mundo ali, com aquele casal na minha frente, enlouquecido por causa da prefeitura. Foi o que eu disse ‘o que vocês estão pensando que eu sou?’, afirma Maria de Lourdes.”

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/06/associacao-de-vitimas-da-kiss-quer-anulacao-de-cpi-apos-gravacao-ouca.html

  8. Podre será a sociedade se não for até a Câmara protestar!

    Podre será todo aquele cidadão e aquela cidadã que for omisso e conivente com o descaso com a maior tragédia da história do RS!

    A CPI não tinha o poder de condenar e prender ninguém, mas poderia fazer conclusões, apontamentos, e não acabar assim como sugeria uma vereadora da CPI, conforme dito pela outra em gravação publicada na impresa: “A CPI NÃO PODE DAR EM NADA!”

    A Vereadora Maria de Lourdes disse que azar do Prefeito que escolheu gente incompetente! Pois azar também do povo de Santa Maria que escolheu e elegeu pessoas que colocam em primeiro lugar a defesa dos partidos do que a verdade, o decoro parlamentar, a ética, a moral.

    Se Schirmer tem a possibilidade de trocar os incompetentes que existem na prefeitura,segundo disse uma voz da gravação, o povo de Santa Maria, através dos vereadores que não forem coniventes com esta pizza, poderão trocar estes parlamentares por outros, que esperamos sejam melhores.

    Todavia, a nossa esperança está nas mãos, votos e atitudes de 18 vereadores e vereadoras que esperamos que não compactuem com este trabalho apresentado pelo relatório que consiste sim na materialização da pizza que se supunha e daquilo que a gravação dizia que iria acontecer.

    Conclamo a todos os cidadãos e as cidadãs de bem que se dirijam até a Câmara de Vereadores de maneira pacífica e ordeira e se façam presentes em quantas sessões sejam preciso até que o relatório da CPI seja lido e o processo ético disciplinar dos vereadores da CPI seja finalizado e votado por cada vereador e vereadora que terá que ir até o microfone e dar o seu voto.

    Santa Maria não pode mais ser convivente com o descaso!

    Chega de mentira, chega de não dar nada!

  9. O que mais me impressiona é a frieza, total falta de empatia. Para eles a chacina de janeiro é aceitável, mas é inadimicível depredar a câmara. Inversão absoluta de valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo