Arquivo

Economia. A comunidade, o plano diretor e o tamanho dos supermercados de Santa Maria

Uma audiência pública aconteceu na manhã desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores. Parlamentares, empresários, representantes da Prefeitura e outros debateram a proposta, feita por supermercadistas santa-marienses, por sua entidade de classe, para limitação do tamanho das lojas.

Por trás da discussão (ou à frente, se melhor entenderem) as supostas vontades de um investidor externo (mais exatamente de Passo Fundo) em chegar ao mercado de Santa Maria através de uma grande loja, a ser instalada onde hoje é o Centro Comercial Hugo Taylor, bem no centro da cidade.

São por demais óbvios os interesses envolvidos para que sejam desconhecidos. No entanto, é importante a discussão, não importa a opinião que você tenha neste momento. E o debate se deu de maneira civilizada, mas forte, no parlamento municipal – inclusive porque está em jogo não apenas o eventual mérito para empresários do setor, mas, sobretudo, o interesse da comunidade.

Por isso, nada melhor que uma audiência pública, como a que patrocinou a Câmara de Vereadores, mais exatamente a sua Comissão de Desenvolvimento e Serviços Públicos, presidida pelo peemedebista Cláudio Rosa.

Confira, a seguir, material acerca do encontro, elaborado e distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Legislativo:

”Audiência Pública reúne comunidade para discutir proposta que limita área de venda para supermercados em Santa Maria

Empresários da área supermercadista, lideranças comunitárias, vereadores e imprensa participaram da audiência pública que debateu, nesta sexta-feira pela manhã, a proposta de projeto que limita a área para construção de novas lojas de varejo de gêneros alimentícios.

A realização da audiência foi uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos que, no dia 27 de junho, se reuniu com um grupo de empresários na presidência da Câmara. Os supermercadistas apresentaram como modelo um projeto aprovado há cinco anos em Passo Fundo que determina que a área comercial para construção de supermercados e hipermercados não ultrapasse 1,5 mil metros quadrados.

Na discussão, os empresários esclareceram que a finalidade da proposta é limitar a área de venda e não a área de construção, como tem sido divulgado na mídia. “A proposta é que a área de venda não ultrapasse 1.500, 2.000 metros quadrados”, afirmou Sérgio Copetti, dono de uma rede de supermercados de Santa Maria. Copetti também esclareceu que os empresários são prontamente favoráveis à concorrência. “Temos um dos preços de cesta básica mais baratos do Brasil por causa da concorrência. Ao contrário do que acontece na capital, por exemplo, onde as grandes redes fazem com que o custo de vida seja muito caro”.

O empresário Elói Saccol, que também havia visitado a Câmara de Vereadores, falou sobre o projeto de construção de um Centro Cultural no prédio do antigo colégio Hugo Taylor. Saccol afirmou que ofereceu aos donos de algumas redes de Santa Maria uma parte da área para ser alugada, mas nenhum demonstrou interesse. “Visto que Santa Maria não quis, fomos à procura de investidores. Inclusive, a cidade deveria estar interessada em que alguém venha e reforme o prédio”. Saccol afirmou ainda que, independentemente da empresa que venha a ser instalada no local, a fachada do prédio será mantida.

Durante a discussão, também foram levantadas questões sobre investimentos, geração de emprego e renda e prestação de serviços. O vereador Cláudio Rosa, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos, disse que o debate irá continuar. “Vamos elaborar um projeto modelo, junto com o Escritório da Cidade, que busque contemplar o interesse de todos. Nós, enquanto vereadores, temos a obrigação de provocar este debate”, destacou o vereador, acrescentando que as duas partes envolvidas no assunto têm razão…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem oriunda da Assessoria de Imprensa do Legislativo, pode fazê-lo acessando a página da Câmara de Vereadores na internet, no endereço http://www.camara-sm.rs.gov.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo