Estratégias. Luciano Ribas, o marketing político e a construção midiática da imagem
… a imagem de um político (como de qualquer outra pessoa ou instituição) é uma construção midiática, realizada dentro de determinadas condições e estruturas, utilizando técnicas e abordagens bem definidas e que, no geral, não são originárias do chamado campo da política.
Assim, há um vasto campo para a discussão do marketing político como construção midiática da imagem. As pessoas definem suas opções e seus votos pela discussão que os media possibilitam; os operadores políticos pautam suas ações pela cobertura que receberão da imprensa; os comunicadores de todas as origens – jornalistas, publicitários, relações públicas, entre outros – estão entre os assessores de maior relevância para a maioria dos homens públicos.
E, entre os profissionais mais valorizados, os especialistas em marketing político ganham destaque: seu passe é avaliado pelas eleições que ganharam ou perderam, num sistema de valoração, no mínimo, sintomático…
Os parágrafos acima são parte do artigo Marketing político: a construção midiática da imagem, do colaborador dominical deste site, Luciano Ribas – e que acabo de postar. Basta ir à caixa de Artigos, ao lado, para lê-lo na íntegra. Boa leitura!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.