A Copa foi a gota d’água! – por Carlos Costabeber
Os movimentos sociais dos últimos dias tiveram como “estopim” a Copa das Confederações/Copa do Mundo.
Nós, brasileiros, vínhamos surfando numa onda de otimismo, com o aumento do poder aquisitivo, do pleno emprego, e com o ingresso de milhões de pessoas nas classes B e C.
Estávamos aproveitando que o mundo inteiro ia bem, e que a China nos comprava a preços altos, nossas commodities. Os oito anos do Governo Lula foram só de boas noticias (boas noticias????).
Só que os países ricos entraram em forte recessão, e os seus reflexos não demoraram a se sentir aqui dentro. Assim, os três anos do Governo Dilma têm sido de estagnação econômica (e social) e com a volta da inflação.
Mas isso é só uma parte do problema!
O brasileiro é um sujeito com fama de ser alegre, de gostar de festa! Mas, na realidade, O BRASILEIRO É INFELIZ, pois recebe do Estado serviços de baixa qualidade, frente ao que paga de impostos.
E como diz o Prof. Marins, o brasileiro não suporta quatro coisas: DESONESTIDADE, FALSIDADE, MENTIRA e ARROGÂNCIA.
Com essas quatro palavras, é mais fácil compreender os protestos que assistimos nesses últimos dias nas ruas de todo o Brasil.
A minha geração já estava acomodada, certa de que nada mais iria mudar no país nos próximos anos.
Estávamos enganados !
O BRASIL VAI MUDAR, SIM ! A minha geração vai se orgulhar em deixar para os filhos e netos um Brasil muito melhor.
Desde que os políticos (sempre eles!!!!!!!!!!) e as lideranças da sociedade se reciclem a partir de agora.
E, concordo com o texto quando diz que o Brasil vai mudar. Acho que já está mudando. Quantos carros zero são vendidos só aqui em Santa Maria mensalmente? Isto não dá dinheiro aos empresários, não significa mais emprego, não melhora a vida de quem consegue o carro zero? E não é um sinal de que o cidadão vem melhorando de vida? Antes do PT no governo se imaginaria uma situação destas?
E mais, os manifestos populares pedem ética na política. O autor do texto poderia também comentar sobre isto. Até agora não vi qualquer manifestação referente a aberração que alguns políticos estão fazendo aqui, bem debaixo das nossas barbas, no caso da grande farsa que é a CPI da boate KISS. Fica a sugestão para um próximo texto.
Acho que o texto responde a si mesmo. Ele afirma que o governo do PT foi mal na economia e ao mesmo tempo diz que uma forte recessão assolou a europa. E qual o efeito da crise européia aqui no Brasil? Seria burrice pensar que uma crise deste tamanho deixaria o Brasil fora de seus efeitos. Mas, só para ilustrar, na crise, a Espanha tem 27,16% de desemprego enquanto nós, “mal comandados” pelo PT, temos 5,8%.
Só estes números já não estariam querendo dizer algo? Uma das leituras possíveis, é que aqui foram tomadas medidas, implementadas ações para nos proteger da crise. Se nossas reservas cambiais fossem as mesmas do tempo de FHC, já estaríamos aniquilados. Aqui se investiu em emprego para as pessoas não em máquinas que substituem estas pessoas. Até por que, máquina não compra, não faz o dinheiro circular, não realimenta a economia. Teria sido este o pecado do PT?