EducaçãoSanta MariaTrabalhoTragédia

EDUCAÇÃO. Docentes federais abrem Conselho com homenagem a sindicalista falecido e às vítimas da Kiss

Mesa que abriu o evento: grito por justiça também para as vítimas da tragédia de janeiro
Mesa que abriu o evento: grito por justiça também para as vítimas da tragédia de janeiro

Iniciou nesta quinta-feira, e vai até domingo, o 58º Conselho do Andes, o sindicato nacional dos docentes de ensino superior. Uma série de temas estão em discussão pela categoria, no evento que tem a Seção Sindical dos Docentes da UFSM como anfitriã.

No primeiro encontro, com a presença de mais de 200 sindicalistas de todo o País, vários foram os destaques. Um deles, por exemplo, a lembrança a Edmundo Dias, um dos fundadores do Andes, e que morreu há cerca de quatro meses. Outro, a homenagem às vítimas da Kiss, com a presença de familiares à solenidade acontecida no Hotel Itaimbé.

Para saber mais do que ocorreu, e também acessar o sítio da Sedufsm, com outras informações acerca do Conad, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa da entidade. O texto é de Fritz R. Nunes, com fotos de Carina Carvalho e Bruna Homrich. A seguir:

58° Conad abre com homenagem a Edmundo Dias

kiss selo menor… A abertura oficial do 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), em Santa Maria, no final da manhã desta quinta (18) teve momentos carregados de emoção, seja em função das apresentações culturais, que enfatizaram não apenas a dança e o vestuário gaúcho, mas o significado disso entremeado com outras expressões da cultura brasileira, como também pela homenagem ao passamento de um sindicalista referencial para o movimento docente: Edmundo Fernandes Dias, falecido em março deste ano. Coube ao secretário geral do Sindicato Nacional, Márcio Oliveira, fazer a homenagem a um dos fundadores do ANDES-SN e da CSP-Conlutas. Para Oliveira, “Edmundo estará sempre em nossas lutas”.

As boas lembranças de Edmundo Dias também foram enfatizadas pelo reitor da UFSM, professor Felipe Martins Müller, que disse ter aprendido muito sobre movimento sindical com Dias. “O movimento sindical docente perdeu uma referência”, sublinhou Müller, que em seu discurso, lembrou que participou da organização do XV Congresso do ANDES-SN, ocorrido em Santa Maria, em 1996.

O tema que continua angustiando os santa-marienses, a tragédia da boate Kiss, não foi esquecido. Atnágoras Lopes, da coordenação da CSP-Conlutas, central ao qual o ANDES-SN é filiado, abriu sua fala criticando fortemente a falta de justiça para o caso do incêndio que vitimou 242 pessoas e deixou outras 600 feridas. “É importante os docentes estarem em Santa Maria, o Conad ser realizado nesta cidade. Devemos continuar a luta por justiça, pois há responsáveis pela tragédia e não são apenas os bombeiros”, exclamou Lopes, que foi aplaudido com entusiasmo, principalmente por integrantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, formado por familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia, presentes à abertura do evento…”

Momento cultural também fez parte da solenidade. Encontro segue até domingo, em SM
Momento cultural também fez parte da solenidade. Encontro segue até domingo, em SM

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONAD, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo