Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

EM PRIMEIRA MÃO. Sítio teve acesso ao relatório da CPI DA KISS. E agora o repassa para você, na íntegra

Todos os integrantes assinam o relatório
Todos os integrantes assinam o relatório

Com a data de hoje, 3 de julho de 2013, um dia antes do término do prazo, está concluído o Relatório da CPI da Kiss – que deveria trazer algumas respostas, no que toca ao município, para o evento que matou 242 jovens e feriu, segundo as contas da própria Comissão, outros 623.

São 90 laudas. Inclusive uma vasta referência bibliográfica, que inclui desde a Constituição Federal, passando por constitucionalistas do porte de Ferreira Pinto a Paulo Bonavides. E até, acredite, um punhado de sítios (sim, o relatório utiliza termo habitual por aqui) de internet, entre os quais os oficiais como o da Presidência da República ou do Senado, e até os da mídia, inclusive a ex-revista Veja. Não, www.claudemirpereira.com.br não foi citado – exceto, como já se sabe, na gravação assombrada.

E o conteúdo? Bueno, é um relatório sem conclusão aparente. Joga pra frente. Alguém dirá: uma leitura apressada do editor. E não estará errado. Provavelmente, se aprofundar um pouco mais seja possível encontrar alguma responsabilização, seja de quem for. Ah, claro, se ela existe, é compartilhada. E, aparentemente, o município sai ileso. Mas é preciso ir além-fronteiras. Afinal, “são muitas as jurisdições”. Em todo caso, há uma concessão, digamos assim, quando o relatório dá conta: “é de Santa Maria que deve vir uma resposta!

Responsabilidades há: até além-fronteiras
Responsabilidades há: até além-fronteiras

É. Deve ser. Talvez seja. Pena que a Câmara de Vereadores e a CPI da Kiss não tenham feito exatamente sua parte. É o que indica o relatório, que agora será enviado a um punhado de organizações. Antes, claro, será apreciado pelo plenário do parlamento. Que deverá aprova-lo. Por 13 a 8. Ou 12 a 9. E… E… E nada.

EM TEMPO: este editor teve acesso integral ao relatório. O que falta são os anexos. E só eles. Que constarão do material a ser aprovado pelos edis. E, curiosidade: a gravação assombrada não deve ter abalado nenhuma relação político/pessoal. Pelo menos não no interior da CPI. Afinal, todos assinam o documento.

PARA LER A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Quando da formação da Comissão, eu disse que ela não tinha qualificaçao técnica para a função.
    Seus integrantes não sabiam como conduzir corretamente um inquérito.

    Não falei em ética, moral, já comentado.

  2. Ler esta coisa e pensar que Três pessoas com curso superior passaram meses criando isto… dã um desânimo no Jaci e toda sua cia.
    O Dr. Tavores.. DR. firmou depois de ler a cartinha dele?
    A Rebellato escrever este texto?
    Ainda bem que não tem o gerundismo da De Lourdes, que estava sempre endo, indo, ando alguma coisa.
    Uma vergonha para a cidade UNIVERSITÁRIA.
    Uma peça que deverá provocar muito estudo e referências de como NÃO se deve fazer algo.

  3. Os ENCAMINHAMENTOS finais é digno de imprimir e enquadrar, pois é a melhor revisão de como encamninhar para 7 SETE orgãos sem indicar absolutamente NADA.
    Parabéns a relatora que achou 7 formas de tercerizar tudo dizendo com palavras diferente a mesma coisa: SE VIREM que a gente não sabe o que fazer…

  4. Eu me perguntava se aquela paródia da marchinha de carnaval não estava extrapolando, quando as pessoas a cantavam no plenário da Câmara.

    Talvez agora minha leitura dela seja outra. Assim, cantava o povo, na casa do povo, para tentar acordar o povo:

    ““Se você fosse sincera ôôôô, maria!
    aqui eu não estaria,
    e a justiça haveria!
    Não investiga NADA,
    fica só de enrolação,
    para abafar o caso
    e esconder corrupção,
    tu não perdeu um filho,
    respeita um pai que chora!
    ÔÔÔÔ, CAI FORA!”

  5. Ma que bela porcaria! Pizza abatumada…
    Páginas 14 e 14, referente ao dia 19 de junho de 2013.
    Cadê a indicação do texto lido pelo Tavores?
    Espero que esteja no ANEXO.
    Vou seguir lendo, quero ver onde citam as GRAVAÇÕES, pois elas formam parte da CPI. Foram feitas durante uma reunião dela e relatório DEVE relatar TUDO, senão teremos que ver a qualidade do documento.

  6. Para refletir!

    Veja o que diz um dos maiores pensadores da atualidade, o sociólogo catalão Manuel Castells:
    “Boa parte dos políticos é de burocratas preguiçosos. A maior parte dos cidadãos do mundo não se sente representada por seu governo e parlamento. Partidos são universalmente desprezados pela maioria das pessoas. A culpa é dos políticos. Eles acreditam que seus cargos lhes pertencem, esquecendo que são pagos pelo povo. Boa parte, ainda que não a maioria, é corrupta, e as campanhas costumam ser financiadas ilegalmente no mundo inteiro. Democracia não é só votar de quatro em quatro anos nas bases de uma lei eleitoral trapaceira. As eleições viraram um mercado político, e o espaço público só é usado para debate nelas. O desejo de participação não é bem-vindo, e as redes sociais são vistas com desconfiança pelo establishment politico”.

  7. Relatório para jogar no lixo orgânico. É uma receita de pizza com ingredientes de péssima qualidade e prazo prá lá de vencido. Caso de saúde pública. Enfim, tudo a lamentar e nada a estranhar.

  8. Pizza quentinha saída do forno!

    E vocês cidadãos, vocês 40.000 que foram num sábado lotar as ruas, cobrar a redução de passagens, o combate a corrupção, ficarão quietos, calados com este relatório?

    De nada adiante cobrar justiça e se dizer combatentes de impunidades, em Porto Alegre e Brasília, mas quando chega aqui em Santa Maria, as pessoas se acomodam e não se animam a brigar por seus direitos.

    Aqui não se trata de pedir 0,20 centavos de diminuição no preço da passagem, não se trata de brigar por qualquer direito, mas sim por respeito e valorização à vida.

    Da negligência de poucos, muitas vidas foram ceifadas!

    O relatório nada mais é a materialização daquilo que uma parlamentar falava que a outra dizia “ESTA CPI NÃO PODE DAR EM NADA!”

    Criticaram um vândalo de ter rasgado a bíblia na Câmara e mentiram que ele quebrou o crucifixo, quando na verdade esta pessoa nem era do movimento.

    Todavia, por que tanta preocupação com uma bíblia e um crucifixo quando se demonstra por este relatório que as pessoas fingem ter Deus no coração, quando pessoas não respeitam a vida, quando agem pensando apenas em tapar o sol com a peneira, defender seus interesses políticos partidários?

    Se uma parlamentar na gravação acusava a outra de dar tapa e esconder a mão, pois saibam que este relatório é um tapa na cara de Santa Maria, é um tapa na cara dos familiares das vítimas, um tapa a ética e estes tapas nós sabemos quem nos está dando!

    Mulheres e homens, jovens, adultos e velhos, é hora de dar um basta nisto.

    Em nome da dignidade, em nome da justiça, em nome da ética, penso que todas as pessoas desta cidade que não concordam com este relatório devem se fazer presente na Câmara de Vereadores para ordeira e democraticamente protestar.

    Santa Maria é conhecida como a capital dos blindados, a capital do Xis e se a sociedade não se rebelar, se a sociedade for conivente, se a sociedade se acorvadar e aceitar este relatório, Santa Maria além de ser conhecida como a cidade negligente que matou 242 jovens, será conhecida como a cidade, capital da Pizza, do pior sabor: laranja podre!

  9. O relatório da CPI da Farsa não diz nada, nem coisa alguma.
    Não servirá para nada.
    As “vereadoras” e o “vereador” que fizeram parte disto, terão o julgamento político de terem aceito participar desta farsa.
    Mas a consciência deles é que vai cobrar caro, para o resto de suas vidas, que o que eles fizeram.
    Contribuiram para a injustiça, para a impunidade, para o atraso moral da câmara e da cidade.
    E esta cobrança será implacável. Será moral e física.
    E será muito maior que cobrança política.
    Deveriam ter optado pelo caminho da verdade, da justiça.
    Deveriam ter feito o caminho certo.
    Mas não, os membros desta CPI optaram pela falsidade, pela malandragem, pela maldade e pagarão bem alto por isto, com certeza.

  10. Falam, falam, falam, para dizer exatamente aquilo que fizeram como membros de uma comissão parlamentar de inquérito que deveria investigar: NADA!

    Agora sim, está comprovada a pizza que somada a leitura do sargento Tavores de que não tinha participado das reuniões, atribuindo a negativa da oitiva dos donos da boate a depor e a gravação publicada, Santa Maria ou tem ou não tem vergonha na cara para EXIGIR processo disciplinar por quebra do decoro parlamentar.

    As pessoas de Santa Maria precisam deixar de ser covardes consigo mesmo, pois poderia ser o filho de qualquer um de nós que estivesse naquela boate, na qual os proprietários possivelmente tinham a certeza da impunidade de colocar sorrateiramente a espuma, pois o Poder Público era conivente com eles por motivos que desconhecemos.

    A boate nasceu sem autorização, funcionou um tempo sem autorização, tomou multas, embargos, a prefeitura que dizia não ter poder de polícia para fechar a boate foi a mesma que fechou muitos estabelecimentos após 27 de janeiro.

    Eu acho sinceramente que quem engolir essa pizza não é digno de ser chamado de ser humano de respeito.

    Creio que todos devem se fazer presentes na Câmara para ver a leitura deste relatório e cobrar da Presidência e de todos vereadores e vereadoras uma resposta.

    É mais um tapa na cara das famílias e vítimas e de nós cidadãos!

    É a certeza de que os acordos políticos valem mais do que vidas para alguns!

    REAGE SANTA MARIA! TU DEVES DESCULPAS AO MUNDO POR ESTA TRAGÉDIA E NO MÍNIMO TU DEVES BUSCAR JUSTIÇA E NÃO ACEITAR ESTA PIZZA GIGANTESCA!

  11. E surpreendentemente o nome “Schirmer” é citado 4 vezes no relatório. Duas vezes nas duas últimas seções (17/06 e 01/07) e duas vezes na folha 73 em um depoimento que não tinha nada de mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo