ÉTICA. Apenas dois integrantes da CPI da Kiss terão sua conduta avaliada por subcomissão formada hoje
Como o sítio anunciou, em “flash” publicado no meio desta tarde, uma subcomissão de Ética foi formada pela Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo. Diferente, porém, do que o editor informou, apenas dois dos integrantes da CPI da Kiss serão alvo da avaliação. No caso, a peemedebista Maria de Lourdes Castro e Sandra Rebelato.
No entanto, o terceiro membro da Comissão, Tavores Fernandes, também deverá ser “investigado”, se depender de Werner Rempel que, com Manoel Badke e Coronel Vargas, faz parte do grupo que começa seu trabalho na próxima quinta-feira.
Mas, atenção: por conta do recesso de inverno (15 dias), os trabalhos efetivos iniciam mesmo é em agosto. Ah, uma peculiaridade: ao contrário da CPI da Kiss, que tinha a totalidade de seus membros da bancada governista, a subcomissão de Ética tem maioria da oposição.
Para saber mais de tudo isso, e os procedimentos a ser adotados, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Câmara. O texto é de Clarissa Lovatto Barros, com foto de Ana Bittencourt. Confira:
“Comissão de Justiça cria subcomissão de ética
Atendendo requerimento da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores criou, na reunião ordinária desta terça-feira, a Subcomissão de Ética e Decoro Parlamentar para apurar a conduta das vereadoras Sandra Rebelato e Maria de Lourdes Castro. Os vereadores Coronel Vargas (PSDB), Manoel Badke (DEM) e Werner Rempel (PPL) integram a Comissão de Ética, a qual realiza a primeira reunião para instalação nesta quinta-feira, às 13h. O vereador Werner Rempel enfatizou que a Comissão irá solicitar que o vereador Dr. Tavores (DEM) seja objeto de investigação, pois a Câmara assumiu compromisso público de apurar a conduta do vereador durante a última oitiva da CPI. Neste episódio, o vereador pediu espaço para realizar esclarecimentos que entendia serem pertinentes, afirmando que não participou de qualquer votação, na CPI, que indeferiu a oitiva dos sócios da boate Kiss e decidiu pela convocação dos vereadores Marcelo Zappe Bisogno e Werner Rempel. Dessa forma, o vereador solicitou à presidência da CPI que faça ressalva do seu posicionamento quando falar das deliberações da Comissão.
À Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, segundo dispõe o Art. 9º da Resolução 004/2000, compete, entre outras atribuições, zelar pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo e instruir processos contra Vereadores e elaborar projetos de resolução que importem em sanções éticas que devam ser submetidas ao Plenário. De acordo com o artigo…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Tavores diz estar sonhando não sabe até agora como foi parar la, eu, sei e muita gente sabe, principalmente quem votou nele.
Tavores teve alguma conduta, além de respirar?