Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Exército convoca empresas de Santa Maria! – por Carlos Costabeber

Confesso que nunca tinha visto isso!

Convivo com o Exército desde os tempos de guri, quando o meu saudoso pai servia na 4ª Cia. Esp. Mnt. (onde hoje se situa o Colégio Cilon Rosa)  e depois, como Aluno e Oficial, no Regimento Mallet.

Mas muito cedo me tornei um líder empresarial, tendo presidido a CDL e a CACISM. Pois bem!

De lá para cá, sempre fui um crítico do distanciamento existente entre a cidade, a UFSM e as Forças Armadas. Mas as coisas estão passando, felizmente, por uma mudança de atitude institucional muito profunda.

E um belo exemplo disso ocorreu na última 5ª feira, quando o Comandante da 3ª DE, o gaúcho General Miotto reuniu autoridades e a imprensa escrita da cidade.

Foi uma surpresa geral!

Com a presença do santa-mariense General Bolivar, Comandante Militar do Sul, a 3ª DE mostrou o quanto representa para a economia local. É muiiiiiiiiiiiiiiiita coisa!

Simplificando, o orçamento militar representa 10% do PIB de Santa Maria. Certamente nenhuma outra cidade brasileira tem uma expressividade desse tamanho.

Só em salários são 400 milhões anuais, ou mais de 1 milhão de reais por dia que entram na cidade.

Outra grande oportunidade oferecida às empresas locais são os gastos com o custeio de toda essa estrutura aqui instalada (insumos de toda ordem).

Mas o que chama a atenção são os investimentos que estão e que estarão sendo feitos. Um orçamento da ordem de 50 milhões de reais.

E essa é a proposta apresentada pelo Comando da 3ª DE!

Atualmente, todas as obras em andamento são tocadas por empresas de fora, em razão do desinteresse das construtoras locais.

Por isso, o valor que estou dando a essa atitude demonstrada pela DE, “cutucando”, provocando o empresariado local a assumir a responsabilidade pela execução dessas obras.

Isso sem falar em outro grande pacote de investimentos em um novo Quartel (Centro de Adestramento e Avaliação), que abrigará toda a estrutura de simuladores.

Santa Maria é hoje a vitrine do Exército Brasileiro. A cidade virou peregrinação obrigatória de militares vindos de várias partes do mundo, para conhecer o que está sendo feito.

Graças à concentração de blindados, a cidade virou prioridade absoluta nos investimentos em infraestrutura, visando a qualificação da tropa.

E não é só dinheiro e negócios com o Governo; os blindados, com sua eletrônica embarcada, proporcionarão um grande leque de oportunidades no desenvolvimento de tecnologias de ponta.

É onde estão entrando as universidades locais, notadamente a UFSM.

E Santa Maria já saiu na frente, ao disponibilizar o TECNOPARQUE, que irá receber os talentos universitários dispostos a trabalhar para o Exército e pela Força Aérea.

A “Capital dos Blindados”, agora, fará jus a essa denominação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo