Ministério PúblicoPrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Não é incrível?! Prefeito Schirmer tinha razão: culpa é dos bombeiros. O Ministério Público concorda

Cezar Schirmer, em 29 de janeiro: “absoluta certeza e tranquilidade” de que Prefeitura “cumpriu com as suas obrigações e competências impostas pela lei municipal’, e que a boate Kiss estava regular. Bueno, com isso concorda também o Ministério Público (foto arquivo)
Cezar Schirmer, em 29 de janeiro: “absoluta certeza e tranquilidade” de que Prefeitura “cumpriu com as suas obrigações e competências impostas pela lei municipal’, e que a boate Kiss estava regular. Bueno, com isso concorda também o Ministério Público (foto arquivo)

Quem chamou a atenção do editor, através de um comentário no feicebuqui, foi o leitor Márcio Dutra. Escreveu ele: “então é isso. O Prefeito Schirmer tinha razão desde o primeiro dia, quando afirmou que, se alguma responsabilidade pública existiu, esta seria do Corpo de Bombeiros. Foi exatamente isso que o MP concluiu.

Bingo! Aí, foi só uma questão de segundos para confirmar, fazendo rápida pesquisa no sítio. Está lá, na nota aqui PUBLICADA pouco depois da meia noite de 30 de janeiro, a propósito de entrevista coletiva (aquela em que o prefeito nada respondeu) concedida por Cezar Schirmer no dia anterior. Esta:

TRAGÉDIA. Olhar de fora: para Prefeitura, bombeiros têm responsabilidade sobre o alvará vencido da boate.”

Eis que, passados cinco meses e meio, com ligeira variação, quase imperceptível, é forçoso reconhecer: o Ministério Público concordou com o prefeito. Tanto que, apurando possível crime de improbidade administrativa, só o encontrou através da ação do Corpo de Bombeiros. E, de fato, a prefeitura não tem qualquer responsabilidade, mesmo mantendo a boate aberta após um punhado de notificações e multa.

kiss seloDifícil, porém, é convencer os familiares dos 242 mortos e mais de 600 feridos. Impossível acreditar que… bem… Que o diga a menina que deixou chorando o prédio do Ministério Público, na tarde passada, ao tomar conhecimento da posição dos Promotores, como flagraram os repórteres do grupo RBS, Letícia Duarte, Lizie Antonello e Patric Chagas. Parecia impossível acreditar que isso aconteceria. Mas aconteceu. Exatamente como o prefeito, profeticamente, afiançava dois dias apenas após a tragédia que Santa Maria jamais esquecerá. E que aconteceu no alvorecer do segundo mandato de Cezar Schirmer.

Ah, a seguir, você confere a reportagem originalmente publicada na versão online do Diário de Santa Maria. Lá embaixo, encontra o link para a manifestação do prefeito, “confortado” com o que disse o Ministério Público. Aliás, o prefeito também emitiu sua própria NOTA em que, no terceiro item, encontra outro culpado: os governos anteriores. É. Ele é completamente inocente, segundo o entendimento do MP. Só a polícia pensou diferente. Mas a Polícia.. bem..

Quatro oficiais foram apontados por improbidade em inquérito, mas prefeitura, não

Ao ouvir dos promotores que somente quatro pessoas serão responsabilizadas por improbidade administrativa no caso da boate Kiss, Renata Schmitt, 27 anos, saiu chorando na metade da reunião dos familiares das vítimas com o Ministério Público, na tarde de segunda-feira. A irmã dela morreu no incêndio que matou 242 pessoas. Renata, assim como os outros familiares, não se conformava.

O inquérito civil, que levou cinco meses para ser concluído, não incluiu ninguém da prefeitura na Ação Civil Pública que será apresentada nesta terça-feira à Justiça — e restringiu a responsabilidade a oficiais do Corpo de Bombeiros.

O número representa menos da metade do total de nove agentes públicos que a Polícia Civil havia sugerido investigação cível, no final de março, em inquérito que apontava indícios de irregularidades na conduta de seis funcionários da prefeitura, incluindo o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e três militares dos bombeiros. Apesar de também vislumbrar falhas administrativas em procedimentos da prefeitura, a investigação do MP terminou sem responsabilizar qualquer representante do município…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM: “Prefeito se diz ‘confortado’ com parecer do MP sobre tragédia na Kiss”, publicada no portal Terra (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Nem sempre a justiça tem a bela face que idealizamos, porém ela continua sendo a justiça. Não aceitar suas decisões quando são divergentes de nossos anseios torna-se um atestado de que o que queremos é vingança e não justiça.

  2. É, o Lula também não via nada e segue o baile, afinal na política a corda arrebenta sempre no lado mais fraco.
    O fato aconteceu em Santa Maria, mas poderia ter acontecido em qualquer local, pois foi constatado que as irregularidades existiam e existem em todo o país, lamentavelmente.
    Houve um somatório de culpas, de todos, mas nem todos serão condenados!

  3. O prefeito tem razão quando diz que a culpa é das administrações anteriores: inclusive a dele, anterior a este desastre que ele chama de governo. Quem governava antes desta??? kkkkkkk

  4. Sr.Righelin tem razão a Maçonaria protege os irmãos maçônicos desde o tempo do General Bento Gonçalves e continua em Santa Maria com a mesma proteção.

  5. Caro Vivente,
    Faça uma pesquisa hoje e veremos se a popularidade do nosso prefeito continua nos 54%, se alguém tiver coragem de fazê-la, é claro. E dizer que é uma ESTRATÉGIA do Schirmer não ir SOLIDARIZAR-SE com os familiares que estão acampados na praça há 5 meses, é um termo muito forte, ou melhor, uma vergonha.

  6. Sr.Caio Jordão,não o conheço, mas não concordo com o senhor que asco ao SENHOR PREFEITO seja político, não em sua integralidade. Ele continua dando aula de ingerenciamento, basta olhar atentamente para nossa cidade para que se observe quantos prédios continuam colocando em risco a vida das pessoas. Sinceramente acho que cego é quem não quer ver. Vou citar somente um e dos grandes: Paredão do colégio Centenário, dá medo. E daí quem se importa?

  7. Ele já sabia??
    Nada como ser da mesma casa maçônica do promotor.
    A elite se protege.
    O poder protege o poder.
    A culpa da morte de 242 jovens e 600 feridos foi do software…
    É ruim…

  8. Um olhar sensato na legislação, sem paixão, sem influência político-partidária, deixava claro, desde o primeiro momento, que não exisitia sustentação legal para qualquer tipo de condenação e quaisquer esferas.

    As famílias deveríam intentar judicialmente contra aqueles que os ludibriaram com essa ilegal possibilidade.

    E quanto a manifestação so Sr. Mariano, há a necessidade de retificação, pois o termo JAMAIS é muito forte, além de ser uma inverdade, pois eu, e muitos outros, viram o prefeito por diversos momentos ajudando, cumprimentando e oferecendo apoio à todos os que sofreram com a tragédia. Por uma questão estratégica, o mesmo preferiu tratar disso de uma forma discreta, sem chamar para sí os holofotes da mídia mundial, como muitos outros políticos fizeram. O que aconteceu, muito provavelemnte, porque já no 2.º dia após a tragédia, já haviam movimentos muito bem organizados, pedindo o impeachment do prefeito.

    A oposição suja, usou do sentimento mais que sofrido das famílias e vítimas, para fazer um GRANDE JOGO POLÍTICO, afim de vingar-se ou cobrar-se das últimas duas surras elitorais tomadas nas última eleição. Relembre-se os 54 % de aprovação nas urnas, feito este, nunca visto na municipalidade.

    A lei é uma só, se ela é fraca, que se modifique nos locais devidos.

    Deixemos estas almas descansarem… E daqui em diante, fiquemos atentos à política, aos nossos eleitos, aos nossos direitos e principalmente: nos nossos deveres como CIDADÃOS!

    Fiquemos todos com DEUS!

  9. Sr.Caio Jordão,concordo com o Sr.,um prefeito não tem condições de ficar cuidando do que acontece nas secretarias,mas um prefeito TEM O DEVER,de colocar gente COMPETENTE,que saiba fiscalizar,e fazer o que é certo nas suas pastas.Outra,o MP,disse que não houve improbidade administrativa,mas,disse que houve falhas,ah! já sei o Sr. vai dizer que foram falhas da administração anterior,e porque então não foram consertadas nesses quatro,quase cinco anos???? Aí,está o ranço político,que o Sr. fala,só não esqueça, o que vale para cá,vale para lá também!!!!!! E, que é uma questão política,não tenho dúvida alguma,basta só olhar o que foi a CPI,que até cego vê!!!! E por último,quanto a deixar essas pobres almas descansarem,CONCORDO com o Sr.em gênero,número e grau!!!!!!

  10. Por favor, vcs comentaristas amigos (de infância) do prefeito, Caio Jordão e Vicentini: Me expliquem o conteúdo da gravação feita nos bastidores da Câmara Municipal de Vereadores, onde uma vereadora afirma que não poderá chamar este ou aquele para depor na CPI, pois correria o risco de prejudicar o prefeito.
    Expliquem, se puderem!
    E seja corajoso, e se ponha por 1 minuto no lugar de um pai que perdeu seu filho nessa situação, imagina o desespero naquele domingo, tu procurando teu filho em TODOS os hospitais da cidade, desde as 4 horas da madrugada e só encontrá-lo as 19 horas, jogado no chão do CDM, morto, asfixiado, em companhia de mais de 200 jovens, igualmente na mesma situação… Tu nunca esqueceria!! E aquele cheiro? cheiro da morte, ainda hoje sentimos… É triste, e mais triste ainda é ninguém ser culpado por isso, e no fim das contas sermos acusados de não deixar nossos queridos descansarem…

  11. Srs. Caio Jordão e Vicentini – Se bradar por 242 vidas ceifadas e centenas de vidas comprometidas, para os senhores, é QUESTÃO POLÍTICA e CHIFRES EM CABEÇA DE CAVALO parabéns. Continuem pensando assim, pois esses seus comentários apenas evidenciam, na real, quem tem interesses políticos. Quem depende de voto,direta ou indiretamente, só pode estar ao lado de vocês.

  12. Caro Sr. Caio Jordão
    O prefeito JAMAIS desceu do seu palacete e foi apertar a mão e solidariezar-se com as famílias que fazem vigília na praça, em frente ao gabinete. Apenas essa arrogãncia, medo, ou vergonha justificaria a sua parte na responsabilidade. Por que nunca fez isso ??
    A justiça será feita apenas com o encerramento da carreira política dele, apenas isso. Mas a consciência ainda permanecerá julgando-o.

  13. Realmente amigo Caio Jordão, não querem deixar estas almas descansarem. Se a Prefeitura tivesse culpa ou melhor o Prefeito Shirmer, 7 SETE procuradores não teriam dado parecer favorável ao Prefeito. Os oportunistas querem transformar um fato doloroso, usado a boa fé de pessoas abaladas pelo sofrimento
    de seus entes queridos, em trampolim para político partidário. O Shirmer conheço desde guri, do tempo do diretório da UFSM e sempre foi um cidadão correto, um passado sem mácula. Quem souber de algo que desabone sua conduta me avise. QUEREM É ACHAR CHIFRES EM CABEÇA DE CAVALO.

  14. Amigo Claudemir, querias o que? que se fizesse injustiça e se condenasse um inocente? Onde tá a culpa do Prefeito? A legislação em todo o Brasil e em vários países do mundo era assim, lei arcaíca, veja o que aconteceu pós Kiss em todo Brasil e no mundo, mudou radicalmente toda a sistemática, foi preciso uma tragédia desta e por azar aconteceu aqui, poderia acontecer em qualquer lugar do Brasil e do mundo. Então querer condenar um Prefeito, não interessa quem, pela liberação de um alvará que os bombeiros deram o Ok? ai é muito ranço politico…aliás É SÓ QUESTÃO POLÍTICA… Em todo Brasil era assim… Nos 8 anos que fui Prefeito de uma cidade pequena não tomei conhecimento de nenhum alvará imagine uma cidade do porte de Santa Maria…vamos combinar né… um Prefeito se envolver em Alvarás… brincadeira né… tem o setor competente pra isso… agora se a Justiça encontrasse irregularidade, ai sim o Prefeito tem que entrar e fazer uma sindicancia e responsabilizar quem de direito… outra coisa… vamos deixar as almas destes pobres inocentes descansarem um pouco… parece que NINGUÉM quer deixar eles descansarem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo