CidadaniaCinemaCulturaEconomiaEconomia SolidáriaNegóciosPolíticaRegiãoReligiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Irmã Lourdes, Exército e a comunidade, Big desistindo?, feirão colonial, cinema…

* Ainda rende, e ao que tudo indica haverá desdobramentos, a fala irada (e emocionada) da Irmã Lourdes Dill, na semana passada, em reunião do Conselhão.

Irmã Lourdes Dill: fala incômoda???
Irmã Lourdes Dill: fala incômoda???

* Como você ouviu AQUI aqui, a coordenadora do projeto Esperança e nome e sobrenome da Economia Solidária na cidade e no Estado, não poupou críticas ao comportamento da prefeitura.

* Embora a mídia tradicional tenha feito ouvidos de mercador ao episódio, no Palacete da SUCV e na cidade inteira, o “áudio explosivo” produziu efeitos.

* Um deles a ida de uma comitiva seleta à Arquidiocese. Foi (alguém duvida em nome de quem?) externar sua contrariedade. Foi recebida com educação. Apenas.

* Está ficando bem complicada a relação entre os ianques da Walmart e a Prefeitura. Eles simplesmente não suportam mais os atrasos que podem inviabilizar um novo Big na cidade.

* Entre as queixas, uma chega a ser risível (não fosse a possibilidade de prejuízo econômico para Santa Maria): um secretário entrou em férias e os procedimentos (alvarás e etc) simplesmente deixaram de andar.

* Atenção: o que se está falando aqui é de cerca de 200 empregos diretos para os filhos desta cidade. E, desta vez, a “culpa” não é dos bombeiros.

* Nesta quinta-feira, com a presença do Comandante Militar do Sul, General Carlos Bolivar Goellner, haverá uma reunião com palestra sobre “a 3ª DE e as oportunidades para o desenvolvimento regional”.

* O convite para o evento, que começa às 11 da manhã no Quartel General da 3ª Divisão de Exército, é do seu comandante, general Geraldo Antonio Miotto.

* Espera-se que, ao contrário do que ocorreu no final do mês passado, quando da vinda de um grupo de parlamentares federais à cidade, a prefeitura se faça presente. Tanto então quanto agora, o convite foi feito.

* Entre esta segunda e a sexta acontece mais uma edição do Feirão Colonial, este dedicado ao Mês do Cooperativismo. Será em dois locais: Rua 24 Horas e Praça Saturnino de Brito.

* São produtos coloniais, caseiros artesanato, da agroindústria familiar e plantas ornamentais, entre outras atrações. Tudo disponível das 8 da manhã às 6 da tarde.

* A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e grupos associados da economia solidária, com o apoio de organismos públicos, inclusive a Prefeitura.

* Excepcionalmente, nesta semana o sítio não conta com a colaboração do professor e empresário Carlos Costabeber. Seu habitual artigo estará de volta na próxima segunda.

* “União, Civismo e Ética: caminhos para um país melhor” é o lema para a Semana da Pátria e “Rio Grande do Sul no imaginário social – Lendas e Mitos” para a Semana Farroupilha.

* A Comissão Organizadora dos dois eventos os definiu na semana passada. E o ponto alto das comemorações, como sempre, serão os desfiles de 7 e 20 de setembro.

luneta cesma* No Ciclo Francês, o Cineclube Lanterninha Aurélio em parceria com a Associação dos Amigos da França, exibe nesta segunda, o filme “Sobrevivendo com os Lobos”.

* O longa-metragem (imagem ao lado), dirigido por Vera Belmont conta a história da menina Misha, de sete anos, que foge dos nazistas e tenta encontrar seus pais. Perdida, sozinha e sem forças, ela acaba sendo adotada por uma família de lobos, que a ajudam em sua missão.

* A sessão começa às 6 da tarde, no auditório da Cooperativa dos Estudantes, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. Caro Vivente, tu és imparcial nos teus comentários ? Ninguém é imparcial, então o teu julgamento a respeito da irmão Lurdes é de alguém que defende o indefensável, ou seja, um governo que perdeu as estribeiras, um prefeito enfraquecido, desnorteado. Fica muito difícil fazer qualquer tipo de análise positiva ou otimista quanto a situação dele e de SM.

  2. Ela teve coragem da falar o que muitos pensaram e não fizeram nossa cidade está as moscas ruas intransitáveis as creches prometidas não saíram do papel bem como parques.Nossa av Elvio basso parada pela metade e por ai vai.

  3. Obra do novo BIG

    A prefeitura enviou ontem, ao Walmart, a autorização para reinício da obra do novo supermercado BIG, na esquina da Avenida Walter Jobim com a futura perimetral Dom Ivo Lorscheiter. É que o Walmart decidiu fazer algumas alterações no projeto do novo mercado, o que obrigou a parada temporária da obra. Os planos são inaugurar o novo hipermercado no quarto trimestre deste ano. Ainda não há previsão de quando será feita a seleção para contratar os 300 funcionários.
    http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,53,4144990,22014

  4. Jaci Borreau, os alvarás e licenças para a construção, foram dadas em Maio, segundo o que noticiaram Diário de Santa Maria e Razão.
    Também passei na frente do terreno hoje e constatei o mesmo que você.

  5. Lúcio Flávio, Rede Super, Rede Vivo, até mesmo o falecido Dois irmãos- todos podem contrair um financiamento. WalMart e Carrefour inclusive dão contrapartida ao município. O Carrefour mesmo doou uma boa quantia para a construção do atual shopping independência.
    Quanto aos mercadinhos, caso formos pensar assim, Santa Maria não se desenvolverá nunca, isto é pensamento de cidade pequena e este pensamento de reserva de mercado foi o que afundou Santa Maria, economicamente falando, nossos comerciantes tinham medo da concorrência e não investiram em novos mercados, ao contrário do que ocorreu em outras cidades, com os empresários locais daqueles municípios.

  6. A Irmã Lourdes fala com a faca nas costas… Ou estrela no peito… Portanto é parcial! Falou pq estava na frente do Tarso e tem que mostrar serviço para quem a indicou pro “conselhão”… Daquela trincheira é isso que se espera mesmo!

  7. Lucio; Tu tá certo! As redes locais ou regionais deveriam ser estimuladas, peguei o Santa Marta a pouco e a obra tá a mil. Já tem concreto levantado… capaz que irão embora..
    a pergunta é se não tem alvarás e licenças como a construção COMEÇOU?

  8. O Carlos Costa deve ser um CC e quem fala a verdade para ele deve ser quem liberou para cortar 18.000 árvores,a CPI da Kiss ou as autoridades municipais que liberaram o alvará da câmara de gás da rua Andradas.

  9. Claudemir.
    Penso que se deve discutir com mais profundidade esta questão do BIG da Walter Jobim.
    São 200 empregos??? e quantos mercadinhos, onde os trabalhadores ainda compram no caderninho, irão fechar??? O Carrefour prometia 350 empregos, e quantos tem hoje lá? Pode o BIG absorver todos os empregos que serão perdidos com o fechamento de outros mercadinhos?
    Penso ser o momento de discutirmos muitas coisas.
    Por quê não se estimula a Rede Super, que é nossa, com financiamento do BNDS para os empresários construírem um grande mercado e manterem os lucros em investimentos aqui? Por quê deixar os Yanques tomar conta de tudo e mandar dinheiro para as suas Matrizes?
    Por quê não incentivar as nossas redes, que empregam Dawns em bocas de caixa, para dar subsídios para os gringos que sempre mantem as pessoas nas filas porque tem dez baias e somente cinco caixas e sem bocas de caixa?
    Será que ninguém enxerga isto?

  10. Prezado Senhor Carlos Costa, a irmã Lurdes pode não falar a verdade verdadeira sempre, porque isso nem Cristo era capaz, mas pelo menos ela fala o que NINGUÈM tem coragem nesta cidade abandonada ao descaso e em pé de guerra, por culpa exclusiva do senhor prefeito que NUNCA tomou as rédeas desta situação de extrema crise que passamos desde 27/01.

  11. Bullying com a Irmã Lourdes? Era só o que faltava! “Um secretário entrou em férias e os procedimentos (alvarás e etc) simplesmente deixaram de andar”? Essa é a Sucupira que eu conheço. Em cartaz: “Sobrevivendo com os Lobos”? Pensei que o enredo se passasse na Cidade dos Blindados.

  12. Era só o que me faltava…a Irmã Lurdes Dill virar icone de honestidade e de sapiência….quem foi que disse que tudo que ela fala é certo????

  13. @Maiquel Rosauro- Como se dizia antigamente: Não está satisfeito, vá se queixar ao Bispo!E, não é que foram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo