ÔNIBUS. Schirmer quer que governo estenda Passe Livre Estudantil a SM. A pergunta é, e na tarifa urbana?
Foi uma grande sacada do prefeito Cezar Schirmer. E que beneficiaria, com certeza, muita gente da região que estuda em Santa Maria e pode ter dificuldade para se deslocar. Mas que, se o Passe Livre Estudantil estadual, proposto por Tarso Genro, for estendido, ficará bem.
Claro, agora, é o que imagina o editor, na sua conhecida ingenuidade, o prefeito também fará alguma coisa pela tarifa urbana de Santa Maria, usada por milhares de estudantes e que estão na alçada dos municípios, e não do Estado.
Em relação à segunda parte, ainda não se sabe o que fará Schirmer. Quanto à primeira, ele se socorreu de um parlamentar do PMDB na Assembleia Legislativa, como você confere no material distribuído pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates. A seguir:
“Passe Livre Estudantil: prefeito solicita e deputado gaúcho protocola emenda para estender benefício à cidade
A pedido do prefeito Cezar Schirmer, o deputado estadual Giovani Feltes (PMDB) protocolou, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, uma emenda ao projeto de lei proposto pelo Governo do Estado que prevê a implantação do Passe Livre Estudantil Intermunicipal às regiões metropolitana e litorânea. A emenda, encaminhada nesta sexta-feira (5), visa estender a gratuidade integral da tarifa no transporte coletivo intermunicipal aos estudantes do polo universitário de Santa Maria.
Para o chefe do Executivo, era incompreensível uma cidade como Santa Maria, com o elevado número de instituições de ensino superior, não ser contemplada com o Passe Livre Estudantil Intermunicipal. “Solicitei ao deputado Feltes, na semana passada, que protocolasse uma emenda para estender estes benefícios aos estudantes da nossa cidade e região. Santa Maria é o maior polo universitário da região central e seria inadmissível não ser beneficiado com esta iniciativa”, salientou o prefeito.
A emenda, que ainda deve passar pela aprovação da maioria dos deputados gaúchos, expõe a importância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e das demais instituições privadas para a região central do Estado. “Muitos estudantes da região têm na cidade de Santa Maria a referência para sua qualificação acadêmica, tanto em estabelecimentos de ensino superior público e gratuito, como nos demais estabelecimentos de ensino superior privado, que atendem outros milhares de estudantes”, aponta a justificativa do projeto.”
Contemplando os intermunicipais, por extensão, também contemplará os moradores de áreas do município onde não há coletivo urbano nem interdistrital. ótimo.
Esse ( Cezar Augusto Schirmer) não entendeu nada.
A proposta do governo do estado é para o transporte intermunicipal e pra defender isso a região ( Restinga Seca, Itaara, Faxinal, São Pedro do Sul, Itaara, São Martinho, São Sepé, Formigueiro, Dilermando, Julio de Castilhos, enfim todo o vale do Jaguari e quarta colônia) TEM PREFEITOS QUE JÁ ESTÃO FAZENDO SEU PAPEL. O que lhe compete Sr. prefeito é instituir o passe livre estudantil municipal. Não confunda a opinião pública.
Quem ganhou Passe Livre na Câmara foi o Zinn e na Prefeitura o Mânica.
O prefeito, com essa atitude, se soma a outros que a sua maneira estão tratando do tema, especialmente os dois deputados estaduais da cidade.
O que ele não diz é como vai conduzir aquilo que é de sua competência exclusiva, ou seja, o passe livre estudantil urbano, que beneficia os moradores de Santa Maria.
A, A.T.U. com o seu posicionamento, de um serviço, que executa, com regular eficiência, eu diria, todos os dias..
Correto Lukas. Uma LICITAÇÃO bem definida, exigindo qualidade de serviço, equipamento, atendimento e planilhas claras, farão tudo melhorar.
Tem que verificar MUITO BEM o termo de referencia da licitação, ela não pode ser em lugares incertos e desconhecidos.
O que espero que Schirmer faça é:
1) Retirar o ISSQN sobre a tarifa;
2) A curtíssimo prazo: licitação para as linhas que vão ao Campus – empresa vencedora deverá colocar ônibus “expressos” bi-articulados, com tarifa menor, para os horários de maior fluxo;
3) A médio prazo: licitar todas as demais linhas;