Câmara de VereadoresCidadaniaPolíticaSanta MariaTragédia

OUTRO OLHAR. Os seis dias de ocupação acabaram. Mas, e os efeitos? Esses tendem a durar muito tempo

Assinatura do “Pacto”, pouco antes da 1 da manhã, por Marcelo Bisogno (E), significou...
Assinatura do “Pacto”, pouco antes da 1 da manhã, por Marcelo Bisogno (E), significou…

kiss seloEste sítio acompanhou, tanto quanto possível, com a devida atenção o que ocorreu na Câmara de Vereadores a partir da última terça-feira. Inclusive sem interrupção no final de semana. Mas sempre é bom, e talvez até prudente, oferecer outros olhares sobre o evento que, isso ninguém duvida, vai marcar a história política santa-mariense por muito tempo.

Dito isto, ao que interessa: acompanhe o material produzido pelo ótimo Luiz Roese, do jornal A Razão e do portal Terra, onde foi originalmente publicado, na manhã de hoje, a reportagem a seguir. Ah, as fotos também são do Roese:

 “Após acordo, ocupação da Câmara de Santa Maria termina até as 12h

Depois de seis dias, a ocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria vai terminar até o meio-dia desta segunda-feira, depois de um termo de compromisso assinado pelo presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno (PDT). Pelo pacto, ele se compromete a afastar, em até 30 dias, o procurador jurídico da Casa, Robson Zinn, que também é presidente municipal do PMDB, mesmo partido do prefeito Cezar Schirmer.

Pelo documento, os movimentos da ocupação destacam ainda que não se opõem à continuidade do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a tragédia na boate KISS, até sua conclusão, cuja data limite é a próxima quarta-feira, dia 4 de julho. Porém, os manifestantes sugerem a renúncia dos três vereadores que integram a CPI, Maria de Lourdes Castro (PMDB), Sandra Rebelato (PP) e Tavores Fernandes (DEM).

A ocupação foi motivada pelo vazamento de uma conversa entre a presidente da CPI, Maria de Lourdes, o vice, Tavores Fernandes, e um assessor, que seria o autor da gravação. No áudio, de 42 minutos, eles mostram preocupação de que a investigação possa chegar ao secretário de Relações de Governo e Comunicação de Santa Maria, Giovani Mânica, que deve oficializar sua saída nesta segunda-feira, e ao prefeito Cezar Schirmer.

Os termos do acordo foram construídos em reuniões dos coordenadores do movimento, ao longo do domingo e foi costurado com a colaboração do presidente da subsecção de Santa Maria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Péricles Lamartine Palma da Costa, e teve a participação de vereadores da oposição.

Pelo pacto, Marcelo Bisogno se compromete a ficar no cargo de presidente da Câmara somente até que sejam cumpridas os termos do acordo. Vereador mais votado das eleições do ano passado e único do PDT, ele agora está isolado, pelo fato de o restante da bancada governista, que tem mais 12 parlamentares, não ter assinado embaixo do acerto feito para a desocupação do prédio do Legislativo…”

...também o início da comemoração pelos que ocuparam o parlamento por seis dias seguidos
…também o início da comemoração pelos que ocuparam o parlamento por seis dias seguidos

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. SR. Rubem para ser dirigente de um sindicato a pessoa precisa ser associada no mesmo se o SR Rogério Ferraz é Diretor do SINDIÁGUA é porque ele é funcionário da Corsan e foi eleito pelos seus pares.Outro lembrete a COrsan continua estatal devido a luta do SINDIÁGUA contra governos anteriores que queriam privatiza-la.

  2. Como tem gente que não aceita o contra-ponto.
    Me esqueci que ser DONO de sindicato é profissão.
    O legal aqui no site do Claudemir é que todo mundo é bonzinho, bom cidadão e sempre estão querendo o melhor para a cidade.
    Mas, as vezes os comentários serve de MURO DAS LAMENTAÇÕES, cheio de ex-candidatos a vereadores que seguidamente fracassam nas suas urnas, ou líder de categorias e ainda os presidentes de associações comunitárias.
    E outra lembraça, não para o ROGÉRIO que sabe bem como funciona. O PT tem várias tendências internas, e a sua tendência interna não é a que contra a CORSAN. No máximo tu pegaria o CASE. Como teu CHEFE maior é a terceira força na cidade, te sobra também cargo de 3º escalão.

  3. Tinha q chamar mesmo é o JOHN WAYNE pra acabar com essa farra de negligência, descaso, má-gestão, hipocrisia e sarcasmo pra cima do povo e dos pais e mães das vítimas da kiss.

  4. Outra coisa que talvez precise ser desenhado para esta pessoa que se diz chamar Rubens, é que eu Rogério Ferraz, primeiro suplente da Bancada do Partido dos Trabalhadores para a Câmara Municipal da nossa cidade, décimo quinto candidato mais votado da cidade, com 1914 votos não estou atrás de “encaixe” ou de cargo.
    Já publiquei aqui que sou Eletrotécnico formado pela UFSM, trabalho há trinta anos na Corsan e hoje sou Diretor de um dos maiores sindicatos do estado que é o SINDIÁGUA.
    Se fosse para aceitar cargo, o teria feito logo no início do governo quando tive que recusar por duas vezes o cargo de Superintendente Regional e não necessariamente da nossa regional centro. Se precisar, eu desenho, mas acho que já fica bem esclarecido.
    E Rubens, ou seja lá qual for o teu nome, não esquece: 1914 votos, o décimo quinto em 21 vagas.

  5. Rubens quem adora ser fantoche aqui e de partido são os vereadores. Os familiares que pediram a ajuda dos movimentos sociais pelo que eu sei e os mesmos assumiram esta luta, afinal tinha muito estudante e tu deve se lembrar que na festa maldita qual era o público né? Estudantes universitários em sua maioria. Vitimados pela negligência de vários setores. Quer que isto seja desenhado para você entender?

  6. Meus Deus, como tem gente que fala BOBAGEM, em certos depoimentos aqui nesta coluna a melhor coisa que poderia acontecer era certas pessoas calarem a boca.

  7. Pensando na eleição do ano que vem. O PT e PSDB conseguiram enfraquecer o Marcelo BIZONHO, FARRET e TUBIAS, todos da base do governo.
    E ainda querem me dizer que os familiares das vítimas não foram usados como fantoches.
    PT e PSDB, estão desesperados por cargos. Admar tinha 4 cargos na mesa na eleição passada, agora não tem nada. O PT, precisa encaixar os suplentes ROGERIO FERRAZ e JOHN WAYNE já que nem o Gov Estudal e Federal querem eles nos seus quadros como CCs.
    Atenção ASSOCIAÇÃO eles querem CARGOS, e vocês estão sendo usados.

  8. Deve ter uma penca de vereador chateado porque há dias não pode aprovar uma moção ou fazer uma homenagem a alguma entidade local

  9. Fazia muito tempo que a Câmara de Santa Maria não discutia tanta política quanto nessa semana que o Parlamento esteve tomado pelo povo

  10. pragmaticamente o que foi perdido de atividades na câmara?
    alguma reuniao ou comissao…pouquissima coisa, só espero que nao joguem para a okupaçao algum atraso… foram poucos dias uteis…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo