EducaçãoUFSM

UFSM. Na próxima madrugada, já se saberá quem deverá ser reitor e vice da instituição por quatro anos

É apenas uma estimativa. Afinal, não se sabe quantos votarão, no total, mas o fato é que, na pior das hipóteses no início da manhã de quinta já se saberá qual a dobradinha vencedora do pleito para reitor da UFSM – a ser referendada, depois, pelos conselhos superiores e nomeada pelo ministro da Educação.

O processo iniciou nesta terça, com os alunos dos 32 polos de Educação a Distância da instituição. A votação terminou às 8 da noite. Nesta quarta, votam os demais, em Santa Maria. Sobre isso, com detalhes inclusive sobre localização das 53 urnas, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da UFSM. A seguir:

Consulta à comunidade para escolha do reitor e vice-reitor da UFSM é nesta terça e quarta-feira

…Quarta-feira (03), a consulta será nos campi e unidade da UFSM. Haverá mesas receptoras em 18 locais, num total de 53 urnas. Em Santa Maria, a votação será das 8h às 22h – com exceção do Hospital Universitário (HUSM), onde o início será às 6h, e da Reitoria, onde a finalização será às 18h. No Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), nos campi do Centro de Educação Superior Norte-RS (CESNORS) em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (UDESSM), das 8h às 20h.

Nesta quarta-feira, estão aptos a votar mais de 28 mil membros da comunidade universitária, sendo 2.775 docentes (ativos e aposentados), 4.041 técnico-administrativos em educação (TAEs ativos e aposentados) e 22.097 alunos de cursos presenciais (números atualizados). 

O voto é facultativo, paritário e secreto, sendo obrigatória a identificação mediante apresentação de documento oficial com foto ou documento oficial da UFSM à mesa receptora. A votação acontece em urnas eletrônicas e de lona, conforme o segmento.

Regras para os dias de eleição

A Comissão de Consulta à Comunidade decidiu e as coordenações das chapas aprovaram as regras para os dias de eleição. Não é permitido: levar e permanecer com bandeira dentro do espaço de votação; distribuir material de campanha em qualquer local; aglomeração no ambiente de votação; transporte de eleitores pelas chapas; permanecer, a menos de dois metros da mesa receptora e da urna, pessoas que não estejam em votação.

Comunidade poderá acompanhar contagem dos votos

Após o fim do horário de votação desta quarta-feira, as urnas serão transportadas por veículos da Universidade até o Espaço Multiuso, ao lado da Reitoria no Campus UFSM, para a contagem dos votos, que será feita por 24 escrutinadores sorteados, com o acompanhamento de fiscais das chapas, assim que a última urna for recebida. O resultado da apuração de cada urna poderá ser acompanhado em pelo menos três telões que serão instalados em uma estrutura de lona no espaço externo, já que não será permitida a entrada no Espaço Multiuso de pessoas não autorizadas.

À medida que os votos forem sendo contados pela junta apuradora, serão repassados para uma equipe formada por técnicos da UFSM, indicada pela Comissão de Consulta, que irá transformar os números absolutos em votos ponderados, com base em uma fórmula prevista no Regimento Interno de Consulta à Comunidade.

A fórmula para o cálculo dos votos ponderados parte do princípio de que cada voto de um segmento ajuda a formar o peso dos votos desse grupo, em função dos aptos a votar nesse segmento, na seguinte proporção: 1/3 docentes ativos e aposentados, 1/3 TAEs ativos e aposentados e 1/3 estudantes. O total de votos dos professores, por exemplo, vale o mesmo que o total de votos dos TAEs e dos alunos. É a terceira eleição para reitor da UFSM com voto paritário.”

A apuração poderá ser acompanhada em tempo integral pelo site da UFSM (www.ufsm.br) e pela Multiweb. A Rádio Universidade (800 AM) e a TV Campus (canal 15 da NET) farão boletins ao vivo durante a madrugada.

Resultado final só será divulgado no dia 8

O resultado da consulta deverá ser divulgado pela Comissão de Consulta à Comunidade, responsável pela condução do processo eleitoral, assim que o escrutínio for encerrado, provavelmente no início da manhã do dia 4. Porém, o resultado final será divulgado somente no dia 8 de julho, após prazo para recursos.

Três chapas na disputa

Três candidaturas estão concorrendo para a gestão 2014-2017: pela chapa 1, Paulo Afonso Burmann, diretor do Centro de Ciências da Saúde, e Paulo Bayard Dias Gonçalves, professor do Centro de Ciências Rurais; pela chapa 2, Felipe Martins Müller, atual reitor, e Dalvan José Reinert, atual vice-reitor; pela chapa 3, Eduardo Rizzatti, diretor do Centro de Tecnologia, e Thomé Lovato, diretor do Centro de Ciências Rurais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo