A história está repleta de exemplos de que derrotas podem levar a vitórias, mais adiante. Dois exemplos notórios. Um, na França, onde François Miterrand perdeu duas vezes, antes de virar Presidente. Outro, no Brasil: derrotado em três ocasiões, Lula conquistou, depois, dois mandatos seguidos.
Agora, a Universidade Federal de Santa Maria convive com semelhante caso. Paulo Burmann tentou em 2005 e 2009. Perdeu. Agora, ganhou. E é a hora da avaliação – mais adiante se chegará à análise do futuro – do pleito. E, de pronto, se percebe: entre seus iguais, os docentes, Burmann foi derrotado. O que foi amplamente compensado por suas estrondosas vitórias entre os servidores técnico-administrativos e estudantes. E isso, num pleito paritário, foi determinante.
Mas, aos números. Confira material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da UFSM, a propósito do pleito e da apuração, encerrada logo após às 6 da manhã de hoje. A seguir:
“Consulta à Comunidade para escolha do reitor e vice-reitor da UFSM garante vitória da chapa 1
O candidato da chapa 1, Paulo Afonso Burmann, foi o escolhido pela comunidade universitária para ser reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na gestão 2014-2017. O resultado final da consulta foi conhecido pouco antes das 6h desta quarta-feira (4), logo após o encerramento da apuração dos votos, no Espaço Multiuso, no campus da UFSM.
Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Burmann e o vice, o professor do Centro de Ciências Rurais Bayard Dias Gonçalves, obtiveram 46,80% dos votos. A chapa 2, formada pelo atual reitor Felipe Martins Müller e pelo atual vice-reitor Dalvan José Reinert, ficou com 35,30%. A chapa 3, do diretor do Centro de Tecnologia, Eduardo Rizzatti, e do diretor do Centro de Ciências Rurais, Thomé Lovato, obteve 17,90% dos votos.
Na terceira eleição para reitor da UFSM com voto paritário entre docentes, técnico-administrativos em educação (TAEs) e alunos, os votantes chegaram a 13.603, de mais de 32 mil que estavam aptos. Foram 1.877 votantes docentes, 2.454 TAEs e 9.272 alunos.
Burmann obteve 35,22% dos votos dos docentes, 55,46% dos TAEs e 49,75% dos alunos. Felipe teve a preferência de 44,65% dos docentes, 27,34% dos TAEs e 27,01% dos alunos. Rizatti conquistou 18,06% dos votos dos docentes, 14,38% dos TAEs e 21,71% dos alunos. Os votos brancos e nulos somaram 2,08% no segmento docentes, 2,81% no TAES e 1,53% no segmento alunos.
A consulta foi realizada terça-feira (2), nos 39 polos de Educação a Distância (EaD), e quarta-feira (3), no campus central da UFSM, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), nos campi do Centro de Educação Superior Norte-RS (Cesnors) em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (Udessm). Nos centros de ensino presencial, foram disponibilizadas 53 urnas eletrônicas e de lona, em 18 locais. Em Santa Maria, a votação encerrou às 22h.
A apuração dos votos teve início por volta da 1h15min, assim que as últimas urnas chegaram ao Espaço Multiuso e após uma breve reunião entre a Comissão de Consulta e os candidatos. A contagem começou pelos votos de urnas eletrônicas (de alunos), seguindo-se os de urnas de lona (primeiro de EaD e, por fim, de docentes e TAEs). Na sequência, uma equipe formada por técnicos da UFSM, indicada pela Comissão de Consulta, transformou os números absolutos em votos ponderados, com base em uma fórmula prevista no Regimento Interno da Consulta, garantindo o mesmo peso, na proporção de 1/3, para os votos dos segmentos dos docentes (ativos e aposentados), técnico-administrativos (ativos e aposentados) e estudantes.
Resultado final sairá no dia 8
A partir da divulgação do resultado da votação, abriu-se prazo para encaminhamento de recurso à Comissão de Consulta, o que pode ser feito até esta sexta-feira (5). O resultado final da consulta será divulgado na próxima segunda-feira (8).
Lista tríplice será enviada ao MEC
O candidato a reitor mais votado pela comunidade universitária irá encabeçar uma lista tríplice que será encaminhada a Brasília. Os outros dois nomes a integrarem a lista serão escolhidos posteriormente em uma sessão ampliada, ainda sem data prevista, envolvendo o Conselho de Curadores, o Conselho Universitário (Consu) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFSM.
Definida a lista tríplice para reitor, outra sessão ampliada, na sequência, definirá os três nomes para vice-reitor, também com o mais votado na consulta à comunidade encabeçando a lista. O prazo regimental para encaminhamento das nominatas ao Ministério da Educação (MEC) encerra-se em outubro. A tendência é de que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nomeie o mais votado pela comunidade universitária.”
Estamos aguardando, Olho Vivo! Quem sabe pra 2015?
Andréia, será melhor do que isso… Ele abolirá o ponto para os técnicos e implantará para os docentes. Olha que legal será: aquela grande quantidade de professores que nunca ou pouco aparecem na UFSM para trabalhar terão, ao menos, que comparecer para registrar sua freqüência! Viu só que jóia… Além disso, teremos a singular oportunidade de conhecer muita GENTE NOVA!!!
kkk, quem não conhecer durante a gestão conhecerá depois dela o verdadeiro Burmann.
Falaram tanto em truculência e censura durante a campanha… vamos ver como lidarão com a gestão de pessoas em seu mandato.
O Schirmer tambem venceu na terceira e deu no que DEU.
Quero ver o Burmann tirar o ponto dos Tecnicos,ele ganhou coma base nessa proposta, acho um ABSURDO um candidato a reitor ser favorável a abolição do ponto, se já não trabalhavam antes,imagina agora pos vitória de Burmann.
A coisa mais surpreendente da eleição não foi a derrota do atual mandatário em si, mas foi a capacidade do reitor perder na própria Reitoria, por uma enorme margem de votos…
@Andressa
Antigamente no site da UFSM as pessoas eram tratadas como Alunos e Servidores. Com o reitor atual nós temos: Docentes, Servidores Técnico-Administrativo em Educação e Alunos…
Parabéns professor Burmann, sucesso nesta nova etapa! Que toda a sua sabedoria e conhecimento lhe ajudem a conduzir a Universidade com muita competência! Que Deus lhe ilumine nessa nova trajetória, parabéns a sua equipe de trabalho que acreditou e trabalhou para sua vitória. Desejo juntamente com o Professor Bayard, muito sucesso. Obrigada pelo seu carinho de sempre, logo… logo… vou ter a ter a minha vitória e o Rodrigo vai poder te dar um abraço!!
Apenas uma sugestão de correção no título desta publicação, tendo em vista que servidores abrange tanto a classe de docentes quanto de técnico-administrativos em educação. E como foi ressaltada nesta mesma matéria, o candidato foi derrotado entre os docentes.
Abraço
Claudemir temos exemplo local sobre perseverança , o Prefeito Schirmer se elegeu na sua terceira eleição. (NOTA DO SÍTIO – a leitora tem razão. O editor cometeu imperdoável omissão que, ainda bem, ela redime. Gratíssimo)
Sinceramente, espero que nesse caso, o exemplo de Mitterand tenha mais peso.