PolíticaSanta MariaTragédia

ULTIMATO? Cezar Schirmer reage. Ou renuncia. Não, não é o sítio que está afirmando isso. Saiba quem fala

kiss seloClaro que se fosse este editor a dizer tal coisa, provavelmente seria acusado de crime de “lesa-majestade” – dada a emocionalidade com que a questão é tratada. Mas, não, não foi este editor. Quem afirma isso, e o faz do alto da sua condição de principal colunista política do Estado, é a jornalista Rosane de Oliveira.

No seu espaço, “Página 10”, no jornal Zero Hora deste sábado, a linhas tantas escreve: “Se ele (Cezar Schirmer) e o vice José Farret não se sentirem capazes de conduzir o povo que os elegeu com 54,76% dos votos válidos, resta-lhes a renúncia, para não condenar Santa Maria a três anos e meio sem norte.” Quer conferir a íntegra? Aqui:

Rosane de Oliveira: “Reaja prefeito, antes que seja tarde”

Enlutada desde a trágica madrugada de 27 de janeiro, Santa Maria enfrenta um problema adicional: a paralisia da administração do prefeito Cezar Schirmer, que passou todo o primeiro semestre preocupado em se defender da acusação de responsabilidade pela tragédia, por ação ou omissão. Apontado no inquérito da Polícia Civil como passível de processo criminal, Schirmer escapou da acusação porque o Ministério Público não encontrou nexo causal entre suas ações e a tragédia que matou 242 pessoas. O MP também livrou o prefeito de responder por improbidade administrativa, já que não se identificou qualquer situação que configurasse má-fé ou privilégio a pessoas ou empresas nos atos da prefeitura.

Livre da acusação formal, Schirmer não conseguiu convencer os santa-marienses de que não tem culpa no cartório. Seis meses depois do incêndio, 68% dos entrevistados napesquisa do Instituto Methodus encomendada pelo Grupo RBS responderam que o prefeito está entre os responsáveis pela tragédia. Só os donos da boate (com 85,2%) e os Bombeiros (75,5%) têm responsabilidade maior, na opinião dos entrevistados. Depois do prefeito, com mais de 50% de menções, vêm a banda Gurizada Fandangueira, os servidores da prefeitura e o Ministério Público…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Bom ler algumas analises corretas, SchirmeR perdeu a chance de se mostrar um líder, agora vai viajar pelo mundo, a nossas custas, para evitar encarar 1% da população atingida DIRETAMENTE com a tragédia, 242 mortos, mais as centenas de feridos, pais, irmãos, parentes…com facilidade chegamos em 2600 pessoas diretamente AQUI (sem contra pessoas de fora), juntem colegas e amigos com fortes laços e chegamos a 5%… Pessoas abaladas e nem arrisco palpite… Onde Schirmer chega e ha gente afetada pela tragédia… Por isto ele evita ambientes e apenas se cerca de seu séquito… Só que agora demitiu uma centena!?!?!

  2. Ao ser reeleito com expressiva votação, o prefeito tinha todas as condições de se tornar o grande prefeito, um acidente aconteceu, e mais uma vez ele teve a chance de se tornar o grande líder de Santa Maria, guiá-la em um momento triste, abraçar os parentes das vítimas, se consolar com eles, mas ao contrário do previsto, se calou, ou melhor, só se justificava querendo dizer que aquilo não era com ele, pois bem. Culpado ou não, o golpe lhe foi mais forte que todos pensavam, talvez por se sentir culpado, indiretamente pela tragédia, talvez por ter sido mal orientado pelos seus péssimos assessores. Mas a sua omissão como líder até agora tem sido a sua derrocada, e até agora ninguém vê um mínimo esboço de reação do governo municipal. Pena, perdemos todos. Esse senhor não tem mais condição de governar a cidade.

  3. Nao há resgate para a administração municipal, só o Prefeito, ainda nao percebeu que a única legitimidade de representação foi o das urnas, que ficou no “PASSADO”.

  4. Já deveríamos estar acostumados com a inércia e omissão de nossos governantes em todas as esferas políticas.
    Precisou morrer 242 jovens para que o povo deseje a justiça.
    Precisamos que o Ministério Público seja mais efetivo, esta é a instituição a quem devemos confiar na execução e cumprimento da justiça.
    Chega do povo cobrar na mídia,quem tem que dar o retorno de forma coerente com os fatos é o Ministério Público.
    A meu ver tudo leva a crer que as instituições estão interligadas por interesses que vão além do que é eticamente correto.

  5. “O levantamento mostra que os santa-marienses não têm dúvidas sobre quem, por ação ou omissão, concorreu para o infortúnio: 85,2% dos entrevistados apontam como principais responsáveis os proprietários da casa noturna, seguidos pelo Corpo de Bombeiros (75,5%) e pelo prefeito da cidade (68%). Esta consciência de que uma conjugação verdadeiramente criminosa de negligências provocou a tragédia, porém, vem esbarrando no tecnicismo legal, de modo que a incúria coletiva até agora só resultou em impunidade individual. Todo mundo sabe que alguém deixou de exigir um alvará, que outro alguém fingiu fiscalizar, que um terceiro alterou o projeto arquitetônico e que essa cadeia de irresponsabilidades acendeu o fogo pela mão do tresloucado protagonista do show pirotécnico. Antes dele, porém, uma autoridade aprovou o funcionamento da casa, outra deixou de cobrar o Plano de Prevenção de Incêndio e a ganância dos empresários completou o funesto trabalho, superlotando uma casa de espetáculos sem condições de receber grande público.
    O resultado de tudo isso é uma dor que não passa, uma indignação que não acaba, um desespero que contamina a cidade inteira e parece não ter solução.” Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/?topo=13,1,1,,,13

  6. Cara Caeolina, transmita para o teu amigo Cezar Schirmer, ter a dignidade, a humildade, e a hombridade de descer do seu palacete, atravessar a praça e ir apertar a mão e abraçar os familiares das vítimas da Kiss. Isso seria um bom começo, porque a nossa cidade está a beira do abismo, por CULPA EXCLUSIVA deste senhor.

  7. “seria acusado de crime de “lesa-majestade.”
    Editor.
    Não são somente os “negativistas” da aldeia que enxergaram a inércia e a omissão”
    Everton Maciel
    E o resto é o resto…

  8. O Prefeito, e seu governo medíocre, pode reagir, mas a forma com que enfrentou o pior episódio de Santa Maria jamais será esquecida. Não pode ser esquecida. Ficou na história de Santa Maria e na trajetória política do Prefeito e de seus “iluminados” assessores. Uma sequência constrangedora de equívocos políticos e administrativos, na prefeitura e na Câmara de Vereadores que agora, através de pesquisa, fica claro que só agradaram aos frequentadores do palacete rosado. E nem todos…

  9. Caeolina não, não vamos aceitar por que não concordamos e sabemos que a justiça erra e deveria agir de outra forma. Ao punir por improbidade daria o exemplo que uma prefeitura não pode agir desta forma, não pode deixar uma boate funcionando fora da lei e sim, houveram falhas nos trâmites. O inquérito da Polícia Civil verificou isso e mostrou provas. NÃO, não iremos aceitar.

  10. A turma que classifica este sítio como “muro das lamentações” e os posts do editor como incitadores de contendas, vai ter que se queixar com a dona Rosane de Oliveira. Não são somente os “negativistas” da aldeia que enxergaram a inércia e a omissão.

  11. Impressionante não aceitarem a decisão da justiça em relação ao prefeito de nossa cidade!!! A sensação é de que farão de tudo para que isso não seja aceito pela sociedade! A lei está sendo seguida e é para todos! Que mais querem? É mais fácil criticar, muito mais fácil!!!! E ainda por cima dá ibope! E tem muita gente querendo isso, se aproveitando do fato!

  12. Vou ser repetitivo. Seis meses de dissimulação fugas, esconder-se, sem atitude de enfrentamento…
    Agora não é o aranhanegra postando e sim Rosane de Oliveira,(raposa felpuda, no bom sentido, das coisas e desdobramentos políticos)
    Que esta à colocar, opinião da RBS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo