AssembleiaPolítica

ASSEMBLEIA. Uma frente defende os advogados

Frente Parlamentar já começa a funcionar no Legislativo do Rio Grande. Pozzobom lidera
Frente Parlamentar já começa a funcionar no Legislativo do Rio Grande. Pozzobom lidera

Foi instalada hoje, no parlamento gaúcho, a Frente Parlamentar da Advocacia. Seu proponente é o deputado, e também advogado, Jorge Pozzobom, do PSDB. Da sua assessoria de imprensa chegam ao detalhes da solenidade acontecida no Palácio Farroupilha. Quem assina o material é Thiago Buzatto. Acompanhe:

ADVOCACIA – Lançada a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa

Foi lançada, nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar da Advocacia. Proposta pelo deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), a frente terá como finalidade debater e propor iniciativas e projetos de apoio à classe no Estado. A oficialização ocorreu após Grande Expediente proferido pelo parlamentar em homenagem ao Dia do Advogado, que foi comemorado no último domingo.

Conforme Pozzobom, a criação da Frente Parlamentar é baseada no princípio do art. 133 da Constituição da República, que dispõe que “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações o exercício da profissão”. “Os advogados prestam serviço público, sendo juntamente com juízes e membros do Ministério Público, profissionais necessários à realização da Justiça, como está explícito na Lei Federal nº 8.906, de 4 de julho de 1994. Por serem indispensáveis, é imprescindível que contem com o apoio dos representantes da sociedade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Coordenador da Frente, Pozzobom esclarece que os trabalhos serão voltados ao debate de reivindicações da categoria e também em apoio a iniciativas protagonizadas com frequência pela Ordem dos Advogados do Brasil, como mobilizações pela reforma política, pelos 12% do orçamento estadual e 10% do federal para a Saúde, a campanha “Brasil contra a violência” e o movimento de combate a impunidade e a corrupção. “O conceito da Frente não será somente corporativo, uma vez que é também atribuição da Advocacia defender a ordem jurídica, o Estado democrático, a justiça social e os direitos humanos. Os grandes temas da Advocacia são os grandes temas da Cidadania. Não há como diferenciar uma de outra”, concluiu.

Participaram do ato o procurador-geral do Estado, Dr. Carlos Henrique Kaipper; o vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Cláudio Lamachia; o presidente da OAB – seccional Rio Grande do Sul, Dr. Marcelo Bertoluci; o promotor de justiça Dr. Adriano Marmitt; o defensor público Dr. Rodolfo Malhão, neste ato representando o defensor público-geral do Estado; o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa; o juiz coronel Sérgio Antônio Berni de Brum; Edelberto Machado Mendonça Neto, representando o Tribunal de Contas do Estado; Dra. Fabiana Azevedo da Cunha Barth, da Associação dos Procuradores do RS (Apergs); Dr. Gustavo Juchem, da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Estado do RS (Satergs); Marcus Flavius De Los Santos, do Sindicato dos Advogados do RS (Sindars), entre outras autoridades. “

GRANDE EXPEDIENTE – Em Grande Expediente proferido na tarde desta terça-feira, em homenagem ao Dia do Advogado, o proponente, deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), destacou a função social da categoria, e também a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos momentos mais importantes para garantir a democracia brasileira.

Pozzobom salientou que a profissão do advogado nem sempre é bem compreendida. “Muitas e muitas vezes se passa a sensação de que os advogados são proprietários de grandes escritórios. Não, a maioria dos advogados dão muito duro para se graduar e depois para trabalhar. É desta forma que a maioria absoluta dos advogados trabalham: muitas vezes virando a noite, sem dormir para garantir o prazo”, afirmou.

Advogado por profissão, Pozzobom lembrou de sua trajetória no exercício do Direito. “Não poderia deixar de lembrar o Dr. Edison Domingues, que foi o meu padrinho político e na advocacia. Foi ele que, há 17 anos, filou-me no PSDB. Foi no seu escritório que fiz seis anos de estágio. Foi ele que me entregou a Carteira e o Diploma da OAB, enfim, teve um papel fundamental na minha vida pública e privada”, salientou.

Pozzobom encerrou ressaltando a participação da OAB em momentos relevantes da política brasileira. “Quero ressaltar o orgulho que tenho de ser advogado. Toda a vez que o Brasil precisou da OAB, a OAB esteve ao seu lado. Isso ocorreu nos momentos mais difíceis, de ditadura ou democracia, na elaboração da Constituição de 1988, no impeachment do Collor, e assim por diante. Sempre que solicitada, a OAB nunca se furtou, esteve dignamente ao lado do Brasil, como a verdadeira advogada do povo brasileiro. Parabéns a todos os advogados”, concluiu.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo