CulturaEconomiaEducação

OPORTUNO. Filme e bom debate sobre a crise ianque, no “Cultura da Sedufsm”

Convenhamos, é uma questão de oportunidade. E não deve, nem foi, se perdida. O mundo passa, aos poucos, a conviver com nova crise econômica. Curiosamente, ela é proveniente dos países ricos, agora da Europa. Daí porque, ou também por isso, é bastante interessante a 49ª edição do “Cultura na Sedufsm”, tradicional promoção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM.

Será nesta quinta-feira a apresentação do filme “Inside Job”, seguida de debate com gente que sabe do que fala. O pano de fundo é exatamente a crise ianque, que quebrou (?) um punhado de instituições financeiras grandonas e, no Brasil, por obra e graça de Luiz Inácio, virou “marolinha”.

Para saber mais do que ocorre no auditório da entidade sindical, na rua André Marques, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é de Fritz R. Nunes (com informações, também, do portal iG). A seguir:

Filme disseca bastidores da crise de 2008

… A Seção Sindical dos Docentes da UFSM realiza nesta quinta, 27, a 49ª edição do projeto Cultura na SEDUFSM. A partir das 19h será exibido o documentário “Inside Job”, traduzido para o português como “Trabalho Interno”. O filme, que tem a direção de Charles Ferguson, ao longo de duas horas apresenta aspectos que estão por trás da crise econômica de 2008, que abalou os Estados Unidos e traz reflexos globais até o momento.

Após a exibição haverá um debate com os convidados, que são o professor Sérgio Prieb, do departamento de Ciências Econômicas da UFSM, Carlos Henrique Armani, professor do departamento de História da UFSM e Marcelo Carrion, diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria.

Narrado pelo ator Matt Damon, o filme revela verdades incômodas da crise que teve início com a quebra do banco americano Lehman Brothers. Com base em uma extensa pesquisa e séries de entrevistas com políticos, economistas, jornalistas e personalidades do setor financeiro – como o mega investidor George Soros –, o documentário esclarece as corrosivas relações e o jogo de interesses entre governantes, agentes reguladores do sistema financeiro e o mundo acadêmico…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo