FERROVIA. Estudo sugere traçado para a Norte-Sul incluindo Santa Maria. Comitê estuda ir até Schirmer
Há um grupo de empresários e lideranças da comunidade (e também da região) participando ativamente do Comitê de Mobilização pela Ferrovia Norte-Sul – incluindo, claro, Santa Maria no trajeto a ser definido pelo governo, através da Valec, empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária no país.
Desde o início este sítio tem estranhado a ausência mais efetiva da Prefeitura municipal no processo. Talvez por isso, imagina o editor, o grupo coordenado pelo deputado Valdeci Oliveira e pelo presidente da Câmara Marcelo Bisogno cogite agenda uma reunião com o prefeito Cezar Schirmer.
Isso surgiu, inclusive, na importante reunião acontecida na manhã passada, no Legislativo da comuna. Mais detalhes do encontro chegam através da assessoria de imprensa da Câmara, com texto e foto de Cristian Cunha. Acompanhe:
“Comitê em Defesa da Ferrosul apresenta levantamento técnico
O Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul, coordenado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno e pelo deputado estadual, Valdeci Oliveira, se reuniu na manhã desta segunda-feira (05), em Santa Maria. No encontro, o grupo de trabalho apresentou estudos e levantamentos técnicos com demandas da região central. Os dados deverão compor um dossiê que será entregue a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária do país.
Integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM) e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), contribuíram com um estudo sugerindo locais por onde o traçado da ferrovia poderá passar, antes de chegar ao seu destino final que é o Porto de Rio Grande. São eles: trecho Erechim – Passo Fundo; trecho Passo Fundo – Cruz Alta; trecho Cruz Alta – Phillipson; trecho phillipson – Canabarro; trecho Canabarro – Dilermando de Aguiar; trecho Dilermando de Aguiar – São Gabriel e trecho São Gabriel – Pelotas – Rio Grande…”
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Quer dizer que é mais fácil desviar a ferrovia até São Gabriel do que asfaltar a estrada até São Martinho? Quero ver.