FOI HOJE. Dilma, com bons motivos para estar feliz, inaugura o Aeromóvel que, enfim, é realidade por aqui
Com uma avaliação do governo em recuperação e MELHORIA nas intenções de voto, se considerados os últimos levantamentos do Datafolha, feitos em meio aos protestos de junho, é óbvio que o humor da presidente Dilma Rousseff também está em alta.
E isso ficou claro hoje, em Porto Alegre, na inauguração do Aeromovel. Por sinal, cá entre nós, fica difícil entender como uma ideia tão boa e pioneira e gaúcha, simplesmente foi ignorada ao longo do tempo. Hoje houve a reabilitação, com o inventor da história Oskar Coestner, sendo devidamente homenageado.
Isso se percebeu em todas as manifestações feitas na solenidade dirigida por Dilma e com a participação, também, entre outras autoridades, do governador Tarso Genro. Os detalhes do evento você tem no material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Heron Vidal, com foto de Cláudio Fachel. A seguir:
“Em cerimônia na Capital, Dilma e Tarso inauguram aeromóvel
Primeiros passageiros da linha de 814 metros do aeromóvel, de interligação entre as estações do Aeroporto Internacional Salgado Filho e do metrô da Trensurb, a presidente Dilma Rousseff, o governador Tarso Genro e o ministro dos Transportes, Agnaldo Ribeiro, inauguraram o novo sistema de transporte neste sábado (10). É a materialização de um projeto 30 anos idealizado pelo empresário gaúcho Oskar Coester. “Participo da inauguração de um símbolo do espírito inovador, da capacidade gerar tecnologia e de gerar meios para vencer novos desafios e que mostra que somos capazes de gerar nova tecnologia e inovar”, afirmou Dilma, ao saudar o empresário.
O ministro dos Transportes defendeu a transformação da Trensurb em uma “nova Embraer”. Anunciou que se empenhará para que o Rio Grande do Sul e Porto Alegre, a partir do case de qualidade do aeromóvel seja um centro de tecnologia e desenvolvimento de mobilidade urbana para o Brasil e mundo, “como hoje fazemos com os aviões”. O BRT, lembrou, foi uma solução em transportes desenvolvida em Curitiba (PR) que hoje é adotada em vários países do mundo. Frisou que o aeromóvel é 100% nacional com a participação de 50 empresas. O presidente da Aeromóvel Brasil, Oskar Coester, disse que “o aeromóvel é um avanço em movimentar pessoas. Em 1989 inauguramos esse sistema em Jacarta, na Indonésia, e agora repetimos isso”.
Convite
Tarso Genro convidou toda a comunidade política para que se “arregimente em torno do Governo do Estado e da prefeitura” para que possamos começar a trabalhar na formação de um polo de desenvolvimento científico e tecnológico na área de transportes para todo o Brasil”. Segundo o governador, o ministro dos Transportes “tematizou o assunto que já estará integrado na nossa agenda de trabalho a partir de agora”. É uma ideia que já vamos trabalhar”, ressaltou. Tarso foi aplaudido ao falar sobre o empresário Coester: “É um grande desbravador. Merece que nos…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Linha Centro-Campus por aeromóvel não ia dar muito certo… algum oligopólio local teria a ideia de reduzir horários, promover atrasos e socar estudante em pé “pra reduzir custos sem comprometer o lucro”.
Linha Centro-Campus por aeromovel seria interessante.
As cidades de porte médio, capitais,regiões metropolitanas
poderiam pensar nessa alternativa. As empresas responsáveis
pelos estudos e Planos de Mobilidade Urbana deveriam avaliar a possibilidade
de implantação .
O Ministro Agnaldo poderia ,como disse, implantar a planta da nova “Embraer” em Santa Maria
É forma de revitalizar Santa Maria e sua história Ferroviária .Afinal DNA Santa Maria tem.Com a palavra os
Os protagonistas … Técnicos, Emp. e força política
Trinta anos esperando pra ver um invento funcionando. Isto é Brasil, sil, sil! Em 89, começou a funcionar em Jacarta. PelamordeDeus! Lá fora, o reconhecimento que já era devido aqui dentro!