LUNETA ELETRÔNICA. “Em dia com SM”, a trena do Diniz, verba para escola, feirão dos pais, Perau limpo…
* Que não se diga, enfim, que nada aconteceu na Câmara de Vereadores. Foi uma sessão em que pelo menos um projeto de fato relevante virou lei, nesta quinta.
* Em sessão extraordinária, a pedido do líder do governo, João Carlos Maciel, os edis aprovaram o projeto que cria o programa “Em dia com Santa Maria”.
* Através dele, são concedidos vários incentivos para o pagamento de débitos em atraso. Isso pode permitir, quem sabe, a recuperação de troco considerado perdido pela comuna.
* Também na sessão uma nova Frente Parlamentar foi criada. Assinada por oito edis, ela vai defender o interesse das pessoas com deficiência.
* Mas, creia, caro leitor, nada foi mais, digamos, diferente, ou talvez excêntrico, que a manifestação do vereador Daniel Diniz, na tribuna.
* Além de agradecer o telefonema do secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, que informou ter o prefeito Cezar Schirmer avocado a si o tratamento às demandas dos vereadores, o petista mostrou, como já havia feito em reunião anterior, uma trena.
* Sim, uma trena. Só que esta de 30 metros. Recebida como “presente” de um cidadão, serviria para “medir os bucacos nas ruas de Santa Maria”. Pooois é.
* Ah, mas houve outras manifestações feitas e também requerimentos aprovados. Mas isso você pode conferir no material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo (AQUI).
* A Escola Paulo Lauda, da zona oeste, recebeu recursos na ordem de R$ 60 mil, do governo do Estado. Serão utilizados para reformar toda a a calçada do estabelecimento.
* A dispensa de licitação foi assinada nesta quinta, na 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Participaram do ato a coordenadora, Celita da Silva, o coordenador do Setor Pedagógico, Rogier de Menezes, e a responsável pelo setor de Obras, Otilde Torri.
* Pela escolar estiveram na CRE as representantes da “Paulo Lauda”, professoras Jeanine Bastos Bergenthal (diretora) e Lisiane Pereira.
* A empresa que prestará o serviço será a Línea Engenharia. Disse, no ato, a diretora Jeanine: “nossa escola tem uma grande área, além de alunos e funcionários, muitas pessoas passam por ali, veio em uma boa hora e estamos muito felizes”.
* O segundo semestre letivo na Rede Municipal de Ensino iniciou na última segunda, dia 5, quando cerca de 20 mil alunos das 77 escolas voltaram às salas de aula.
* Nesta quinta foi a vez da equipe pedagógica da Secretaria de Educação liderada pela secretaria interina, Silvana Guerino, dar as boas vindas. Divididas em grupos, as professoras percorreram todas as instituições.
* Levaram, no relato da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “uma mensagem positiva, de estímulo, carinho e esperança”.
* Mas não foi só isso. Também entregaram “símbolo da paz: uma pomba branca confeccionada artesanalmente. Uma das escolas visitadas pela secretária, no turno da manhã, foi a Francisca Weinmann, localizada na Vila Goiânia.
* Acontece sábado, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorschester (rua Heitor Campos, fundos da Basílica), mais uma edição do “Feirão dos Pais”.
* Estarão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, plantas ornamentais, além de lanches e uma grande variedade de produtos destinados a presentear os pais.
* A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança, com a participação efetiva dos grupos Associados à Economia Solidária.
* PSB de Santa Maria e Fundação João Mangabeira promovem curso de formação política. O objetivo é, segundo nota do partido, “ampliar a capacidade de intervenção política de seus filiados”.
* Será neste sábado, a partir das 2 da tarde, na Câmara. O treinamento será ministrado por Carlos Orling, Chefe de Gabinete do Vice-Governador, Beto Grill.
* Estão previstos três painéis: “O Programa do PSB como fonte de propostas para o nosso tempo”; “O Socialismo como Utopia” e “Análise da Conjuntura Nacional.”
* A programação faz parte do Ciclo de Palestras, atividade voltada para a educação política dos militantes socialistas.
* Um dos principais cartões postais de Santa Maria e da Região, a Estrada do Perau, recebeu, durante essa quinta uma série de cuidados voltados para limpeza e manutenção.
* A medida, tomada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, já estava prevista em cronograma de reparos que chegou a outras áreas da cidade.
* Uma equipe de mais de vinte funcionários foi destacada para o serviço que inclui corte de grama das calçadas, raspagem e pintura dos meios-fios, além de limpeza dos mirantes e recolhimento do lixo que, jogado pelos visitantes, acaba acumulado.
* O mutirão teve início na divisa dos municípios de Santa Maria com Itaara (“dono” de metade da Estrada) e segue até o bairro Campestre do Menino Deus.
” …uma série de cuidados” é aumentar a pífia ação da PMSM em relação ao Perau. A grama e o arbustos dos mirantes foram cortados … e ponto. Quem corta grama não recolhe lixo. A calçada continua quebrada em inúmeros pontos da estrada. E se fala em Turismo nessa terra!
Na época em que era Vereador de oposição ao governo Valdeci, o atual secretário de Obras, berra, gritava, esperneava na Câmara de Vereadores. Chegou até ir tapar buracos no calçadão e colocar a mão na massa na esquina do calçadão com a Floriano Peixoto.
Todavia, agora, que é o detentor da pasta de obras deixa a cidade esburaca.
Incoerência? Incompetência? Um mix de ambas? Qual a sua opinião?
Essa trena tem 2 finalidades.
A 1º finalidade é para medir a pança antes das eleições, e depois medi-la após as eleições, com algumas medidas a mais de tanto risoto, galinha assada, pão com salsicha e salada que “PAGAM” na época da eleições, tudo para angariar votos do eleitores que se vendem por jantas.
A 2º finalidade é para medir o histórico de mentiras, promessas que não cumprem e por fim medir o nariz de “pinóquio” no fim do mandato.
Tava tomando hoje um mate com meu amigo “FELIPÃO”, ai ele disse que da mesma forma que limparam a estrada do “perau” vão limpar os cargos do PDT na prefeitura.
Em dia com Santa Maria”.
Quer dizer que se eu NÃO paguei impostos, apliquei o dinheiro, tive rendimentos e juros, posso pagar agora o mesmo valor originalmente devido…mas são trouxas quem paga em dia em Santa Maria!
Isto será um chamado ao NAO PAGAMENTO, pois a cada tempo fazem esta leis de passar a mão nos devedores.
Como uma prefeitura cria uma lei com este nome: Em dia com Santa Maria, quando é ela quem mais está em atraso?
Helvio Baso? Cadê?
E os vereadores aprovam? E aquele prédio ao lado, na parede detrás do homem da trena… pega esta trena e mede quantos metros quadrados FALTAM para que voces tenham uma casa decente.
Querem reclamar dos buracos? E esta obra inacabada aí atrás vereadores da trena?
Prática de espichar trena já deu para ver, é só abrir a porta azul e sair medindo obra inacabada aí do ladinho.