MEMÓRIA. Prefeitura decreta luto oficial de um dia pela morte de Wilson Aita. O sepultamento foi agora à tarde
Voltaremos ao tema, mais tarde, com outros detalhes, inclusive do velório e sepultamento, agora à tarde, de Wilson Aita, MORTO na noite passada, aos 91 anos – ele completaria 92 em dezembro. Fiquemos, agora, com a manifestação feita pelo prefeito Cezar Schirmer, em material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete, no final da manhã de hoje. O texto é de Luiz Otávio Prates. A seguir:
“Prefeito lastima falecimento do provedor Emérito do Caridade, Wilson Aita, e decreta luto oficial no município
O prefeito Cezar Schirmer recebeu, com muito pesar, a notícia do falecimento do professor e engenheiro civil, Wilson Aita, e decretou Luto Oficial por um dia no município. “Wilson Aita foi um cidadão com uma tragetória de muito trabalho, dedicação e valorização da nossa cidade. O que aconteceu de bom nos últimos 70 anos em Santa Maria tiveram a sua contribuição”, disse o chefe do Executivo, lamentando a morte do provedor Emérito do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo..
O engenheiro civil foi um dos criadores, em 1960, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria – razão pela qual recebeu, em 2009, o título de professor Honoris Causa. Além disso, Aita assessorou o então reitor da instituição, na época de sua criação, José Mariano da Rocha, e auxiliou na construção e administração da universidade. “Aita deixa um grande legado para Santa Maria”, frisou Schirmer.
Wilson Aita foi recentemente homenageado com a inauguração da Policlínica Provedor Wilson Aita, que carrega o seu nome. Aita, que estava internado há quatro dias no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, morreu aos 92 anos de falência múltipla dos órgãos, na noite desta sexta-feira (2). Seu corpo foi velado nesta manhã, na Capela do Hospital de Caridade, e sepultado à tarde, no Cemitério Santa Rita.”
‘Tragetória’ e ‘O que aconteceu de bom tiveram’ foram de doer.