SECRETARIADO. À espera dos últimos nomes. Sim, porque a outra dúvida sumiu: PDT segue no governo
A qualquer momento o prefeito Cezar Schirmer deve anunciar os nove nomes finais do secretariado para o segundo mandato – recém iniciado. Na verdade, oito deles já estariam definidos. Falta apenas (se é que já não foi escolhido também) o do presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Santa Maria, que vai substituir o Escritório da Cidade. A autarquia, aliás, já sumiu. Só falta ser “sepultada” através de nova lei (que não deve ser tão difícil assim de ser aprovada pela Câmara), em que será detalhado o funcionamento do IPUSM.
Schirmer pode escolher. Anuncia em partes. Como tem feito até aqui. Ou todos de uma vez, se tiver o que vai comandar o Instituto, nao obstante a legislação adicional a ser definida. O fato é que o outro enrosco ainda pendente deixou de existir. O prefeito deve já ter comunicado ao PMDB (e também ao PP e ao DEM), recalcitrante em aceitar a permanência no governo do PDT, desafeto, no Legislativo, do trio principal de partidos governistas.
Essa situação ficou bastante clara após entrevista concedida pelo prefeito ao jornalista Vicente Bisogno, na manhã passada, na radio Imembuí. A propósito, reproduzo nota que publiquei ao meio dia desta terça, com as devidas correções cronológicas. Confira:
“PREFEITURA. Entrevista de Schirmer deixa claro: ele vai ignorar as pressões e manterá o PDT no governo
O PMDB, especialmente, e também PP e DEM podem esbravejar o quanto quiserem. Mas, provavelmente, terão que buscar outras alternativas de pressão. O fato é que, na entrevista concedida na manhã dersta terça pelo prefeito Cezar Schirmer ao jornalista Vicente Bisogno, no programa “Controle Geral”, da radio Imembuí, ficou bastante claro: o PDT não sairá do governo.
Reiterou Schirmer o que as fontes do Palacete da SUCV têm dito, inclusive a este editor: uma coisa é o governo, outra é a Câmara de Vereadores. O acordo com 17 partidos, para a reeleição, será mantido. Já a aliança feita para administrar o Legislativo é outra, com cinco agremiações governistas.
Dedução óbvia: o documento peemedebista (com a chancela também de pepistas e demistas) será ignorado pelo prefeito. E, assim, a qualquer momento deve ser confirmado Miguel Passini na secretaria de Mobilidade Urbana. Da mesma forma, outros cargos (consta que cerca de duas dezenas) no segundo escalão ficam garantidos ao PDT.
PERGUNTINHA CLAUDEMIRIANA: o que poderão fazer os partidos aliados desconfortáveis com o pedetismo na Câmara e muito brabos com o presidente Marcelo Bisogno? Resposta possível, no momento: esperar o final do ano e refazer o acordo para a Mesa do parlamento. Atenção: faltam mais de quatro meses até a nova eleiçao no Legislativo.”
Vai arrumar uma boquinha como conselheiro do TCE.
Depois que o prefeito cumprir o restante do mandato, ele não se elegerá nem para “DIRETOR DE COLÉGINHO”!
Quem me disse isso foi o “FELIPÃO”!