EconomiaSanta MariaTecnologia

DESENVOLVIMENTO. Arranjos produtivos com troco vindo do Estado serão instalados nesta quarta em SM

Primeiro, houve o trabalho local, importante e fundamental, da Agência de Desenvolvimento. Depois, a disputa de recursos do Estado, via editais específicos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento do Governo do Estado. Em seguida, a conquista de recursos para os dois Arranjos Produtivos.

Agora, a instalação, que acontece nesta quarta-feira. E eles até têm nome próprio: Centrosoftware (tecnologia) e Metalcentro (metalurgia). Mais detalhes? No material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). O texto é de Marielle Flôres. Acompanhe:

Lançamento oficial dos APL’s Centrosoftware e Metalcentro acontece no dia 18

Após o enquadramento de dois Arranjos Produtivos Locais da Região Central para receber apoio do Governo do Estado por meio do Projeto de Fortalecimento dos APLs, acontece no próximo dia 18, quarta-feira, o Lançamento Oficial dos APLs Centrosoftware e Metalcentro.

A Primeira Reunião da Governança dos APLs, que acontece a partir das 10h, na APUSM, contará com a presença do Prefeito Cezar Schirmer, do Diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento do Governo do Estado do RS, Sérgio Kapron, além de integrantes dos APLs enquadrados na região central – CENTROSOFTWARE e METALCENTRO, do COREDE Central, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Sebrae, Santa Maria Tecnoparque e CACISM.

Para Santos Viana, coordenador do Centrosoftware, com o reconhecimento destes APLs, a região central entrou no mapa de investimentos do RS:

– Através do envolvimento de todos os atores de tecnologia de informação e comunicação e também do setor metalmecânico da região central, alcançamos este primeiro objetivo. Esperamos dar continuidade ao processo de desenvolvimento que construímos e aproveitar as oportunidades de crescimento que surgem através do enquadramento destes APLs.

Confira abaixo a programação:

Pauta: Lançamento oficial dos APL’s CENTROSOFTWARE e METALCENTRO e Primeira Reunião da Governança

Dia: 18 de setembro de 2013 (quarta-feira)

Programação:

10h às 12h – Solenidade de lançamento oficial dos APL’s CENTROSOFTWARE e METALCENTRO

– Boas vindas do Prefeito Cezar Schirmer

– Apresentação da AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

– Apresentação do APL METALCENTRO – Arranjo Produtivo Local Metal Mecânico da Região Centro do RS

– Apresentação do APL CENTROSOFTWARE – Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação da Região Central do RS

– Depoimento dos integrantes da Governança: COREDE Central, ADESM, SEBRAE, Santa Maria TECNOPARQUE e CACISM

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 16h – Organização da agenda de ações com empresas beneficiadas do APL CENTROSOFTWARE

16h às 18h – Organização da agenda de ações com empresas beneficiadas do APL METALCENTRO

Local: APUSM, Av. Nossa Senhora das Dores, nº 791, Santa Maria, RS

O Projeto APLs – O Projeto de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais faz parte do Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, coordenado pela AGDI. Pertence à política da Economia da Cooperação, um dos eixos estratégicos da Política Industrial implantada pelo Governo do Estado, e conta com financiamento do programa Proredes/Bird. O apoio oferecido pelo Governo do Estado visa estimular a auto-organização de empresas, trabalhadores e instituições em APLs, com governança participativa, coordenação e plano de desenvolvimento próprio.

Os APLs enquadrados poderão acessar um total de R$ 4 milhões, em quatro anos, para apoio à governança e elaboração de planos de desenvolvimento, além de um potencial de R$ 7,2 milhões ao ano com incentivo fiscal. Serão exigidas contrapartidas financeiras ou econômicas crescentes, iniciando em pelo menos 10% do valor recebido já no primeiro ano.”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Ainda nessa seara, talvez vale apena conferir:

    Debates FEE – Fundação de Economia e Estatística do RS: Os Arranjos Produtivos Locais do Rio Grando do Sul: Análises e Políticas Públicas
    Dia 24/09/2013, às 14h30min, no Auditório da FEE, Rua Duque de Caxias, 1691 – Centro, POA.

  2. Pelo que deu para ver, são cooperativas de pequenos/médias empresas com linhas de crédito subsidiado (também com dinheiro público).
    Se der certo, depois de um certo tempo elas pagam as dívidas e começam a andar com as próprias pernas.
    Se der errado, vai um monte de dinheiro para o ralo e os participantes viram um problema social.
    Resumindo: é um capitalismo onde, sob os auspícios do Estado, o risco do empresário é dividido com o contribuinte. Tomara que de tudo certo!

  3. Gostaria de clarear um pont. Essa ação se deve e muito ao engajamento dos empresários de TIC e Metal-Mecânico de SM e região que se organizaram e se formalizaram num projeto associativo. Essa é uma das alternativas para o desenvolvimento do setor empresarial local. Também foi de enorme importância o apoio de diversas outras entidades de classe, IE, Sistema S, Corede, Prefeituras e legislativos da região através da formalização de carta de apoio aos dois projetos, ou seja, vários atores da região se mobilizaram para apoiar essa iniciativa dos empresários. Parabéns, agora é trabalhar em conjunto….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo