EconomiaEstadoPolítica

ECONOMIA. Pibão “chinês” do Rio Grande anima o governo. Crescimento gaúcho é maior que o brasileiro

O governo gaúcho está festejando. Tem suas razões. Afinal, uma das apostas do Palácio Piratini, inclusive para incrementar a arrecadação, é o aumento do Produto Interno Bruto. E a divulgação, nesta quarta, pela Fundação de Economia e Estatística, que a produção gaúcha cresceu 15% no segundo trimestre do ano deixou o governador Tarso Genro com um sorriso de orelha a orelha. Ainda mais que, como acréscimo, constatou-se uma expansão do PIB na casa dos 8,9% no semestre.

“É um Pibão chinês”, DECLAROU o governador, acrescentando que isso é uma demonstração de que “a diversidade da economia gaúcha (agronecócio, agricultura familiar, indústria e serviços) é que dá pujança ao Estado e deve se vai se confirmar aquilo que eu já tenho dito: este ano, nós vamos crescer mais que o dobro do crescimento do Brasil”.

Quem também se manifestou acerca do resultado do Produto Interno Bruto do Estado foi o líder do governo na Assembleia Legislativa. Confira, a propósito, o material produzido pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. O texto é de Tiago Machado. A seguir:

Evolução do PIB gaúcho atesta acerto político, afirma Valdeci

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), comemorou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul no segundo trimestre deste ano. Conforme anúncio feito pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) nesta quarta (11), o PIB gaúcho deu um salto de 15% no período, em comparação com o segundo trimestre de 2012. No acumulado do primeiro semestre, a evolução é de 8,9%. O desempenho da agricultura, da indústria e das atividades de transporte foi fundamental para o resultado econômico positivo. “É um PIB padrão China”, definiu Valdeci.

Para o deputado, um conjunto de ações e de medidas implementado pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal, estimulou o aquecimento da economia estadual. “O Plano Safra RS, que complementa o Plano Safra Nacional, a nova política industrial, a atração de investimentos externos e o apoio às cooperativas colaboraram muito para chegarmos a este patamar. O governo do Estado optou por induzir o desenvolvimento em vez de reduzir serviços e investimentos. Foi um acerto político”, explicou.

Segundo Valdeci, neste ano e em 2014, o desenvolvimento econômico do Estado deve ser ampliado a partir de uma série de ações de infraestrutura em várias regiões gaúchas. “Será neste próximo período que o governo do Estado vai concluir ou dar andamento a diversos acessos municipais e ligações intermunicipais. Além disso, também será ampliado o investimento em saúde, em saneamento e na infraestrutura educacional”, acrescentou.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo