Na verdade, é a 18ª edição da JAI. Uma oportunidade rara de conhecer os trabalhos de pesquisa e extensão da Universidade Federal e também cerca de 180 apresentados por estudantes de outras instituições.
Será em outubro, e vai ter a avaliação de docentes da UFSM, e também por um comitê do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Enfim, tem tudo para ser um grande festival científico, com o perdão da licença claudemiriana. E foi tratada, a JAI, em material publicado no sítio da Universidade, através da Coordenadoria de Comunicação Social. A reportagem é de Victor Carlotto, com foto de Ítalo Padilha. Confira:
“28ª JAI terá apresentação de 2.757 trabalhos
28ª Jornada Acadêmica Integrada(JAI) terá a apresentação de 2.757 trabalhos que deve ocorrer entre 14 e 18 de outubro. Os trabalhos se dividem entre o 28º Salão de Iniciação Científica (para trabalhos de pesquisa), 6º Fórum Extensão Conta (para trabalhos de extensão), 5ª Mostra de Ensino (para trabalhos de ensino) e 4º Salão de Pós-graduação (para pós-graduandos).
Nesse ano, a JAI traz duas mudanças em relação aos anos anteriores. A primeira mudança é a isenção da taxa de inscrição para trabalhos oriundos da UFSM. Entretanto, os 160 trabalhos externos provenientes de outras universidades tiveram de pagar a taxa de R$20.
– Nós entendemos que a JAI é um evento da UFSM para a comunidade acadêmica da UFSM e por isso a isenção do pagamento – explica prof° Alessandro Dal Col Lúcio, Coordenador da Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.
A segunda mudança é o local da apresentação dos trabalhos. As apresentações ocorriam tradicionalmente nos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), mas os trabalhos desse ano devem ser apresentados no Pavilhão Polivalente do Centro de Eventos da UFSM, onde ocorreu em maio a mostra de cursos, profisões e pesquisa da 2ª Profitecs. Segundo o prof. Alessandro Dal Col, a medida é uma adequação às normas de segurança orientadas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Maria…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.