ELEIÇÕES 2014. Ibope mostra Dilma vitoriosa no primeiro turno. Teria 5% além da soma dos demais
O jornal O Estado de São Paulo, em sua versão online, divulgou agora há pouco o resultado da mais recente pesquisa do Ibope, tendo em vista a eleição presidencial do próximo ano. E mostra recuperação crescente de Dilma Rousseff, que havia despencado (ainda que mantendo a dianteira) em junho, durante o período de manifestações de rua.
Quem mais perdeu, de lá para cá, foi Marina Silva, que tenta criar o Rede, partido pelo qual disputaria a eleição. Mais detalhes você tem na reportagem assinada por José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti. Acompanhe:
“Ibope: Marina cai, Dilma cresce e abre 22 pontos…
… Pesquisa nacional Ibope em parceria com o Estado mostra que Dilma Rousseff (PT) abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido), na corrida presidencial. Em julho, a diferença era de 8 pontos. Desde então, a presidente cresceu em ambos os cenários de primeiro turno estimulados pelo Ibope, enquanto Marina perdeu seis pontos, se distanciando de Dilma e ficando mais ameaçada pelos outros candidatos.
No cenário que tem Aécio Neves como candidato do PSDB, Dilma cresceu de 30% para 38% nos dois últimos meses. Ao mesmo tempo, Marina caiu de 22% para 16%. Aécio oscilou de 13% para 11%, enquanto Eduardo Campos (PSB) foi de 5% para 4%. A taxa de eleitores sem candidato continua alta: 31% (dos quais, 15% dizem que votarão em branco ou anularão, e 16% não sabem responder).
O cenário com José Serra como candidato do PSDB não tem diferenças relevantes: Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Nessa hipótese, 30% não têm candidato: 14% de branco e nulo, e 16% de não sabe. Não há cenário idêntico a esse em pesquisa anterior do Ibope para comparar.
Nos dois cenários, Dilma tem intenção de voto superior à soma de seus três adversários: 37% contra 32% (cenário Serra) e 38% contra 31% (cenário Aécio). Isso indica chance de vitória no primeiro turno. Mas convém lembrar que praticamente 1 em cada 3 eleitores não tem candidato e ainda falta um ano para a eleição…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Para um candidato ser eleito em primeiro turno é preciso maioria absoluta. É necessário mais da metade dos votos válidos (desconta-se os nulos e brancos).