Terminou agora há pouco o prazo para a inscrição de chapas para a Presidência e o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, em Santa Maria, no pleito interno que acontece em novembro.
As grandes correntes que militam na comuna acordaram e vão apoiar Sidinei Pereira para a presidência – ele é do PT Amplo, mas conta com a chancela, também, da Unidade na Luta Democrática (ULD) e do PT de Lutas e de Massas. Leia-se, respectivamente, as tendências que têm a liderança de Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira. Também apoiam Sidnei as correntes Movimento PT e Socialismo 21.
Não houve, no entanto, acordo “programático” com outras duas correntes petistas locais, a Democracia Socialista (DS) e a Articulação de Esquerda (AE). Estas apostam num nome próprio, Vanderlei Pereira, que concorreu a vereador, no ano passado.
Se a disputa à presidência conseguiu fazer com que os grandões se unissem, o mesmo não se pode dizer da disputa para o Diretório. Nessa instância estão inscritas quatro chapas distintas, e pelo menos duas delas totalmente alinhadas às candidaturas estaduais à presidência do PT.
Assim, concorrerão em faixa própria, a chapa “Esquerda Socialista” (que reúne a DS e a AE), e as composições do PT de Lutas, PT Amplo, e de Massas e Unidade na Luta Democrática (esta com a adesão do Movimento PT e do Socialismo XXI). A primeira e a segunda, no Estado, apoiam a candidatura do ex-prefeito de São Leopoldo Ari Vanazzi (Articulação de Esquerda) à presidência. A terceira está fechada com o deputado federal Paulo Pimenta e a quarta com Jairo Jorge (Socialismo XXI), prefeito de Canoas.
Isso é como a piada do mulita se juntam todos para bater num, portanto os filiados do PT, deveriam pensar e mudar um pouco e votar do Vanderlei, pois quem mama sempre é os mesmo se eu fosse do PT, votaria para tirar os mesmos.
Minha amiga Magali diz que vai apoiar o Sidnei!!
Meu apoio é, assim como foi para vereador, é para o companheiro Vandelei Dos Santos, na defesa de um PT militante, autônomo e próximo aos movimentos sociais. Respeito o companheiro Sidinei Cardoso Pereira e realmente espero que ambos façam, como diria o mestre Olívio Dutra, “o bom debate”. Nesses 33 anos de história, 25 anos de experiência na administração pública e 10 a frente do governo federal, o PT precisa, em todas as suas esferas, aprofundar o debate o interno e fortalecer a militância para que possamos avançar nas mudanças e também corrigir rumos.