CidadaniaCultura

ÍNDIGENAS. Aldeia urbana kaingang recebe “Bretã”

Uma novidade e tanto. Ela acontece amanhã, na aldeia kaingang localizada próxima à Estação Rodoviária. Trata-se do lançamento, em momento político considerado relevante pelos envolvidos, de uma revista.

Bem, vamos fazer o seguinte: deixemos que Bruna Homrich e Fritz R. Nunes, da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, apoiadora da proposta, conte a história toda. A foto é do arquivo da Sedufsm. A seguir:

 sedufsm indioAto político marca lançamento da revista ‘As aventuras do indiozinho Bretã’

…Mais que ressaltar uma produção educativa e cultural do sindicato, o lançamento da revista ‘As aventuras do indiozinho Bretã’ reforçará, também, a aliança que vem sendo estabelecida há bastante tempo entre o movimento docente de Santa Maria e as comunidades indígenas locais.

Com a presença de entidades sindicais, movimentos sociais e grupos indigenistas, o evento ocorrerá, a partir das 17h desta quinta-feira, 26, na aldeia Três Soitas (rua Pedro Santini, próximo à rodoviária de Santa Maria), onde, há mais de dez anos, vivem famílias Kaingang.

Na luta pela terra e por outros direitos básicos historicamente negados, os indígenas encontraram o movimento sindical docente como um aliado, que tem abraçado a causa indígena como uma de suas frentes de luta, cimentando uma aliança firme e duradoura.

Matias Rempel, do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), destaca o passo importante dado pelo sindicato, que sai do papel de apoiador dos movimentos sociais para se mostrar propositivo em relação a esses. “Mostra a Sedufsm como ativa e consciente de seu papel na transformação da sociedade”, diz Rempel, que também pontua a importância do evento para os kaingang.

“A comunidade kaingang está num centro urbano. Isso traz mais desafios na manutenção da cultura dos seus. É preciso ter raízes fortes. Como ainda não tem essas raízes a partir da terra consolidada, a escola assume um papel fundamental. Os kaingang do Rio Grande do Sul carecem de ferramentas didáticas para essa educação especializada. Isso irá…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo