KISS. “Falsificação de laudos”, um dos elementos novos entregues ao MP, por familiares das vítimas
![Dois inquéritos ainda em andamento ofereceram subsídios entregues ao MP, nesta quarta](https://img.claudemirpereira.com.br/2013/09/kiss-famílias2.jpg)
Os familiares das vítimas da tragédia não desistem de reverter o arquivamento do inquérito civil que investigou a atuação de agentes públicos no episódio em que morreram 242 jovens e outros 600 ficaram feridos, muitos deles com sequelas e enfrentando até dificuldades para receber o tratamento adequado.
Nesta quarta-feira, com a guarida também de parlamentares de diversos partidos, entre eles o deputado federal Danrlei de Deus (PSD) e os estaduais Zilá Breitenbach (PSDB) e Mano Changes (PP), foram à Assembleia Legislativa e, sobretudo, ao Ministério Público.
Lá, entregaram o que consideram novos elementos, capazes de convencer o Conselho do MP a mudar a decisão de arquivar o inquérito. Mais detalhes você tem no material originalmente publicado no portal Terra. A reportagem, texto e foto, é de Luiz Roese. Acompanhe:
“Familiares entregam novos dados ao MP para desarquivar caso…
… Uma comitiva de familiares de vítimas da tragédia da Boate Kiss visitou na tarde desta segunda-feira a sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), em Porto Alegre (RS), com a missão de tentar reverter o arquivamento do inquérito civil que investigou a atuação de agentes públicos para que acontecesse o incêndio que causou a morte de 242 pessoas em janeiro deste ano, em Santa Maria (RS). O grupo entregou novas informações ao subprocurador-geral para assuntos jurídicos, o santa-mariense Ivory Coelho Neto, para que esse material seja analisado pelo relator do processo, o procurador Marcelo Bandeira Pereira, antes de o caso ser analisado pelo 11 procuradores do Conselho Superior do MP-RS.
De acordo com o advogado Luiz Fernando Smaniotto, que representa a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) no caso, os fatos novos foram obtidos a partir de dois inquéritos da Polícia Civil, ainda em andamento, sobre a concessão de alvarás à Kiss. Segundo Smaniotto, o argumento usado pelo MP em Santa Maria para arquivar o inquérito de improbidade administrativa em relação a agentes públicos da prefeitura, de que não havia comunicação entre as secretarias de Finanças e de Controle e Mobilidade Urbana, cai por terra diante de uma lei municipal que exigiria “estreita relação” entre as pastas.
O advogado disse ainda que houve falsificação de laudos, como o de Estudo de Impacto de Vizinhança, para que a Kiss funcionasse. Outro dado apresentado por Smaniotto ao MP, a partir de um calhamaço de papel retirado dos inquéritos da Polícia Civil, é que a boate nunca apresentou à prefeitura todos os laudos exigidos para poder funcionar. “Está havendo um acordo velado para proteger o sistema”, opinou o advogado, antes da reunião no MP…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
A cada que passa fica mais claro que os promotores de Santa Maria simplesmente não investigaram, não fizeram esforço em cumprir com o papel que são pagos pela comunidade.
Colaboraram com o prefeito, dobraram a espinha por quais motivos?
O que liga os atuais promotores com o prefeito?
Quais os interesses que estão por trás desta decisão dos promotores de Santa Maria?
Os promotores colaboram com os nazistas da cidade.
Que colaborou com os nazistas é o que?
Ainda bem que nao fui somente eu que achei isto de MODA inadequado.
“Só não posso inventar moda para dar satisfação a um sentimento natural de dor”
Senhor procurador, não me parece ser isto o desejo da(AVTSM).Estão à solicitar, que se atenham, aos autos do Inquerito policial.
O senhor Procurador, funcionário público, não deve se preocupar, certamente, com o “inventar moda”. Pago pelos contribuintes deve se ater à lei, ainda que “ela” apresente vícios de origem política, sempre com brechas técnicas que na prática evitam que a justiça aconteça em plenitude no Brasil. Este funcionário público deve também se preocupar em não “inventar moda” que privilegie e proteja corporativamente membros do prório MP. Inclusive, deveria agir este Procurador e seus pares em buscar o cumprimento dos deveres do município de Santa Maria, estado do RS e da federação no amparo das famílias e das vítimas que lutam pela recomposição das suas vidas e dos tratamentos de saúde. AFINAL, OS EMPRESÁRIOS E A BANDA FORAM OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELO EVENTO TRÁGIO? É simplesmente vergonhoso o descaso para com estas pessoas; retrato da demagogia política brasileira.