PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Schirmer é desagravado por prefeitos, que se solidarizam e aplaudem decisão que arquivou inquérito

Schirmer e Farret, com Andres (C). Prefeitos do RS fechados contra “perseguições políticas”
Schirmer e Farret, com Andres (C). Prefeitos do RS fechados contra “perseguições políticas”

“Esta tragédia não comporta um jogo político.. Vocês não imaginam o quanto uma manifestação como essa nos alenta e nos estimula a prosseguir, na esperança de reconstrução dos nossos sonhos, dos nossos lares, do nosso futuro e da nossa cidade”. As palavras são de Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria, emocionado com a nota de desagravo que recebeu hoje, assinada pelos dirigentes das associações de municípios gauchos reunidos em torno da Famurs (a Federação da categoria).

O desagravo é, também, um aplauso à decisão do Tribunal de Justiça, que arquivou o inquérito que apontava Schirmer, e também outros servidores municipais, como um dos responsáveis pela tragédia de 27 de janeiro. Os detalhes e as circunstâncias em que o prefeito foi apoiado por seus colegas chegam através de material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Felipe Pires. A seguir:

Prefeitos gaúchos prestam solidariedade a Schirmer. Moção de apoio foi entregue ao chefe do Executivo, nesta quinta

Os prefeitos das cidades gaúchas prestaram uma grande homenagem ao chefe do Executivo santa-mariense, nesta quinta-feira (12), pela manhã, durante reunião da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado (AM Centro). O prefeito Cezar Schirmer e o vice José Haidar Farret receberam das mãos do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luiz Valdir Andrés, uma moção de apoio relativa às decisões judiciais sobre a tragédia que enlutou Santa Maria.

A nota de desagravo trata sobre o parecer do Ministério Público, que inocentou o chefe do Executivo, e rechaça qualquer exploração política posterior ao fato. “Os prefeitos se solidarizam com as famílias enlutadas e defendem que, dentro das regras do Estado Democrático de Direito, haja a apuração dos culpados. Ao mesmo tempo, invocam a legitimidade do mandato popular de Cezar Schirmer, reeleito nas urnas, para rejeitar perseguições políticas surgidas em virtude do episódio”, diz um trecho da nota.

O presidente da Famurs destacou que a moção foi aprovada por unanimidade, no último encontro da entidade, em julho deste ano. “Esta moção visa resgatar o cidadão, o homem público, o político de envergadura moral, de grandes qualidades, que é o prefeito Cezar Schirmer”, comentou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A NOTA DA FAMURS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

27 Comentários

  1. Os santamariense deveriam escola para os prefeitos, as associações de prefeituras, FAMURS e perguntar se o desagravo nao poderia ser reforçado com manifetacoes de apoio para as vitimas… Basta ver o ABANDONO que as vitimas tem aqui na cidade e provavelmente nas cidades de alguns firmantes do apoio ao Schirmer… Só falta o Schimere desagravar algum prefeito…

  2. Qual foi a ajuda dos firmantes para com as VITIMAS?
    Mandaram recursos? Apoio? Uma cartinha de condolências para as VITIMAS?

  3. Vivente, que nome mais disforme para um ser que não tem respeito aos jovens que ali estavam. Seu nome deveria ser morrente. Desrespeitoso, querer paz em cima de uma tragédia dessas? Jogar embaixo do tapete tantas irregularidades ? Quem assim procede de forma tão baixa terá o seu castigo e ai quero veer voce falar em paze reeguimento da cidade. Voce é muito baixo, só merece o desprezo e sua inconsequencia , sua falta de profundidade, de senso moral não é justificativa para abrir a boca e falar tantas bobagens.

  4. @maria
    Vou repetir o que disse,outro dia, o Sr. Everton Maciel.
    “Não se trata de FICHAS partidárias e sim, Crime Penal com 242 certidões de óbitos.”

  5. Apoiar estes dois senhores, é a mesma coisa que apoiar o nazismo.
    Apoiar estes senhores é apoiar a impunidade, a violência, a maldade.
    Apoiar estes senhores é voltar atrás na evolução como seres humanos.
    É voltar no tempo. É retrocesso humano.

  6. Eu nao votei em nenhum deste outros prefeitos, logo a opinião deles aqui é corporativista. Votei no Schirmer e me arrependo, nao vejo ele como culpado pelo que ocorreu, mas me decepciona a atitude dele a partir do dia 27 de janeiro. Decepção é o que eu sinto.

  7. Caro vivente, concordo em parte com os teus argumentos, mas quem DEVE dar o primeiro passo em busca de reconciliação e de paz, é o ilustríssimo senhor prefeito CEZAR SCHIRMER. Ele é a única pessoa que pode começar um processo de reavivamento desta decadente Santa Maria.

  8. Nao sei por onde começa a paz e o perdão, mas com certeza passa pela justiça, que é exatamente o que ninguém está vendo junto a administração municipal. Tá dificil, a encenação dos inpunes não pára.

  9. Quanta leviandade escrita sem conhecimento de causa. Pense antes de escrever algo mas pensem com o cérebro e não com o fígado. Nestes comentários percebe-se politica partidária.

  10. Fomos todos omissos, pq as irregularidades existiam e nunca ninguém cobrou nada!Todo mundo entrava na boate pensando no trago que iría tomar ou na menina que quería pegar! Quanta hipocrísia minha gente! Ta na hora de enterrar esse rancor, essa mágoa e esse sentimento de vingança! Toda essa negatividade vai nos colocar mais ainda no buraco que nós mesmos cavamos e entramos! Santa Maria precisa de Paz para se reerguer! Chega de tragédia e de ódio! Que a luz divina desça sobre a nossa cidade e levante a alegria e a felicidade que tinhamos de sobra em nossa cidade! Fiquem com Deus!

  11. Li e Gordo Incrédulo: A culpa do senhor Cezar Schirmer é na medida do seu acovardamento diante dessa tragédia, ao invés de ao menos tentar buscar os responsáveis dentro da sua casa, ele tratou de esconder-se numa trincheira e ficar defendendo-se e atirando contra os familiares das vítimas. Ele não teve coragem para descer do seu palacete, atravessar a praça e abraçar essas pessoas e dizer que faria o que estivesse ao seu alcance para amenizar essa dor, foi incapaz de comportar-se como um adminstrador público num momento de crise.
    E quanto dizer que “inocentam” o governador, o gordo incrédulo está completamente enganado, porque os únicos que vão sofrer na pele são justamente os empregados do governador, ou seja, os bombeiros, os quais não tiveram sequer uma palavra do governador em suas defesas, exatamente ao contrário do senhor Schirmer.

  12. O presidente da FAMURS e seu séquito de prefeitos foram absolutamente ridículos,e patéticos subestimando a inteligencia dos Santa Marienses e a de seus próprios municípes, que nem sonham o que estão aprontando. Quanto as famílias enlutadas, este é o último tipo de solidariedade que precisam e estão sendo duramente testados nesta sequência de omissão dos que deveriam nos defender SOBRETUDO.

  13. Omissão pela falta de sindicância é a critica administrativa.
    A falta de sensibilidade e proximidade com vitimas é a critica ao ser humano.

  14. Quem fez isso são exatamente aqueles que não tem nada a oferecer a sociedade. Omissos todos. Omissos em suas cidades omissos com seus eleitores. Perguntem a esses se fizeram um plebiscito informal em suas cidades, alguma enquete sobre o que pensam os cidadãos. Coloquem todas as evidencias levantadas pelo inquerito policial, as declarações, as testemunhas, as gravações dos vereadores falando em blindar o prefeito. Mostrem a omissão de toda a cadeia administrativa… e depois doutos senhores representantes de nada a não ser os seus próprios pescoços, tenham coragem de fazer o desagravo. Tenham certeza todos que esses são aqueles que defendem o corporativismo e não a população.

  15. O Sr. Prefeito pode ser um administrador para seu Município, o que lhe faltou foi coragem para auxiliar os familiares de bater no peito e falar:. vou fazer o meu papel de homem público, sem esquecer do lado humano e de pai. O que vimos foi um homem omisso,indiferente se escondendo atrás de sigla partidária.Ele poderia ter chamado o governador a senhora presidenta para dar auxilio para os necessitavam.

  16. “Continuam pensando que todo mundo tem o nível de idiotice deles. Nada diferente do patético..
    Abaixo do patético, Everton Maciel, eu arriscaria à dizer, o nível de idiotice, foi bem colocada…

  17. Nãoooo,culpa ele não tem,ele teve foi, OMISSÃO na hora de pedir uma sindicância(Procedimento,de caráter meramente investigatório,que destina-se a apurar a autoria ou a existência de irregularidade praticada no serviço público),ah!! e que há interesses(como diria o Brizola)políticos,com certeza existem….
    Quanto a quem entende “um pouco de justiça”,não sei,mas quem “entende um pouco de direito”,sabe que o mínimo que ele tinha que ter feito,era uma sindicância,( e não venha dizer,que ele não podia,pois o investigado não seria ele, e sim a Secretaria e o Secretário responsável pela liberação do Alvará)mas não como a CPI (que não podia dar em NADA)daí sim,seria fácil VER que não existia nada que ligasse à tragédia,PONTO FINAL,o resto,é só conversa pra boi dormir.

  18. Até o MP é contra o prefeito e/ou prefeitura, tirando – lhe a única chance de resgate do crédito e respeito públicos , que seria por intermédio de responsabilizaçao por improbidade administrativa. Pena para Santa Maria, não exergarem o óbvio e continuar a procurar na luz, algo que se perdeu na escuridão do 27 de janeiro.

  19. Triste, muito triste, independente de absolvição ou condenação. A forma como esta tragédia foi e está sendo tratada pelas autoridades e governantes é de tamanhã incoerência com a catástrofe que ocorreu que está a se perder a confiança no Estado Democrático de Direito!

  20. O prefeitos defendem o seu igual, pois eles tambem devem ter situações parecidas nos seus municípios e gostaram do que aconteceu, pois a qualquer hora podemos ter outra Kiss.
    Iguais protegendo iguais, normal.

  21. Li, ninguém falou em nome de população aqui, nem em teu nome, mas saiba que alguns acham que o prefeito TEM responsabilidades e por sua falta de ação merece ser investigado. Tem inúmeros elementos que deveriam ser investigados, coisas erradas e NINGUÉM foi chamado para expleiçar e soeu sanção.
    Por isto EU acho Schirmer culpado. Os teus muitos, do teu entrono, podem ser do PMDB ou trabalhar na prefeitura como CC, seria bom avaliar bem o que TU chama de muitos… Eu nao falo em nome de ninguém, mas sei querem gente que comunga comigo e sao uns tantos.

  22. Estes mesmos “sábios” que condenam o Prefeito, inocentam doentiamente seu Governador Farso Genro, Chefe e Ídolo !!!!

  23. Lamento discordar dos que aqui escreveram, mas realmente não creio na culpa do prefeito na tragédia! Talvez não tenha a procuração de 250 mil Santa Maria para dizer isso, mas os que não concordam comigo também não têm essas procurações para dizer o oposto! E conheço muitos como eu que não acreditam na culpa dele e pensam que há interessados que estão usando o sofrimento das famílias para ganhos políticos! Para que entende um pouco de justiça, é fácil ver que não existe prova material que ligue o prefeito diretamente à tragédia.

  24. Santa Maria tem aproximadamente 250 mil habitantes.
    A menos que o sujeito tenha 250 mil procurações com firma reconhecida em cartório, afirmar que “a população”, “o povo” ou “a sociedade” pensam assim ou assado é pura retórica. Redundante, óbvio, mas não custa lembrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo