AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCinemaCulturaEducaçãoEleições 2014HistóriaPartidosPolíticaPrefeituraUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Esbórnia, Bisogno federal, ‘só’ 252 moções, legislativos Farrapos, Bretã, animação…

* Como não deve ser falta de coragem, sobram duas explicações para a esbórnia em que se transformou o centro, algo que se supunha apenas uma coisa escondida na memória.

Uma igreja, com direito a faixa nas sinaleiras, sábado. Apenas um dos atos esbornianos
Uma igreja, com direito a faixa nas sinaleiras, sábado. Apenas um dos atos esbornianos

* Uma é a mais pura incompetência, mesmo, para tratar do assunto – na medida em que se duvida de que o Executivo esteja de acordo com a esculhambação audível (os carros de som, agora, estão em todo lugar) e visível.

* A outra seria o desconhecimento do prefeito com o que está acontecendo, na medida em que, exceto o Palacete da SUCV, não se o tem visto mais caminhando pelo centro.

* Como o editor já perdeu as esperanças de uma solução, ao menos a Prefeitura poderia oficializar. Isto é, revogar os decretos que coibem a escullhambação. Assim, ela seria institucionalizada e ninguém mais reclamaria. Até a próxima eleição.

* Encontro do PDT, sábado, em Santa Maria, encaminhou discussões em torno de 2014. E, para além até da questão majoritária, os pedetistas debatem o pleito proporcional.

Papo entre Juliana e Bisogno: possível dobradinha para 2014? (foto Twitter da deputada)
Papo entre Juliana e Bisogno: possível dobradinha para 2014? (foto Twitter da deputada)

* Se encaminha, a menos que alguma coisa nova ocorra, e o que hoje é minoria se transforme em maioria interna, a candidatura própria dos pedetistas ao Palácio Piratini. E o deputado federal Vieira da Cunha seria o nome.

* Do ponto de vista local, há uma informação importante: Marcelo Bisogno, que teria boas chances à Assembleia, estaria se encaminhando para incerta candidatura a Câmara.

* O partido quer ampliar a bancada de deputados, hoje composta por sete estaduais e três federais. Aí é que entraria Bisogno, numa dobradinha com a já deputada Juliana Brizola.

* Aliás, ambos almoçaram sábado, no Restaurante Augusto e, imagina-se, possam estar tratando dessa possibilidade concreta.

* A direção estadual do PDT ainda tem um encontro regional (no sábado foi em Santa Maria) em outubro e, até novembro, pretende definir a posição partidária para 2014.

* Ressalve-se a boa intenção do vereador João Kaus, que apresentou projeto de resolução limitando a 12 o número máximo de moções de cada parlamentar santa-mariense.

* Teve o cuidado, Kaus, de enviar cópia de sua proposta. Mas, fazendo um levantamento rápido, temos uma média, hoje, de quatro moções por sessão, ou 400 por ano.  Ainda assim, cá entre nós, 252 moções é moção “pra mais de metro”.

* Isso, porém, nem é o pior. Poderia haver até mais. O problema é que há a percepção de que a Câmara não sobreviveria sem elas. Isso é o ruim, cá entre nós, e não quantas.

* Por falar em parlamento, essa semana é decididamente farrapa. Vale, por exemplo, para a Assembleia, que realiza sessão solene.

* Entre as ATIVIDADES do legislativo gaúcho, avulta em destaque o acontecimento previsto para as 2 da tarde de quarta, no Plenário do Memorial.

* Já em Santa Maria, não há sessão solene exatamente. Mas “externa”, por força de Decreto Legislativo de 2001. Este ano, será no CPF Piá do Sul, na terça, a partir das 3 da tarde.

* Haverá, neste ano, uma peculiaridade. Será exatamente neste dia que assume novo edil, o peemedebista Cezar Gehm. Ele toma posse na cadeira de Maria de Lourdes Castro.

* De todo modo, ninguém duvida: as manifestações, em sua maioria, serão focadas no evento farroupilha, mais até, quem sabe, na chegada do peemedebista que estreia no parlamento.

* O PMDB gaúcho, depois do Congresso Estadual, prepara as convenções municipais da sigla em todo o Rio Grande do Sul. Elas serão, de uma certa maneira, a largada para 2014.

* Em Santa Maria, há expectativa em torno de quem poderá ser o presidente. Já há quem imagine a possibilidade da continuação de Ricardo Bassi, embora isso seja improvável. Ele é considerado, por históricos do partido, “muito verde”.

* E há até quem o ache por demais ligado ao prefeito Cezar Schirmer, com quem trabalha, no Palacete da SUCV.

* Este, porém, é o principal trunfo a ser apresentado por quem desejar presidir o partido, depois da saída de Robson Zinn. Sim, quem vai decidir, meeeesmo, é Schirmer. O resto… é o resto.

luneta sedufsm* No dia 26, às 5 da tarde, a Sedufsm, faz o lançamento da revista “As aventuras do indiozinho Bretã” (confira na imagem ao lado).

* A obra (e o evento) tem a colaboração do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin) e da comunidade da Aldeia Três Soitas (na rua Pedro Santini, próximo à rodoviária de Santa Maria, onde moram famílias kaingang),

* Para a atividade, na própria aldeia, serão convocados representantes da UFSM, do movimento sindical, além de lideranças indígenas, do movimento social e autoridades.

* O Colégio Politécnico da UFSM completa em 2013 os 50 anos dos cursos Técnico em Agropecuária e Ensino Médio, que deram origem à atual estrutura.

* As festividades terão início nesta segunda, às 4 e meia da tarde, no Colégio Politécnico – com a inauguração do prédio F, cuja última etapa de obras foi finalizada.

* O espaço ganhou cerca de 15 novas salas de aula e administrativas. Na ocasião haverá homenagem a alunos e professores da primeira turma do Técnico em Agropecuária, formada em 1965.

* O Cineclube Lanterninha Aurélio exibe nesta segunda, o longa metragem “Kumo no Mokoe” (veja uma cena ali embaixo), produção de 2004, dirigido por Makoto Shinkai.

* Com o filme, que, entre outros prêmios, ganhou o de Melhor Animação no Festival de Mainichi (no Japão), segue o Ciclo Animações Japonesas- Reminiscências da Guerra, parceria do cineclube com o grupo Shin Anime Dreamers

* A exibição de “Kumo no Maloe” começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

luneta cesma

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Fiquei curioso sábado quando fui comer um galetinho no Auguto. Numa mesa estava a Juliana Brizola, noutra o Pompeo de Matos. Por que não sentaram à mesma mesa as duas lideranças?

  2. Fico impressionado com os encontros do PDT de Santa Maria.No sábado meio que as escondidas se reunem 5 a 6 pessoas na Câmara e decidem os candidatos como se de fato reunissem o partido. Para se ter uma idéia da quantia de partidarios presentes a reunião, quando, partiram da Câmera de vereadores para almoçar no Restaurante Augusto foram todos em um VAN.Que saudade dos bons tempos onde compareciam 1300 pessoas para votar numa eleição direta para presidente do partido.Prezado presidente vamos convocar os companheiros, ao menos os filiados, para participarem das reuniões, que por sinal não se vê falar se o partido se reune ou não. Antigamente nos reunia mos uma vez por mês, com data mar
    cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo