LUNETA ELETRÔNICA. Robinson e PDT, olha a LDO, segurança no trânsito, Pozzobom, “cães e gatos”…
* É da cota pessoal do prefeito Cezar Schirmer a escolha do ex-desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Carlos Alberto Robinson, para presidir o Instituto de Planejamento.
* No entanto, isso não significa deconhecer que Robinson é do PDT. Não apenas filiado, mas militante. Aliás, ele próprio não esconde (nem seria o caso) isso.
* Tanto que, nesta quarta, foi na condição de pedetista que visitou a Câmara, acompanhado pelo ex-vereador de São Sepé, Luiz Otávio Picada Gazen.
* No parlamento, ambos papearam, no que foi chamado de visita de cortesia, com o pedetista mais ilustre da cidade, justamente o presidente do parlamento, Marcelo Bisogno.
* O principal fato da semana, no Legislativo da comuna, acontece nesta sexta. É a audiência pública para divulger e discutir o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
* É uma chance para a comunidade poder interferir, de alguma maneira, nessa que é a fase que antecede o projeto do Orçamento para 2014. A audiência é promovida pela Comissão de Orçamento e inicia às 9 da manhã.
* Sim, tem sessão nesta quinta. Nem parece, porém, se você for conferir o Boletim Legislativo 50/2013, que traz a Ordem do Dia. Nela só constam dois requerimentos.
* Um é há dois projetos para votação. Um pede a inserção de um artigo publicado em jornal; outro é uma moção de congratulações. Desenhando: emoção, se houver, só mesmo nos pronunciamentos da tribuna.
* Olha só essa, que, por sinal, teve pouca divulgação: a partir das 7 da noite desta quinta, na Escola de Sargentos da BM, na rua Pinto Bandeira, acontece algo muito importante.
* No caso, é a Conferência Regional de Políticas de Segurança no Trânsito. Quem a promove é o gabinete do Vice-Governador,com apoio da Secretaria de Planejamento e do Conselho Regional de Desenvolvimento.
* Quer saber mais? Bueno, mais nada consta do convite enviado pelo Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, vinculado ao Gabinete do Vice-Governador.
* Na reunião da Comissão Especial para tratar da Mobilidade Urbana, ocorrida nesta quarta, na Assembleia, o deputado Jorge Pozzobom defendeu o amplo debate entre as três esferas do Poder Público. Isso se deve à Lei Federal 12.587.
* Ela estabelece que todos as comunas com mais de 20 mil habitantes tenham seus planos de mobilidade até 2015, e para isto precisará do acompanhamento do Estado e da União.
* “Um plano de mobilidade urbana estadual tem que ser obrigatoriamente debatido juntamente com os municípios por onde passam as BRs e as RSs. O que se vê hoje é uma grande ausência de comunicação entre União, Estado e municípios”, afirmou.
* Você conhece o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, o PRTB? Não te estressa. Nem o editor. Nem ninguém em Santa Maria, onde não há sequer um filiado.
* Mas nesta quinta à noite pode haver uma boa chance. O PRTB apresenta seu programa de 5 minutos no rádio e na TV. No primeiro a partir das 8 e na segunda às 9 e meia.
* O olhar diferenciado sobre bichos de estimação resulta na mostra Animais de Exposição “Cães e Gatos”, da artista plástica Taniah Tolfo.
* Os trabalhos dela, sequência a série sobre animais, iniciada em 2010, estão em exposição na Sala Eduardo Trevisan, no hall da Câmara. São 11 quadros e uma escultura, que podem ser vistos das 8 da manhã ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde, até o dia 17.
* Se você desejar mais informações e até agenda exposições, entra em contato com a Assessoria de Relações Públicas do parlamento da comuna.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.