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CIDADE. Proposta de orçamento para 2016 é apenas 4,5% maior que a deste ano. Câmara terá mais troco

Proposta de Orçamento assinada por Schirmer será agora analisada pelos vereadores
Proposta de Orçamento assinada por Schirmer será agora analisada pelos vereadores

É uma curiosidade. O orçamento do município de Santa Maria para 2016, cujo projeto foi enviado à Câmara nesta quarta-feira (e foi antecipado pelo jornal A Razão) é apenas 4,5% maior que o deste ano. Isto é, metade da inflação do período, o que significa uma redução real. Já o Legislativo, na proposta que os vereadores irão avaliar até o final do ano, foi contemplado com um aumento de 13,3% nos seus recursos, mais de 30% além da inflação anual.

Ah, os números. O orçamento total está prevendo receitas e despesas equivalents a R$ 648,2 milhões, contra R$ 620 milhões em 2015. Já a Câmara terá, disponíveis, R$ 20,720 milhões, contra R$ 18,280 milhões neste ano. Detalhes da proposta, inclusive o detalhamento por setor, chegam através da assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de André Campos (com Rodrigo Thiel) e foto de Luiz Otávio Prates. Acompanhe:

Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Orçamentária Anual nesta quarta-feira

O prefeito Cezar Schirmer assinou nesta terça-feira (27) e a Secretária de Finanças, Ana Beatriz Barros, encaminhou nesta quarta-feira (28) à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), exercício 2016. Por definição a LOA é uma lei anual, formal, única e impessoal, deve guardar compatibilidade com o PPA – Plano Plurianual 2014-2017 e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016. A LOA é a Lei de execução dos projetos do Governo, composta pela Receita Estimada e a Despesa Prevista para todo o Exercício de 2016.

O prefeito Cezar Schirmer destacou a elaboração do Orçamento Anual como princípio norteador do serviço público, constituinte da legalidade e do planejamento da gestão, onde se procura estabelecer objetivos e metas que deem materialidade ao objetivo e à coerência política da gestão administrativa no plano de capacidade financeira do município.

“O princípio administrativo atesta que a despesa pública deve ter aprovação legislativa, mas é o olhar e a sensibilidade do político, do gestor e dos parlamentares eleitos pelos cidadãos, que a democracia consolida como prerrogativa para se alcançar a distribuição equilibrada dos recursos sempre escassos e assim prover as ações administrativas e as expectativas da população” destaca o chefe do Executivo. 

Conforme dados apresentados em Audiência Pública, na última quinta-feira (22), no Centro Administrativo Municipal, a previsão da Receita Total é de R$ 648,2 milhões, sendo composta pelas seguintes: Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (IPASSP) (R$ 117.148.100,00), Receita Corrente (R$ 457.897.700,00), Receita de Capital (R$ 73.154.200,00), perfaz uma estimativa de Receita Total R$ 648.200.000,00.

As receitas próprias são compostas por IPTU – ISS – ITBI – TAXAS – Dívida Ativa, dentre outras; São Transferências Federais e Estaduais: ICMS – IPVA – FPM – IPI – ITR – FUNDEB – Salário Educação, dentre outras. As Receitas de Capital: Alienação de Ativos – Transferências da União para Investimentos, e as Operações de Crédito.

Por outro lado, a definição de Despesa é composta de Despesas Correntes (R$   506.003.000,00) – Pessoal, Telefone, Água, Luz, Transporte Escolar, Merenda, compra de medicamentos, combustíveis e todas despesas de manutenção dos serviços do Município, e as Despesas de Capital (R$   113.150.000,00) – Obras, compra de equipamentos e veículos, Concessão de Empréstimo aos Agricultores e Amortização da Dívida – acrescente-se a destinação de Reserva de Contingência (R$     29.047.000,00) o que perfaz uma estimativa de Despesa Total em R$ 648.200.000,00.

A LOA exercício 2016 prevê como Despesa Por Unidade Gestora:

Legislativo R$ 20.720.000,00, IPASSP-SM  R$ 117.148.100,00, IPLAN-SM R$ 2.257.000,00, Executivo R$  528.794.900,00, Despesa Total R$ 648.200.000,00.

A Despesa por fonte de recurso prevê: Recursos Próprios      R$ 226.238.000,00; Recursos Vinculados   R$ 421.962.000,00 (Educação R$ 143.253.000,00, Saúde R$ 84.730.000,00, IPASSP R$ 117.148.100,00, Demais Recursos R$ 76.830.900,00). 

Órgão Valor R$
Câmara Municipal de Vereadores                  20.720.000,00               
Gabinete do Prefeito     5.773.000,00               
Procuradoria Geral do Município 2.750.000,00     
Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa 9.867.000,00
Secretaria de Finanças 15.078.800,00
Secretaria de Saúde 84.730.010,00
Secretaria da Educação 143.353.350,00
Secretaria da Cultura 3.098.000,00
Secretaria de Esporte e Lazer 12.411.300,00
Secretaria de Desenvolvimento Rural 4.164.000,00
Secretaria de Turismo 2.929.000,00
Secretaria Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projeto Estratégico 1.357.500,00
Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços 48.450.600,00
Secretaria de Mobilidade Urbana 13.509.000,00
Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária 33.088.500,00
Secretaria de Desenvolvimento Social 8.182.000,00
Secretaria de Meio Ambiente 22.906.840,00
Secretaria Extraordinária de Ação Comunitária e Cidadania 1.200.000,00
   
Secretaria de Desenvolvimento Urbano 7.933.000,00
IPASP – Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores municipais – Previdência 110.766.000,00
IPASP – Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores municipais – Saúde 16.362.100,00
Instituto de Planejamento de Santa Maria 2.257.000,00
Encargos Gerais do Município 73.152.000,00
Secretaria Extraordinária de Comunicação e Programação Institucional 3.812.000,00
Secretaria Extraordinária de Coordenação do Desenvolvimento Institucional 350.000,00
Total Geral 648.200.000,00

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Um Comentário

  1. Arredondando, pelo que está escrito aí, são 4,55%.
    Crescer mais que a inflação seria o ideal, mas o ideal não existe. Alás, parênteses, causa da minha maior discordância com os colunistas do blog, além do "simbólico", do "conversando tudo se resolve", entre outros. O mundo não é tão "fofo" assim.
    Orçamento subiu este tanto, de onde sai o aumento da receita? Ou vem mais dinheiro emprestado?
    Crescimento do PIB deve ser negativo ano que vem, na hipótese mais otimista encolhe 1%. Taxas têm fim específico (ao menos na teoria), ISS deve encolher, vendas de imóveis idem (ITBI), FPM, etc. Despesas sobem, mais ou menos acompanham a inflação. Salários, luz, gasolina (transporte), merenda. Como é que fecha a conta?

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