DestaqueEconomia

FEICOOP. Expositores comemoram a volta da feira presencial. Exposição segue até domingo (10)

Feira ocorre no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter

Rute Greff de Lima foi uma das primeiras expositoras a montar seu espaço na Feicoop. Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro / Assessor de imprensa da 27ª Feicoop

A manhã desta sexta-feira (8) foi de intenso trabalho no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, onde acontece a programação presencial da 27ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). A comercialização inicia às 13h.

O dia começou com uma reunião entre os grupos de Economia Solidária e lideranças da Prefeitura de Santa Maria. O objetivo foi, principalmente, orientar os expositores sobre os protocolos de prevenção ao covid-19. É sempre bom reforçar: a pandemia ainda não terminou.

Quem visitar a feira, a partir da tarde desta sexta, encontrará uma Feicoop menor que em anos anteriores. Apenas expositores gaúchos participam desta edição.

Porém, o número menor de atrações não tirou o entusiasmo dos grupos de Economia Solidária com o retorno presencial da Feicoop. Ano passado, devido ao covid-19, foi realizada apenas uma edição especial on-line do evento.

“Espero que seja uma feira maravilhosa e que o público venha com segurança”, afirma a artesã Rute Greff de Lima, explica da Artes Arteiras, de Santa Maria.

Rute apresenta diversas peças de artesanato feitas com a técnica japonesa amigurumi, a partir de tricô e crochê.

Quem também está com uma boa expectativa é a artesã Lise Brasil, da Recicle Arte, de Santa Maria. Ele apresenta inúmeros produtos feitos a partir de material reciclado, como, por exemplo, embalagens de rações que foram transformadas em sacolas.

“Minha expectativa é mostrar bastante nossos produtos. É bom podemos voltar a expor”, relata Lise.

A Feicoop também irá oferecer uma ampla variedade de alimentos. É o caso de Ivonete Bandeira com a Petit Desidratados.

“Viemos para mostrar nossa variedade de produtos e a força da Economia Solidária”, disse Ivonete.

A 27ª Feicoop segue até domingo (10). Confira a programação on-line e presencial.

Horários de comercialização da 27ª Feicoop
Sexta-feira (8) – 13h às 17h
Sábado (9) – 7h às 17h
Domingo (10) – 8h às 17h

Visitantes
É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.

Quem não tiver a carteira de vacinação em mãos pode baixar o aplicativo Conecte Sus que emite o comprovante de vacinação no smartphone. O aplicativo está disponível para usuários Android, via Play Store, e iOS, na App Store.

Nos pavilhões da Feicoop será disponibilizado álcool em gel. Não será permitido o consumo de bebidas e alimentos fora da Praça de Alimentação.

Comércio justo e consumo ético e solidário
A feira diferencia-se pela realização de práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e atividades de formação e interação. Não há consumo de cigarros e bebidas alcoólicas (vinhos e cervejas artesanais vendidos na Feira não devem ser consumidos no local) e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade (são disponibilizados bebedouros com água filtrada nos pavilhões da feira).

Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

A Feira
A 27ª Feicoop é promovida pela Arquidiocese de Santa Maria via Banco da Esperança – Ação Social, Projeto Esperança/Cooesperança, Rede Esperança; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Rio Grande do Sul, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT/RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB), entre outros. O patrocínio é do Ministério da Cidadania e Sicredi Região Central/RS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo