PREÇOS. Erva-mate e a cerveja, os vilões da inflação de 0,29% registrada no mês passado em Santa Maria
Sim, a erva-mate. Produto único e, portanto, sem possibilidade de substituição, o vivente só tem um jeito: comprar. Ou não. Se encarar a primeira hipótese, que é a mais natural, vai encarar um baita de um aumento. A ponto de, em Santa Maria, virar um dos vilões do aumento médio dos preços no mês passado, como aponta o Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria.
Mas não é só ela. Também a cerveja (justo agora, que começa a esquentar) e o dólor alto são em parte responsabilizados no trabalho realizado pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra – responsável pelo levantamento do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM).
Na ilustração acima você tem os dados todos, mas é importante dizer que o grupo Alimentação (são nove, no total, com cerca de mil itens em bens e serviços com preço apurado) foi o que mais contribuiu para a majoração do índice em agosto (0,29%) e que, em 2013, nos primeiros oito meses, já chega a 3,34%. Computados os últimos 12 meses e, portanto, anualizando a inflação, temos um aumento médio de preços na casa dos 6,71% – como o sítio ANTECIPOU no início da noite desta segunda.
O Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria tem a coordenação geral do professor Mateus Sangoi Frozza, com a coordenação de estatística de Valduino Estefanel e a análise econômica de Taize de Andrade Machado Lopes e Rafael Pentiado, todos do curso de Economia da Unifra.
AH, PARA CONFERIR O ICVSM EM DETALHES, BASTA CLICAR AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.