Arquivo

Cem dias. Yeda Crusius fará balanço. E anuncia início da segunda fase do seu governo

Não sei você, mas este jornalista não vê motivos para comemoração, nos momentos iniciais do governo de Yeda Crusius, do PSDB. E, atenção, não estou condenando nem julgando. Afinal, segundo se diz, a situação estava pra lá de complicada, com o troco inexistente e condições políticas desfavoráveis – inclusive com ranços e dificuldades evidentes na própria base de apoio da governadora. Que, ressalte-se, tem maioria numérica na Assembléia Legislativa.

 

Mas há quem veja motivo para festejos. A própria Yeda, em material distribuído por sua assessoria (confira, no final do texto, a sugestão de leitura), ressalta que a primeira fase do governo, esses 100 dias, foi marcada pela necessidade (e a realização) de cortes de custeio. E que a segunda, a ser anunciada no dia 10, terça-feira, será a da redução de despesas  através de processos de gestão.

 

Tem uma coisa que a governadora disse, porém, que me permito desconfiar. Ela falou que o corte de custeio (faltando material básico para escolas, por exemplo), aconteceu “com diálogo interno”. Gente! Essa conversa pode ter ocorrido, e não duvido disso, mas com certeza não chegou a todo mundo.

 

Ou os protestos feitos em Porto Alegre, que a mídia grandona meio que escamoteou, ou minimizou, em relação ao atraso de parte dos salários não significaram nada? E a busca, refugada no Supremo, na Justiça, do pagamento dos salários em dia foi o quê? Mmmmm…

 

Em todo caso, a governadora pode contabilizar, e faz isso, resultados que ela considera importantes nesse momento. Inclusive o regime de caixa: gastar o que foi arrecadado, apenas. Se bem que o governo se utilizou do chamado Caixa Único – prática pra lá de criticada ao tempo do governo Germano Rigotto, do PMDB. E, antes, de Olívio Dutra, do PT. Mas, enfim.

 

O certo é que não se pode dizer, em pouco mais de três meses, como está um governo. Na prática, ele sequer começou. Ou alguém entende diferente?

 

SUGESTÃO DE LEITURAleia aqui a reportagem “Yeda presta contas de cem dias de governo na terça”, distribuída pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo