BALADA SEGURA. Operação do Governo do Estado, com a presença da prefeitura, é lançada nesta quarta

Interessante. No material da assessoria de imprensa do líder do governo, Valdeci Oliveira, trata-se de uma “iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais.” Já no material da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “o programa é uma parceria entre a prefeitura, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).”

Objetivamente, é um trabalho iniciado pelo Governo do Estado, sim. Mas sem a participação das prefeituras ele seria bem mais complicado, no mínimo. Isso é fato. O resto… Bem, o que interessa, meeeesmo, é que a Operação Balada Segura, que é uma boa, vai acontecer em Santa Maria também.

Do que se trata? Disso também cuidam os dois textos que você lerá a seguir, os citados acima. A foto, esta sim não há dúvida alguma, é de Claudio Fachel, do Palácio Piratini. Acompanhe:

BALADA SEGURA. Operação do Governo do Estado, com a presença da prefeitura, é lançada nesta quarta - balada-segura

Ação da Balada Segura na av. Plinio Brasil Milano, na capital. Agora, aqui em Santa Maria

Santa Maria começa a participar da Balada Segura

A operação Balada Segura chega a Santa Maria a partir desta quarta-feira (02). Governo do Estado e Prefeitura assinam o convênio para implantar o programa na cidade. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste basicamente em barreiras de fiscalização e educação que combatem a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), o programa vai além da fiscalização. “Não é só uma blitz para assoprar o bafômetro e conferir os documentos do motorista e do veículo. É uma forma de conscientização e de mostrar para a população que o Estado está presente na vida dos gaúchos, cumprindo seu papel de agente de transformação”, comenta.

Números

A frota de Santa Maria é hoje de mais de 130 mil veículos, ou aproximadamente 17 % da frota de Porto Alegre (mais de 761 mil veículos). O índice de fatalidade do município é de 14,86 vítimas por 100 mil habitantes – quase o dobro do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes. Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), esses dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 49 veículos automotores por 100 habitantes, não muito abaixo do de Porto Alegre, é de 53,9.

A ação

Segundo o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, a operação pode ser considerada uma política pública. “A princípio a ação era focada exclusivamente no público jovem frequentador de festas, mas hoje a Balada Segura abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito”, comenta.

Santa Maria torna-se o 14° município a integrar a rede Balada Segura. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 2011, a operação já acontece em outros municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada e Santana do Livramento. A meta do Detran/RS é integrar mais nove municípios à rede da Balada Segura até o final do ano.” (Por Tiago Dias)

 “Operação Balada Segura: prefeito assina convênio, nesta quarta, para implantação do programa em Santa Maria

Após ser apresentada aos santa-marienses, há cerca de um mês, a Operação Balada Segura será lançada oficialmente na cidade. Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer assinará o convênio, junto ao Governo do Estado, para a implantação do programa no município, nesta quarta-feira (2), às 17h30, no Prédio João Fontoura Borges. “Santa Maria é uma cidade jovem e vibrante e, por isso, temos que ter um cuidado redobrado. Este programa vai, com certeza, deixar o trânsito da nossa cidade mais seguro”, comentou o chefe do Executivo.

Em seguida, após a assinatura do convênio, será a estreia da blitz de fiscalização no município. O programa é uma parceria entre a prefeitura, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).” (Por Luiz Otávio Prates)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *