CidadaniaEstado

BALADA SEGURA. Operação do Governo do Estado, com a presença da prefeitura, é lançada nesta quarta

Interessante. No material da assessoria de imprensa do líder do governo, Valdeci Oliveira, trata-se de uma “iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais.” Já no material da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, “o programa é uma parceria entre a prefeitura, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).”

Objetivamente, é um trabalho iniciado pelo Governo do Estado, sim. Mas sem a participação das prefeituras ele seria bem mais complicado, no mínimo. Isso é fato. O resto… Bem, o que interessa, meeeesmo, é que a Operação Balada Segura, que é uma boa, vai acontecer em Santa Maria também.

Do que se trata? Disso também cuidam os dois textos que você lerá a seguir, os citados acima. A foto, esta sim não há dúvida alguma, é de Claudio Fachel, do Palácio Piratini. Acompanhe:

Ação da Balada Segura na av. Plinio Brasil Milano, na capital. Agora, aqui em Santa Maria
Ação da Balada Segura na av. Plinio Brasil Milano, na capital. Agora, aqui em Santa Maria

Santa Maria começa a participar da Balada Segura

A operação Balada Segura chega a Santa Maria a partir desta quarta-feira (02). Governo do Estado e Prefeitura assinam o convênio para implantar o programa na cidade. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste basicamente em barreiras de fiscalização e educação que combatem a condução de veículos por motoristas alcoolizados.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), o programa vai além da fiscalização. “Não é só uma blitz para assoprar o bafômetro e conferir os documentos do motorista e do veículo. É uma forma de conscientização e de mostrar para a população que o Estado está presente na vida dos gaúchos, cumprindo seu papel de agente de transformação”, comenta.

Números

A frota de Santa Maria é hoje de mais de 130 mil veículos, ou aproximadamente 17 % da frota de Porto Alegre (mais de 761 mil veículos). O índice de fatalidade do município é de 14,86 vítimas por 100 mil habitantes – quase o dobro do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes. Segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), esses dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 49 veículos automotores por 100 habitantes, não muito abaixo do de Porto Alegre, é de 53,9.

A ação

Segundo o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, a operação pode ser considerada uma política pública. “A princípio a ação era focada exclusivamente no público jovem frequentador de festas, mas hoje a Balada Segura abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito”, comenta.

Santa Maria torna-se o 14° município a integrar a rede Balada Segura. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 2011, a operação já acontece em outros municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada e Santana do Livramento. A meta do Detran/RS é integrar mais nove municípios à rede da Balada Segura até o final do ano.” (Por Tiago Dias)

 “Operação Balada Segura: prefeito assina convênio, nesta quarta, para implantação do programa em Santa Maria

Após ser apresentada aos santa-marienses, há cerca de um mês, a Operação Balada Segura será lançada oficialmente na cidade. Isso porque, o prefeito Cezar Schirmer assinará o convênio, junto ao Governo do Estado, para a implantação do programa no município, nesta quarta-feira (2), às 17h30, no Prédio João Fontoura Borges. “Santa Maria é uma cidade jovem e vibrante e, por isso, temos que ter um cuidado redobrado. Este programa vai, com certeza, deixar o trânsito da nossa cidade mais seguro”, comentou o chefe do Executivo.

Em seguida, após a assinatura do convênio, será a estreia da blitz de fiscalização no município. O programa é uma parceria entre a prefeitura, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).” (Por Luiz Otávio Prates)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo