CÂMARA. Vereadores dedicam sessão para lembrar Lourenço Rebellatto e homenagear os professores
Foram, não há dúvida, os principais temas tratados pelos vereadores da comuna, na sessão ordinária desta terça-feira, no Palacete da Vale Machado. De um lado, a lembrança de Lourenço Rebellato, ex-parlamentar e ativo servidor público em pelo menos três governos municipais, como secretário, e que morreu na manhã de domingo.
Justa lembrança, aliás, a alguém que foi advogado e, também, professor. E esta profissão, cuja data foi festejada nesse 15 de outubro, foi o outro tema a dominar as manifestações dos edis. A seguir, um trecho das manifestações sobre um e outro tema. E, lá no final, o linque para que seja possível conferir tudo o que aconteceu no parlamento municipal. O texto tem a assinatura de Clarissa Lovatto Barros e Ana Bittencourt. A foto é de Cristian Cunha. Acompanhe:
“…Marcelo Zappe Bisogno (PDT) destacou a data em que se comemora o Dia do Professor, cumprimentando os parlamentares que atuam ou atuaram na área. Rememorou a trajetória de Leonel Brizola na área da Educação, como pagamento de salários, construção de escolas e valorização dos professores. Bisogno destacou a criação do Centro Integrado de Educação Pública, os CIEPS, escolas em tempo integral implantadas durante o governo de Brizola… …Sergio Cechin (liderança PP) prestou homenagem à memória de Lourenço Rebellatto, vereador emérito da Câmara de Vereadores, destacando sua trajetória na política e educação. Falecido no último domingo, Lourenço Rebellatto teve seu legado registrado através do pronunciamento de Sérgio Cechin, que enalteceu sua postura e conduta ética. O vereador lembrou que Rebellatto foi responsável pela construção de inúmeras escolas no município de Santa Maria. Destacou também a atuação de Lourenço Rebellatto como advogado, que inúmeras vezes desprendeu-se de honorários para atender quem lhe procurasse. Por fim, o vereador Sérgio Cechin, enfatizou que a homenagem ao vereador emérito se dá em nome do Partido Progressista, do Diretório e dos demais vereadores…
…Manoel Badke (DEM) … Em comunicação de liderança, saudou os professores de todas as esferas, pelo seu dia. Fez referência à professora Herta Fernandes, sua primeira mestra, em escola no interior de Camobi…
…Dra. Deili (PTB) fez referência ao dia do professor, parabenizando aos profissionais que atuam em prol da educação. A vereadora discorreu sobre a origem da data e sobre os problemas atuais enfrentados pela categoria. A vereadora também comentou sobre os avanços na área digital aliados ao ensino e aprendizagem, afirmando que os valores sólidos não podem deixar de ser ensinados, frente aos avanços tecnológicos. Também comentou que a jornada dos professores é extensa, visto que inúmeras vezes precisam complementar o trabalho em casa, a partir da correção de provas e trabalhos. Discorreu sobre programa da prefeitura municipal que vai contar com o gerenciamento de escolas, como cadastro online de alunos e familiares, professores, disciplinas e horários de aula. Comentou que outros setores das escolas também passarão por informatização, como bibliotecas e almoxarifados. Destacou avanços significativos na área da saúde, a partir da informatização.
Marta Zanella (PMDB) homenageou o vereador emérito Lourenço Rebellatto, através de pronciamento realizado em 15 de outubro de 1979. A vereadora fez a leitura do discurso de Rebellatto, texto que enalteceu o ofício de ensinar. Por fim, a vereadora se declarou inspirada pela homenagem singela de Lourenço Rebellatto, prestando sua reverência à data…”
PARA LER A ÍNTEGRA DA COBERTURA DA SESSÃO, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.