IgrejaInfância

CATÓLICOS. Pastoral pretende dobrar o número de crianças pobres atendidas na região. Hoje são 3,5 mil

Para conhecer mais sobre o trabalho da Pastoral da Criança da arquidiocese católica de Sana Maria, e que tem quase 400 líderes comunitários atuando em pelo menos 165 locais, confira o material do jornalista Maiquel Rosauro, que faz um trabalho voluntário para divulgar essas ações. A seguir:

Meta da Pastoral da Criança é atender 50% das crianças pobres da região

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Santa Maria tem como objetivo ampliar a quantidade de acompanhamentos. A meta é atender 50% das crianças pobres de zero a seis anos da região. Hoje, são atendidos 3.458 pequenos, em 20 municípios, o que corresponde a 22% da quantidade de crianças pobres na região Central do Rio Grande do Sul, conforme dados do Censo 2010.

A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre zero e seis anos de idade no ambiente familiar. 

O acompanhamento das crianças é realizado por voluntários, que são chamados de líderes. Estes são capacitados pela Pastoral da Criança. Na Arquidiocese de Santa Maria, há 382 líderes comunitários que atuam em 165 comunidades. 

Conforme o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, Sérgio Derli Menezes Helmuth, para alcançar a meta é preciso aumentar a quantidade de voluntários.

– Quando o Papa Francisco esteve no Brasil ele disse para irmos até os pobres. É isso que estamos tentando fazer – avalia Helmuth.

Os principais divulgadores dos trabalhos da Pastoral são os padres em suas paróquias. Porém, segundo o pároco de São Sepé, Gerson Gonçalves, muitas vezes é difícil conseguir voluntários.

– A Pastoral da Criança realiza um trabalho fundamental de acompanhamento de crianças pobres, em famílias que muitas vezes necessitam de auxílio. Algumas pessoas justificam que exercem diversas atividades e que não possuem tempo para o trabalho voluntário. Mas sempre nos esforçamos para encontrar pessoas que desejem ajudar no trabalho pastoral – avalia o padre.

Os líderes atuam na própria comunidade, normalmente, atendendo famílias as quais já conhecem. Eles recebem capacitação básica em saúde, nutrição, educação e cidadania. Geralmente, o curso de capacitação leva cerca de dois a três meses.

Qualquer pessoa pode fazer parte da Pastoral da Criança, independente de classe social, raça, cor, religião ou preferência político-partidária. Mais informações sobre a Pastoral da Criança podem ser obtidas no Centro Diocesano de Pastoral, Rua Professor Braga, 108, Centro de Santa Maria, e também pelos fones (55) 3028-3842 ou (55) 9978-7222.

Situação de Abrangência da Arquidiocese de Santa Maria – 2º Semestre 2013

Total de Crianças menores de seis anos pobres no Setor (Censo 2010) – 15.453

Crianças menores de seis anos acompanhadas pela Pastoral da Criança – 3.458

Percentual de crianças pobres acompanhados pela Pastoral da Criança – 22%

Ramos com Pastoral da Criança – 31

Municípios com Pastoral da Criança – 20 (74%)

Comunidades acompanhadas – 165

Líderes Comunitários atuantes – 382

Outros voluntários na comunidade – 317

Total de voluntários – 699

Média mensal de Famílias acompanhadas – 2.962

Média mensal de Gestantes acompanhadas – 249

Emissoras de Rádio com Programa Semanal ‘Viva a Vida’ – 14

Fonte: Pastoral da Criança – CNBB”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo