EducaçãoUFSM

CIÊNCIA/RS. Dois professores da UFSM estão entre os 14 distinguidos com o “Prêmio Pesquisador Gaúcho”

É uma honra e tanto para os que atuam em pesquisa na Universidade Federal de Santa Maria. O reconhecimento vem da Fundação de Amparao à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e será entregue nesta terça-feira. Quem são os pesquisadores e no que eles trabalham, além de outros detalhes, chegam através de material produzido pela assessoria de imprensa da UFSM. Acompanhe:

Docentes da UFSM serão homenageados com Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão entre os destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013 e serão agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho. A iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada ao governo do Estado, vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento que visam ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia será nesta terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h.

 O vice-reitor eleito da UFSM, Paulo Bayard Dias Gonçalves, será agraciado com o prêmio na área de Ciências Agrárias. Professor do Departamento de Clínica de Grandes Animais do Centro de Ciências Rurais (CCR), Bayard se diz honrado pelo reconhecimento a trabalhos como de produção e reprodução de bovinos e de modelos animais para pesquisas de doenças humanas. “Este prêmio não é unicamente meu, mas de uma equipe de professores e alunos do Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal”, afirma. Bayard é doutor em Fisiologia da Reprodução pela University of Illinois e pós-doutor pelo National Institutes of Health.

Já o professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Bernardo Baldisserotto foi considerado destaque pela Fapergs na área de Ciências Biológicas. “É uma grande hora ter sido indicado”, diz ele, que considera a premiação um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo do Laboratório de Fisiologia de Peixes (Lafipe) da UFSM, como a busca de novos anestésicos para peixes a base de plantas. Bernardo tem doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela USP e pós-doutorado pela Macmaster University, do Canadá.

Os nomes foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. Além dos destaques nas principais áreas do conhecimento, também haverá premiações em outras categorias (ver abaixo). O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo