DestaqueEconomia

TRABALHO. Sindicato da Alimentação festeja o ano com recuperação salarial para a categoria em SM

Todas as negociações até aqui, em 2023, garantiram ganho real, diz Sintical

Por Carmen R. A. Pereira (Com foto de Reprodução) / Do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação

“Um ano com recuperação salarial e vários avanços para os diferentes setores da categoria”. Assim, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região – SINTICAL, Valdemir Corrêa, resume os resultados das negociações coletivas, referentes aos setores com data-base em março – Coca-Cola Femsa e junho – Carnes, Frigorífico Silva e Alimentação Geral.

Com exceção do setor Cooperativas, que ainda está com negociações em aberto, todos os outros setores da base do Sindicato já firmaram acordo coletivo ou convenção coletiva do trabalho, garantindo ganho real e pisos salariais estabelecidos entre R$1.1772,00 e R$1.910,00, conforme o setor. Além disso, também foram mantidas conquistas como auxílio-escolar, quinquênio, adicional noturno, entre outras. As diferenças salarias retroativas a junho/23 serão pagas na folha de agosto/23.

Na avaliação de Corrêa, esse foi um ano de recuperação no processo de negociações em relação aos últimos três anos, ainda que o sindicato tenha evitado perdas no período pandêmico. “Durante a pandemia não tivemos ganhos, mas não tivemos perdas e mantivemos conquistas; agora é diferente, conseguimos ganho real e garantimos novas cláusulas econômicas, sociais e sindicais” salienta o presidente do sindicato.

Exemplos desses avanços estão no setor Coca-Cola Femsa, através do Programa de Participação nos Resultados, com valor mínimo fixo e variável estabelecido por metas, além da manutenção de cláusula de proteção às trabalhadoras vítimas de violência. Ainda neste setor, a obtenção de quatro dias por ano destinado à sindicalização da categoria.

Outros exemplos estão no Frigorífico Silva, com a garantia de uma cesta básica mensal, em produtos, assegurando o poder aquisitivo do benefício. Também no Frigorífico Silva e em todas as empresas que fazem parte da Alimentação Geral, a liberação dos trabalhadores(as) para participarem da Olimpíada da Alimentação, sem prejuízo salarial.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo