CongressoEleições 2014PartidosPolítica

DESERÇÕES. No Congresso, foram mais de 50. E, nas assembleias, vira casacas alcançam 15% do total

Nenhum partido ficou imune. Mas há os mais. E os menos prejudicados ou beneficiados
Nenhum partido ficou imune. Mas há os mais. E os menos prejudicados ou beneficiados

Terminou sábado o prazo para a filiação partidária dos que pretendem concorrer a algum cargo em 2014. O mesmo prazo também valeu para quem pretendia trocar de agremiação política. Mesmo que (se não for o caso de partido novo) o anterior reclamar na Justiça, o fato é que muita gente virou a casaca. No âmbito do Congresso, foram mais de 50.

E nas Assembleias Legislativas? O percentual de desertores foi ainda maior. Dos 1.059 deputados estaduais ou distritais, pelo menos 148 se bandearam para outros lados. Quem mais ganhou, tanto quanto em nível federal, foram os noviços PROS e Solidariedade. Mas também não podem se queixar o PMDB e o PSB. Se bem que, curiosamente, esse teve uma contabilidade negativa. Ao mesmo tempo em que foi o quarto que mais recebeu aliados também foi o primeiro no ranking dos perdedores.

Quem fez um levantamento bastante elucidativo foi o G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com seus afiliados em todo o País. Vale a pena acompanhar, a seguir

 “Ao menos 14% dos deputados estaduais trocam de partido

Ao menos 148 deputados estaduais e distritais, ou 14% dos 1.059 em exercício, mudaram de partido para disputar as eleições de 2014, segundo informações repassadas pelos partidos e assembleias legislativas nos estados e Distrito Federal. O levantamento foi feito por jornalistas doG1 em todos os estados do país.

O prazo para filiação terminou no sábado (5). A legislação estabelece que, para disputar as eleições, o candidato deve estar filiado pelo menos um ano antes do pleito. Os partidos têm até o dia 14 para entregar à Justiça Eleitoral a lista dos filiados.

A eleição de 2014 escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

As novas siglas criadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano, PROS e Solidariedade, foram as que mais receberam novos filiados entre os deputados estaduais. São 32 e 19 novos membros, respectivamente.

Os partidos que mais perderam integrantes nas assembleias foram o PSB (23 deputados) e o PSD (17). O primeiro recebeu 13 novos membros e o segundo, 4…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo