CidadaniaEducaçãoPrefeitura

EVENTO. Até sexta, Prefeitura promove curso que trata de “educação inclusiva”. Público-alvo são professores

Ainda que o foco seja Santa Maria, há participantes também de outras comunas da região. São mais de 700, segundo material da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura – que promove o Curso de Formação em Educação Exclusiva.

As discussões prosseguem até a próxima sexta-feira, mas a abertura se deu na manhã passada, com a presença de autoridades, inclusive o prefeito Cezar Schirmer. A propósito, e também com detalhes sobre o que foi tratado durante o dia, acompanhe a reportagem de Vera Jacques, com foto de João Alves. A seguir:

Schirmer: crianças incluídas tratadas com dignidade e respeito, nas escolas que as abrigam
Schirmer: crianças incluídas tratadas com dignidade e respeito, nas escolas que as abrigam

Mais de 700 professores e gestores participam, em Santa Maria, do XI Curso de Formação em Educação Inclusiva, até a próxima sexta (25)

Garantir ações efetivas para o acesso, permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola, sobretudo àqueles com algum tipo de deficiência, é um desafio constante para os professores e gestores das escolas municipais.  E, nesse sentido, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed) promove, a partir desta terça (22) até a próxima sexta (25), o 9º Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Nesta edição, o curso apresentará palestras, mesas redondas e workshops com o tema “O Currículo na Perspectiva da Educação Inclusiva: Cenários Atuais e Práticas Pedagógicas Integradas”.

A abertura oficial do evento foi na manhã desta terça, no Itaimbé Palace Hotel, com a participação de cerca de 750 educadores de Santa Maria e de municípios da Região. Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Cezar Schirmer; a secretária interina de Educação, Silvana Guerino; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Jocele kantorsky; a representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) , Simone Coradini; o coordenador da Educação Inclusiva da Smed, Arlei Peripolli; a coordenadora do Sindicato dos Professores Municipais, Marta Najar, entre outras autoridades.

Em sua fala de abertura, o prefeito Cezar Schirmer saudou a todos os professores presentes, que lotaram o salão de eventos do Hotel Itaimbé, e fez uma declaração de agradecimento pelo que tem percebido nas escolas que visita. “Tenho visitado as escolas do município e, em geral, me surpreendo e me encanto. Anos atrás, quando víamos alguém com alguma deficiência, víamos alguém escondido, excluído.  Agora, ao contrário, encontro crianças tratadas com carinho, amor, respeito e dignidade.”, elogiou Schirmer. O prefeito foi além, deu seu testemunho e reconhecimento em nome de milhares de pais santa-marienses e da região. “Trago meu agradecimento ao tratamento digno que é dispensado a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino”, ressaltou o chefe do Executivo.

Segundo dados da  Smed, no contexto de 20 mil alunos,  a Rede Municipal de Ensino atende  1.400 crianças inclusas, em classes regulares, desde a educação infantil até o ensino fundamental.  Todos têm algum tipo de deficiência ou transtorno, e fazem uso das 48 Salas de Recursos Multifuncionais.  Este cenário ratifica a importância do evento, que representa, segundo a secretária Silvana Guerino, uma grande ação na Educação.  “A gente está…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo