FERROVIA. Reiniciada mobilização pela Norte-Sul. Em dezembro, audiência pública ampliada em Santa Maria
Reunião na capital, hoje, definiu a retomada da mobilização local e regional em favor da Ferrovia Norte-Sul e, especialmente, que seu traçado inclua Santa Maria e a região. Mais que isso, também se acordou a ampliação do debate incluindo, por exemplo, a Fronteira Oeste gaúcha.
Para saber mais, inclusive da agenda de debates acordada, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Marcelo Bisogno. O texto é de Tiago Dias, com foto de Tiago Machado. A seguir:
“Ferrovia Norte-Sul volta a ser debatida em Santa Maria
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) esteve reunido, nesta quarta (30), na Assembleia Legisltativa, com o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Marcelo Bisogno (PDT) para tratar da continuidade das atividades do Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul. Valdeci e Bisogno são coordenadores do comitê. O deputado e o vereador agendaram a realização uma nova audiência pública, em Santa Maria, no dia 6 de dezembro com a participação das cidades da Fronteira Oeste, da Região das Missões e da Região Central.
“Os prefeitos da Fronteira Oeste e das Missões também estão mobilizados e o nosso objetivo é unir forças para garantir que o traçado da ferrovia contemple a ligação do Estado ao Mercosul”, disse Valdeci, que também é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia na Assembleia. “Vamos realizar uma audiência tão representativa como a de junho para mostrar o quanto as três regiões estão mobilizadas”, comentou Marcelo Bisogno.
Além dos prefeitos, vereadores e entidades empresariais destas regiões, serão convidados para o debate a direção do Porto de Rio Grande, representantes da empresa responsável pelo estudo técnico do traçado da ferrovia, membro da Valec Ferrovias, do Ministério dos Transportes, entre outras autoridades.
Agenda
No dia 8 de novembro, na Assembleia Legislativa, às 14h, está marcada uma audiência da Comissão de Assuntos Municipais e da Frente Parlamentar sobre o assunto. Dia 11 de novembro, às 9h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, ocorre a reunião preparatória do Comitê Regional, para a audiência de 6 de dezembro. No dia 22 de novembro, às 14h, em Cerro Largo, ocorre audiência pública para municípios da Fronteira Oeste. A Audiência pública em Santa Maria com cidades da Fronteira Oeste, da Região das Missões e da Região Central ocorre no dia 6 de dezembro, na Câmara de Vereadores.”
Mais do mesmo, marketing.
Mercosul? Este já era. Politicamente querem ligar o nada ao lugar nenhum.