EconomiaEducaçãoSanta Maria

INFLAÇÃO. A danada da erva-mate é a vilã e insiste em fazer o índice de preços aumentar em Santa Maria

Dá uma olhada nos diversos grupos em que se divide o ICV e seu peso no mês e no ano
Dá uma olhada nos diversos grupos em que se divide o ICV e seu peso no mês e no ano

Dentre os nove grupos em que se dividem os cerca de mil itens pesquisados para a elaboração do Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, dois – Alimentação e Habitação – respondem, em termos relativos, pela metade do total. Logo em seguida, o peso maior é do grupo Transporte. Aliás, os três correspondem a pouco mais de dois terços do total.

Vai daí porque determinados produtos que constam da relação desse trio, quando sobem muito (ou descem) de preço, sua influência é significativa. Tem sido o caso, incrivelmente, de um produto tipicamente gaúcho. A danada da erva-mate é, com certeza, a grande vilã, no caso da Alimentação, que foi, disparado, o conjunto de itens que mais representou no índice da inflação santa-mariense de setembro – em que os preços se elevaram 0,39% (como você leu mais cedo, AQUI).

O ICVSM também apontou um crescimento de preços da ordem de 3,74%, no acumulado dos nove primeiros meses do ano. Se for anualizada, computados portanto os últimos 12 meses, o índice alcança 6,48%.

Ó levantamento é feito pelo Laboratório de Pesquisas Econômicas do curso de Economia da Unifra. e tem como coordenador geral o professor Mateus Sangoi Frozza, com Valduino Estefanel na coordenação de estatística e também contando com os analistas econômicos Taize de Andrade Machado Lopes e Rafael Pentiado Poerschke.

A seguir, você confere um trecho do Boletim e tem a possibilidade, lá embaixo, de acessar o linque com a íntegra:

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria

(ICVSM) registrou alta de +0,39% no mês de setembro de 2013, frente aos 0,28% verificados no mês de agosto, no município de Santa Maria. No acumulado do ano o ICVSM já registra 3,74% e 6,48% nos últimos 12 meses.

Nesta edição, destaca-se o elevado preço da erva-mate, que deve continuar a impactar no orçamento dos santa-marienses, soma-se a isso a expectativa da alta gradual do IPI e das passagens intermunicipais. Saúde e cuidados pessoais tiveram alta verificada de +1,25%. Os produtos que mais subiram de preço foram: alicate de unha (+15,2%), os remédios moderadores de apetite (+14,4%), a armação de óculos (+13,6%), o creme bronzeador (+12,2%) e o preservativo masculino (+11,7%).

O grupo artigos de residência teve suba de +1,20%. Entre as suba destacam-se, aquisição de estante de sala (+14,2%), a aquisição de armário de cozinha (+9,9%), aquisição de computador (+7,1%) e aquisição de esteira elétrica (+6,9%). No próximo mês, este grupo deve sofrer impactos ainda mais significativos, em virtude da volta gradual do IPI (Imposto sobre produto industrializado), que virá a afetar o grupo artigos de residência a partir de outubro.

Os preços do grupo comunicação inverteram sua trajetória e voltaram a subir +1,16% em relação ao mês anterior. No grupo comunicação reduziram-se os preços do cartão de…”

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO ICVSM, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo