AssembleiaCâmara de VereadoresCampoCidadaniaEconomiaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúde

LUNETA ELETRÔNICA. Dia D de Marina, dois projetos, PSOL, Outubro, Pozzobom, Infância-Ação, interior…

* Nesta quinta, o Tribunal Superior Eleitoral define o destino do Rede Sustentabilidade, o partido que Marina Silva está criando para concorrer à Presidência da República.

* A tendência (segundo os indícios apurados pela mídia) é de recusa, enquanto a agremiação não se enquadrar nas regras. Com o que, o Rede só poderá disputar eleições a partir de 2016.

* Se isso ocorrer, para ser candidata, Marina terá que encontrar outro partido, já existente. Vários lhe ofereceram a legenda, inclusive o ex-comunista PPS. Ela aceitará?

* Dois projetos devem ser apreciados na sessão desta tarde, da Câmara de Vereadores, como consta do Boletim Legislativo 57/2013, que traz a Ordem do Dia. E ambos, com certeza, serão aprovados.

* Um, originalmente da vereadora Maria de Lourdes Castro, falecida, e subscrito por Marta Zanella, cria a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno.

* O outro é da Prefeitura. Revoga a Lei Municipal 4864/2005, que criou em Santa Maria a Farmácia Popular do Brasil. No mais, só o que haverá na Câmara, imagina-se, são os discursos.

* Um dos partidos já garantidos na disputa do próximo ano, e que poderá ter a gaúcha Luciana Genro como candidata a Presidente, é o PSOL.

* Se você quiser saber mais sobre o partido, é ele que ocupa cinco minutos no rádio e na televisão, na noite desta quinta-feira. No rádio a partir das 8 e na TV às 8 e meia.

Outubro Rosa levou luzes ao Palacete da Vale Machado, terça (foto Ana Bittencourt/AI.CV)
Outubro Rosa levou luzes ao Palacete da Vale Machado, terça (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

* Entre as instituições santa-marienses (e são muitas) que aderiram à campanha mundial Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, está a Câmara de Vereadores.

* E, na noite de terça, houve ato solene de acender das luzes, uma das marcas do mês. E que, inclusive, no caso de Santa Maria, foi instituído através de lei municipal em 2011 – autoria da então vereadora Maria de Lourdes Castro.

* Jorge Pozzobom protocolou na Comissão de Direitos Humanos  da Assembleia o pedido de audiência pública para tratar do caso da ativista gaúcha Ana Paula Alminhana Maciel.

* Atuante da ONG Greenpeace, que foi detida na Rússia após protesto no Oceano Ártico, Ana Paula foi presa juntamente com 29 pessoas de diversas nacionalidades no ultimo dia 18 de setembro e acabou sendo indiciada por pirataria.

* “Ocorre que as atividades do Greenpeace não se enquadram na como de crime de pirataria, por isso entendo que esta prisão preventiva é indevida”, afirmou.

* Conforme Pozzobom, a intenção ao propor a audiência é debater possíveis proposições a serem realizadas pelas entidades competentes.

* O deputado tucano também, nesta quartta, apresentou projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do RS a Expofeira Agropecuária de Santa Maria.

* Apesar do evento, que acontece anualmente, já constar no Calendário, Pozzobom quer garantir sua permanência por meio de lei, evitando que a feira possa ser deixada de lado por interesse político ou em detrimento de outros eventos.

* A propósito da Expofeira, a Prefeitura festeja o que considera o sucesso de um evento que aconteceu simultaneamente, no mesmo local: a 5ª Feira dos Distritos.

* Promovida pela prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural, a feira reuniu 40 produtores das principais agroindústrias do município, que aumentaram suas vendas em mais de 50%, e comercializaram, aproximadamente, R$ 120 mil.

* A Escola Estadual Dr. Antônio Xavier da Rocha  realiza nesta sexta Mostra de Trabalhos produzidos por alunos e professores e com a participação da comunidade escolar.

*  O objetivo é estimular os alunos a desenvolverem sua criatividade, linguagem oral, atenção e o raciocinio, a interpretar os direitos e deveres e a valorização, além de homenagear a escola pelos 52 anos, comemorados em 28 de outubro.

* A escola, localizada no bairro Itararé, foi construída em 1961 e, atualmente, conta com um corpo docente de 35 professores, 15 funcionários e 366 alunos.

* No sábado, às 2 e meia da tarde, a ONG Infância-Ação promoverá uma palestra no Auditório do CCSH (Antiga Reitoria da UFSM) para recrutar pessoas que tenham interesse em atuar como voluntárias nos projetos desenvolvidos pela organização.

* Na ocasião, serão apresentados os cinco projetos desenvolvidos pela ONG atualmente e, ao final da palestra, os interessados poderão se inscrever para atuarcomo voluntários.

* A ONG Infância-Ação é uma associação civil sem fins lucrativos ou econômicos, surgida em 2006, que tem por objetivo estimular crianças e adolescentes entre zero a 14 anos incompletos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade.

* Para tanto, desenvolve 5 projetos – Clubinho de Línguas, Fazendo Rir, Parceria Amor-Exigentinho, Saúde em Ação e Turma do Chiquinho.

* Eles englobam educação, lazer, meio-ambiente, saúde e cultura. Quem quiser saber mais, pode entrar em contato com o Núcleo de Comunicação da ONG, através do email

[email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo